O CN Enduro 2022 fechou em Valpaços as contas da temporada com a realização da derradeira jornada do campeonato. E foi na etapa final do calendário 2022 que Luís Oliveira regressou ao título absoluto na modalidade, recuperando uma coroa que tinha sido sua pela última vez em 2018.
O piloto de Belas partiu para Valpaços com 12 pontos de vantagem face a Diogo Ventura, mas foi só no final da prova deste fim-de-semana que este veria a sua coroação confirmada, ainda que não tivesse a pressão de vencer, bastando-lhe gerir ambas as jornadas desta última ronda para rumar ao título da disciplina.
Com três rondas pelas três especiais desenhadas para receber a caravana do O CN Enduro 2022 em Valpaços, Luís Oliveira foi o vencedor em seis dos nove confrontos contra o cronómetro e apenas por um momento Oliveira perdeu o comando da classificação geral quando Diogo Ventura venceu na segunda passagem pela ‘Cross-Test’. Luís Oliveira recuperou logo na especial seguinte, precisamente no início da derradeira volta da jornada.
Contas feitas no final do primeiro dia, Oliveira bateu Diogo Ventura com pouco mais de seis segundos de diferença, terminando Morgan Lesiardo em terceiro a mais de 36 segundos de Oliveira. O quarto seria Gonçalo Reis, na frente de Renato Silva.
No segundo dia de competição, Morgan Lesiardo foi mais eficaz nas especiais ao longo das três voltas e depois de uma ronda inaugural onde venceram Luis Oliveira e Diogo Ventura, o piloto italiano colocava-se como comandante da geral, posição que perdeu de seguida quando Oliveira venceu na segunda passagem pela ‘Extreme Test’, ataque ao qual Lesiardo respondeu prontamente para recuperar o comando na ‘Enduro Test’.
Luís Oliveira voltou a ser o piloto com mais vitórias em especiais, num total de 5, Morgan Lesiardo venceu três e Diogo Ventura foi o mais eficaz na luta contra o cronómetro em apenas 1 especial.
No final da disputa de Valepaços, foi Lesiardo o primeiro com pouco mais de três segundos de vantagem face a Luís Oliveira – que voltou a bater Diogo Ventura – e assim fechou em definitivo o duelo pela vitória no Campeonato Nacional de Enduro de 2022, colocando assim um ponto final na hegemonia que Ventura teve nos últimos anos na modalidade.
Diogo Ventura foi o terceiro no final deste derradeiro dia de nacional de enduro, terminando na frente de Renato Silva e Gonçalo Sobrosa.
Leia também: CN Enduro 2022 – Valpaços fecha temporada
Por classes Luis Oliveira venceu em ambos os dias na Elite 1, Diogo Ventura e Morgan Lesiardo dividiram o primeiro lugar em Elite 2, Frederico Rocha venceu ambos os dias na Open em termos absolutos e Open 1 para se sagrar campeão nacional na classe, sendo que em Open 2 foi Bruno Charrua o vencedor em ambos os dias de competição.
Na contabilidade dos Verdes, mais uma dupla vitória em termos absolutos e Verdes 1 para Fábio Costa, sendo que o vencedor em Verdes 2 no primeiro dia foi Nuno Pereira e no dia final a vitória foi para Filipe Silva. Em Verdes 3, o primeiro em ambos os dias foi Bruno Freitas.
Nos Veteranos duas vitórias mais para Manuel Moura, e Rita Vieira fez o mesmo nas Senhora, conquistando o seu primeiro Campeonato Nacional – ainda que já tivesse ganho anteriormente em formato troféu.
Fábio Costa foi igualmente o vencedor na Youth Cup e em Super Veteranos, Paulo Miranda foi o melhor no primeiro dia, mas no dia seguinte foi João Moreira o primeiro classificado.
Fechou assim da melhor forma a época do CN Enduro 2022, ficando desta forma definidos os primeiros campeões nacionais do ano desportivo das competições reguladas pela FMP – Federação de Motociclismo de Portugal.
Fonte: FMP