Luís Outeiro esteve em Fernão Joanes este fim-de-semana para ser o protagonista maior da Elite do CNMX 2022 – Campeonato Nacional de Motocross, ronda que decorreu em simultâneo com a visita do CE MX – Campeonato europeu MX a Portugal e ao Crossódromo das Lajes, junto à bonita cidade da Guarda.
Numa temporada marcada pelo domínio e invencibilidade de Paulo Alberto desde o seu arranque do ano, a ausência do piloto de Leiria deixou ‘porta aberta’ para outro nome subir ao palco da classe maior do CN MX 2022.
Com 1595 metros de perímetro, o traçado do Crossódromo Internacional das Lajes mostrou mais uma vez ser perfeito para acolher tanto o Nacional como o Europeu de Motocross, mostrando sempre excelente condições ao longo de todo o fim‑de‑semana, apesar do elevado número de sessões de treinos e corridas.
Luís Outeiro regressou às vitórias entre o pelotão da Elite, liderando desde o momento em que a grelha caiu até cruzar a bandeira de xadrez. O campeão nacional conseguiu não apenas vencer, como igualmente assumir o comando do campeonato, já que a ausência de Paulo Alberto deixou o anterior líder do campeonato à mercê dos adversários que o empurraram para a terceira posição da tabela das contas da competição.
Atrás de Outeiro, primeiro esteve Joel Costas durante as primeiras duas voltas, surgindo em segundo na terceira passagem pela meta Sandro Peixe, posição essa que não mais largou até ao final. Ficou a 17 segundos de Luís Outeiro e na frente de David Yague – o melhor das MX2 – que ocupou o degrau mais baixo do pódio depois de passar Joel Costas em definitivo na 14ª das 20 voltas realizadas.
A fechar os cinco primeiros terminou Luís Oliveira, o quarto nas primeiras nove voltas antes de ser passado por Yague, este em recuperação a caminho do degrau mais baixo do pódio.
Leia também: CNMX 2022 – Paulo Alberto continua invicto após Alqueidão
Entre os pilotos de MX1 o primeiro foi Sandro Peixe, que venceu a manga da classe e foi o segundo MX1 na corrida Elite, batendo Joel Costas e Hugo Santos, mais uma vez o melhor dos veteranos.
Luís Outeiro foi aqui apenas sexto, depois de uma primeira manga onde perdeu tempo e terminou bastante atrasado, na 18ª posição. Nas MX2 David Yague venceu ambas as mangas e terminou na frente de André Sérgio e Luis Oliveira. Fábio Costa foi o melhor nos Júnior.
Contas feitas aos campeonatos, Fábio Costa está na frente dos Juniores – que utilizam apenas motos com 125 cc e motor a dois-tempos – com três pontos de vantagem sobre Sandro Lobo e 39 para Martim Espinho.
Hugo Santos continua invicto entre os Veteranos face a Paulo Felicia, que tem 23 pontos de atraso e Firmino Salazar a 29.
Nas MX2 é igualmente Fábio Costa o comandante, com dois pontos de vantagem sobre Luis Oliveira e Sandro Lobo, que dividem a segunda posição.
Sandro Peixe assumiu o comando da MX1 com quatro pontos de margem face a Luís Outeiro e oito para Paulo Alberto e na Elite o primeiro é Luís Outeiro com sete pontos para Sandro Peixe e 11 para Paulo Alberto.
A próxima prova do campeonato será realizada no dia 12 de Junho em Águeda.