CNSM 2022 – Temporada do Supermoto com estreia em Fátima

A ronda de estreia do CNSM 2022 levou as quatro categorias do Supermoto até ao Funpark, o Kartódromo de Fátima.

O Kartódromo de Fátima foi o traçado escolhido para acolher a etapa de abertura do CNSM 2022 – Campeonato Nacional de Supermoto. O Funpark recebeu assim no passado fim-de-semana as quatro categorias que integram esta especialidade: Supermoto, Mini-Supermoto, Supermoto Feminino e Roda 12, naquela que  a primeira de cinco jornadas que compõem o calendário 2022 da disciplina.

Assistiu-se a muita animação na pista e na classe maior, com um pelotão composto por dezena e meia de pilotos, o vencedor da primeira corrida foi Sérgio Rego, que no final do primeiro confronto do ano bateu Nuno Rego e Eduardo Patrício.

O piloto da Husqvarna na segunda corrida repetiu a vitória, mas desta feita na frente de Sebastian Gil que, depois de ser quarto na corrida inaugural, entrou em posições de pódio ao bater Nuno Rego no duelo pelo segundo posto.

Nota ainda para a presença de André Pires aos comandos de uma AJP, ele que esteve em 2021 na Taça do Mundo MotoE e neste novo ano aposta em dar continuidade às participações no CN Supermoto, com a moto de Penafiel. Na primeira corrida foi sétimo e na segunda cruzou a linha de meta na sexta posição.

Nesta estreia do CNSM 2022 em Fátima, estiveram também os pilotos do Mini-Supermoto, com a vitória na primeira corrida a sorrir a Alberto Gonzalez, o melhor igualmente na Classe C, batendo João Alexandre, o vencedor na classe X e Nuno Rego Jr.

Na segunda corrida foi mesmo João Alexandre o primeiro na geral, com Alberto Gonzalez a ser desta feita o segundo na frente de Nuno Rego Jr que repetiu o pódio da corrida inicial.

Já na classe das Senhoras, a vitória em ambas as corridas foi para a Filipa Leite que bateu Rafaela Peixoto, a piloto da Rame Moto ali a trocar momentaneamente a sua Kawasaki do CNV Moto pela mais pequena Malcor para se estrear na disciplina e disputar o troféu feminino do nacional Supermoto.

 

Rafaela que explicou como foi a sua primeira experiência no Supermoto: “Foi para mim a primeira prova neste tipo de campeonato. Foi um dia positivo, logo no começo dos treinos livres tive problemas mecânicos e o que impediu de treinar, consegui apenas dar duas voltas, já nos treinos cronometrados os problemas foram se resolvendo e consegui qualificar em P2 para a corrida. Na corrida 1 tive sempre a disputar o 1.º lugar, mas infelizmente a 5/6 voltas do fim o meu pedal das mudanças partiu e tive de acabar a corrida sempre na mesma mudança, diminuindo imenso o ritmo mas mantendo sempre o 2.º lugar da classe feminina. Na corrida 2, uma corrida noturna, tive um mau arranque e fiquei umas 5 voltas atrás de um piloto quando o consegui passar, alcancei a pessoa que ia em 1.º da minha classe e mais uma vez via-me a disputar o 1.º lugar da minha classe, a umas voltas do fim quando ia ultrapassar uns pilotos mais atrasados acabei por me atrapalhar e perder assim o 1.º lugar. Foi uma corrida muito positiva, não tinha grande experiência com está mota, treinei apenas 4 vezes com a mesma e consegui subir ao segundo lugar do pódio mesmo com todas as dificuldades do dia. Obrigado a todos pelo apoio.”

Beatriz Patrício foi terceira na corrida de arranque de época do CNSM 2022 em Fátima, mas na seguinte seria Bruna Patrício no lugar mais baixo do pódio.

Na divisão masculina das roda 12 os três primeiros foram sempre os mesmos, com Fábio Lopes a levar a melhor sobre Tomás Silva e Vasco Camoesas, este também a trocar o CNV Moto pelo Supermoto em Domingo de arranque de campeonato.

A próxima prova do campeonato nacional Supermoto será realizada em Portimão, no dia 26 de Junho.

Classificações Finais

Supermoto – Corrida 1
1º Sérgio Rego – Husqvarna
2º Nuno Rego – GASGAS
3º Eduardo Patrício – TM Racing
4º Sebastian Gil – TM Racing
5º Filipe Marques – TM Racing
6º Luís Ferreira – KTM
7º André Pires – AJP
8º Helder Batista – KTM
9º Afonso Cruz – Husqvarna (1º Rookie e 1º Junior)
10º Ricardo Silva – Husqvarna
11º Daniel Rodrigues – Honda
12º Nelson Cruz – KTM
13º Rodrigo Ferreira – TM Racing
14º Carlos Vieira – TM Racing

Supermoto – Corrida 2
1º Sérgio Rego
2º Sebastian Gil
3º Nuno Rego
4º Eduardo Patrício
5º Filipe Marques
6º André Pires
7º Afonso Cruz
8º Helder Batista
9º Luís Ferreira
10º Daniel Rodrigues
11º Nelson Cruz
12º Rodrigo Ferreira
13º Carlos Vieira

Mini-Supermoto – Corrida 1
1º Alberto Gonzalez – BucciMoto (1º classe C)
2º João Alexandre – YCF (1º Classe X)
3º Nuno Rego “Jr” – KTM
4º Vasco Monteiro – YCF
5º Bruno Salreta – IMR
6º João Silva – YCF

Mini-Supermoto – Corrida 2
1º João Alexandre
2º Alberto Gonzalez
3º Nuno Rego “Jr”
4º Vasco Monteiro
5º Bruno Salreta
6º João Silva

R12 – Troféu Senhoras – Corrida 1
1ª Filipa Leite – YCF
2ª Rafaela Peixoto – Malcor
3ª Beatriz Patrício – Husqvarna
4ª Bruna Patrício – Tm Racing

R12 – Troféu Senhoras – Corrida 2
1ª Filipa Leite
2ª Rafaela Peixoto
3ª Bruna Patrício

R12 – Corrida 1
1º Fábio Lopes – Malcor
2º Tomás Silva – IMR
3º Vasco Camoesas – Malcor
4º Edgar Branco – Malcor
5º Fernando Santos – YCF
6º João Silva – YCF

R12 – Corrida 2
1º Fábio Lopes
2º Tomás Silva
3º Vasco Camoesas
4º Edgar Branco
5º Fernando Santos
6º Bruno Salreta
7º João Silva

Fonte: FMP