CNTT 2022 – Mário Patrão estreia-se na competição com uma moto elétrica

Mário Patrão vai estrear-se este fim-de-semana na Baja Oeste de Portugal aos comandos de uma KTM eléctrica.

Um dos mais consagrados pilotos nacionais da atualidade, Mário Patrão, vai estrear-se no CNTT 2022 com uma moto eléctrica. Será já este fim-de-semana na Baja Oeste de Portugal, prova que se realiza a partir de amanhã, dia 6, e estende-se até domingo, 8 de maio.

Mário Patrão, um dos pilotos portugueses que mais títulos conquistou e que é atualmente Campeão Europeu de Bajas e Campeão Nacional de Rally Raid, terá assim responsabilidade de iniciar um projeto piloto que aposta em trazer para a competição os veículos elétricos.

O piloto tem estado em articulação com a FMP -Federação de Motociclismo de Portugal para desenvolver um regulamento ajustado ao tipo de veículo que vai passar a utilizar em competição. Este ano será uma KTM Freeride E-XC, uma unidade com uma motorização eléctrica equivalente a um bloco de 125 cc de combustão interna.

O feedback de Mário Patrão sobre o desenrolar das cerca de 8 ou 10 provas que o piloto pretende fazer com esta eléctrica será crucial para a criação  regulamentar de uma classe de motos eléctricas dentro do CNTT. Por exemplo, Patrão referiu que já estão previstas neutralizações de 5 minutos para troca de baterias; que as motos eléctricas não podem ficar em parque fechado visto ser necessário carregarem as baterias durante a noite; que as motos podem ser transportadas de manhã por outros veículos para o início das etapas, entre muitos outros detalhes que o próprio terá oportunidade de aferir e articular com a FMP durante as próximas experiências de competição.

Ainda de acordo com Mário Patrão durante a conferência de imprensa de apresentação deste projeto, realizada esta tarde (05 de maio) na sede da Caixa Agrícola, a ideia seria correr com uma marca portuguesa que está presentemente a desenvolver um protótipo eléctrico para a competição. Contudo, pelo facto do modelo português ainda não possuir homologação, não foi possível trazer essa moto para o projeto. Assim que, para já, a opção será utilizar o modelo eléctrico da KTM.

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Esta será a primeira ocasião em Portugal que um piloto leva uma moto 100% elétrica para competir num evento federado e de âmbito internacional. Trata-se de uma aposta na sustentabilidade ambiental deste piloto na competição lusa, aliando-se assim à política de sustentabilidade ambiental defendida pelo seu patrocinador de longa data, a instituição bancária Crédito Agrícola.

“Este desafio surge devido à minha ligação ao Grupo Crédito Agrícola desde 2006. Quero colaborar empenhadamente numa política de sustentabilidade ambiental e acompanhar a estratégia do Crédito Agrícola na aposta em desportos verdes e ambientalmente positivos. Vou passar a competir com uma moto 100% elétrica, um projeto no qual seremos pioneiros. É um desafio ousado, exigente, mas que ao mesmo tempo é muito estimulante. Agradeço o apoio de todos os meus patrocinadores e a confiança em mim depositada e só posso prometer que darei o meu melhor como sempre tem acontecido ao longo de muitos anos”, referiu o piloto de Seia.

A Baja Oeste de Portugal 2022 onde Mário Patrão vai estrear-se com uma moto eléctrica tem a chancela da FMP – Federação de Motociclismo de Portugal e da Escuderia Castelo Branco, esta última com a responsabilidade de organizar toda a logística de competição daquela que é a quarta etapa do CNTT 2022 – Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, aberta a Motos, Quad e SSV, e automóveis, e integrada nas seguintes competições: FIM Bajas World Cup, Baja European Championship e Campeonato Nacional de Todo o Terreno Open. Começa esta sexta-feira e termina no domingo.

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