CNTT – Diogo Ventura surpreendeu no Raid TT Paraíso do Todo-o-Terreno em Góis

O CNTT prosseguiu a temporada com o Raid TT Paraíso do Todo-o-Terreno em Góis, e com Diogo Ventura a surpreender com vitória nas motos.

As pistas serranas e trilhos nos concelhos de Góis, Arganil e Pampilhosa da Serra foram o cenário perfeito para a segunda ronda do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (CNTT) sob a chancela da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP). O 31º Raid TT Paraíso do Todo-o-Terreno, que teve como entidade organizadora o experiente Góis Moto Clube, é sempre uma das provas mais entusiasmantes da temporada, e a verdade é que a vitória de Diogo Ventura (Beta) nas motos veio a comprovar que em Góis tudo pode acontecer.

Na classe Moto, acabou mesmo por ser Diogo Ventura e a sua Beta a surpreender o plantel recheado de grandes valores que integra a temporada 2024 do CNTT.

Nas motos travou-se uma luta extremamente aguerrida pela primeira posição e que envolveu nada menos do que quatro pilotos.

A Martim Ventura (Husqvarna), António Maio (Yamaha) e Bruno Santos (Husqvarna), os pilotos que subiram ao pódio na etapa inaugural, juntou-se o piloto da “casa” Diogo Ventura, anterior vencedor desta competição beirã que começou por ser o mais rápido no Prólogo com a sua Beta.

raid tt paraíso do todo-o-terrenoNo decorrer da SS1 passaram pelo comando do Raid TT Paraíso do Todo-o-Terreno os pilotos Bruno Santos, António Maio, tendo Diogo Ventura terminado o primeiro confronto do fim de semana na frente da classificação geral dispondo então de uma vantagem de 47 segundos para o campeão nacional Maio, 1m04s para Martim Ventura, e com Bruno Santos em 4º lugar a 1m30s, estando este também à “espreita” da sua oportunidade para se chegar mais acima na classificação.

Com a competição extremamente aberta, seria no segundo dia do Raid TT Paraíso do Todo-o-Terreno em Góis que todos estes pilotos decidiram quem seria o grande vencedor.

O derradeiro dia de prova, a SS2, com apenas 78 km cronometrados, voltou a ser muito animado na luta pelas primeiras posições. Diogo Ventura voltou a impor-se, mas uma penalização de um minuto deixou as duas primeiras posições separadas apenas por quatro segundos.

raid tt paraíso do todo-o-terrenoA luta por esse segundo lugar foi intensa com o campeão António Maio a ganhar a posição com uma escassa vantagem de 8s para Martim Ventura, sendo que o mais recente recruta da Husqvarna triunfou entre os Juniores.

Depois de na véspera ter estado na luta pela vitória, Bruno Santos não conseguiu no segundo dia imprimir igual andamento e terminou em 4º lugar.

Com Diogo Ventura a triunfar nas TT2 e Martim Ventura nas TT3, foi Bernardo Megre em Kawasaki no 5º lugar da geral quem venceu entre as TT1. Nas posições seguintes terminaram Micael Simão em GasGas, a que se juntou Diogo Ventura e António Maio no pódio das TT2.

Gonçalo Amaral, João Duarte, 7º e 8º, ambos em Honda, juntaram-se a Martim Ventura no pódio Júnior. Christophe Lajouanie em Sherco encerrou o Top 10 e conseguiu mais uma vitória entre os Veteranos. Frederico Rodrigues em Yamaha completou o leque de vencedores triunfando na classe Promoção.

Quad: Fábio Ferreira estreia-se a vencer

raid tt paraíso do todo-o-terrenoNa competição Quad impôs-se no Prólogo o campeão Luís Fernandes seguido de Rafael Carvalho ambos em Yamaha. No setor seletivo começou por liderar o jovem Tomás Paulo em Yamaha, que cedo ficou pelo caminho entregando a liderança a Fábio Ferreira em ATVracing, com este a consolidar a sua vantagem dispondo no final da etapa de 3m16s para Luís Fernandes.

Terceiro lugar para Tiago Santos em KTM com mais 42s que o campeão nacional. O ex-campeão nacional João Vale, que perdera muito tempo no prólogo onde terminou a empurrar o seu Can-Am, recuperou de forma significativa ao longo da SS1 e ascendeu ao 4º lugar. Ao invés Rodrigo Alves o jovem vencedor da prova de abertura teve uma queda e atrasou-se de forma significativa caindo para o 7º lugar.

No dia seguinte João Vale impôs-se na SS2 no seu Can-Am, mas as classificações não se alteraram. Fábio Ferreira limitou-se a gerir a vantagem conquistada na véspera e caminhou tranquilamente para a sua primeira vitória no CNTT entre os pilotos que competem nos Quad.

SSV: Pedro Santinho Mendes repete triunfo

Com um Prólogo muito enlameado, a corrida dos SSV no 31º Raid TT Paraíso do Todo-o-Terreno em Góis começou por colocar nas primeiras posições nomes menos habituais. Hélder Santos, Ricardo Lourenço e Vasco Martins foram os mais rápidos.

Apesar de ter registado apenas o 19º lugar no Prólogo, Pedro Santinho Mendes navegado por Duarte Santos voltou a demonstrar ser atualmente o piloto mais forte do pelotão assumindo a liderança da etapa desde os primeiros quilómetros, para terminar o dia com uma vantagem superior a 9 minutos para Pedro Grancha, com ex-campeão auto, o mais velho dos pilotos em competição, a destacar-se entre os Veteranos.

Nelson Caxias na fase inicial da etapa, Miguel Plácido e Pedro Grancha na fase final do dia, foram os pilotos que secundaram Pedro Santinho Mendes ao longo da SS1. No dia seguinte a dupla Luís Cidade/Pedro Mendonça foi a mais rápida na SS2 e ascendeu à segunda posição depois e Pedro Grancha ter desistido devido a uma saída de estrada.

Gerindo confortavelmente a vantagem de que dispunha para os seus adversários, Pedro Santinho Mendes venceu de forma folgada este Raid de Góis, terminando com uma diferença superior a 10 minutos para o 2º classificado. Ao pódio integralmente ocupado por veículos da Can-Am subiu ainda Vasco Martins.

Pedro Pinha também em Can-Am terminou em 4º lugar e triunfou entre os Veteranos. Tiago Guerreiro aos comandos de um Polaris Pro R encerrou o Top 5. De regresso às competições do CNTT, Mário Franco, navegado pelo seu primo Rui, em Yamaha YXZ 1000R, terminou na 6ª posição absoluta, tendo triunfado entre os SSV TT2 e foram também os vencedores da etapa inaugural da Taça Yamaha.

Na classe Stock dos SSV a vitória caiu para Arnaldo Monteiro na prova de estreia aos comandos de um Polaris Pro R. Tomás Antunes venceu entre os Juniores enquanto a Taça das Senhoras foi ganha pela dupla francesa Dorothee Ferreira/Noemie de Sousa.

O CNTT regressa para a sua terceira etapa com a realização do Raid TT Ferraria que se disputa de 26 a 28 de abril.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!