Ricardo Filipe é um homem da cidade do Porto e, com 41 anos, é pouco mais velho que a nossa Revista Motojornal, que teve a sua primeira edição em banca no ano de 1983. Quer vender a sua colecção particular de revistas Motojornal, que conta com cerca de 1100 números. Ou seja: considerando que na próxima sexta-feira teremos em banca a edição da Motojornal Nº 1528, então estarão a faltar “apenas e só” cerca de 400 números.
Este artigo nasce porque encontramos ontem o anúncio desta venda num dos muitos grupos de Facebook relacionados com o universo das duas e quatro rodas. Este em particular, por razões óbvias, suscitou-nos curiosidade pelo facto de estar anunciada a venda de uma colecção de revistas Motojornal composta nada menos por cerca de 1100 números!
Naturalmente quisemos saber o porquê do actual proprietário pretender vender a sua “estimada” colecção.
Ora, o vendedor Ricardo Filipe esteve à conversa connosco e diz-nos que cresceu a comprar a revista e que a nossa publicação sempre foi aquela que comprou, num hábito que manteve até 2007 ou 2008 – já não se recorda bem. O tempo foi passando, e as revistas foram sendo guardadas e consultadas esporadicamente em busca de informações pontuais. Isto porque, este portuense é um dos nomes conhecidos nas feiras de peças e motos clássicas na Exponor. É motociclista com várias motos e carros clássicos na garagem, que restaura ou recupera para devolver as estradas nacionais. Tem várias motos de utilização pessoal e entre as que utiliza a título douradoro (e que para já não vende facilmente) figuram uma Triumph Daytona e várias Harley-Davidson.
Mas voltando à questão inicial: Porque é que um entusiasta de veículos clássicos (motos e carros), que já tem várias dezenas de trabalhos de restauro e vendas concretizadas, quer vender a sua biblioteca Motojornal?
Ricardo Filipe responde: ” Simples. Falta de espaço. São vários caixotes grandes, com cerca de 1100 números. Eu comprei um automóvel clássico e estou mesmo a precisar daquele espaço para guardar o carro. Tenho pena, mas vai ter de ser…”.
Atualização: Esta coleção foi vendida enquanto finalizávamos este texto, em menos de 24 horas, por 500 euros, valor comentado no anúncio por vários internautas como estando abaixo do que na realidade valeria este “achado editorial”.
Nós aqui na Motojornal congratulamo-nos por esta venda e aproveitamos para mencionar que poderemos ajudar qualquer colecionador a completar a sua biblioteca de Revistas Motojornal, REV, ou ainda TREVL com eventuais números em falta. Para tal, basta solicitar-nos através de um e-mail para assinaturas@fast-lane.pt.
Veja ainda o nosso quiosque online das nossas mais recentes edições em fast-lane.pt.