As novidades regulamentares que estão a ser introduzidas no Mundial de Velocidade continuam a ser anunciadas pela Comissão de Grandes Prémios, no sentido de melhorar a competição, mas também de ir ao encontro das necessidades das equipas. Desta feita a CGP reuniu-se durante o Grande Prémios dos Países Baixos, tendo decidido sobre diversos temas que afetam as categorias Moto2 e Moto3.
A maior novidade será o limite imposto ao número de dias de testes privados. As equipas de Moto2 e Moto3 pediram à Comissão de Grandes Prémios que olhasse para este assunto devido ao maior stress causado pelo aumento do número de Grandes Prémios ao longo do ano.
Assim, ficou decidido que a partir de 2023 as equipas destas categorias terão menos dias de testes privados para realizar. Atualmente podem fazer sete dias de testes privados e a partir do próximo ano apenas terão direito a quatro dias. Adicionalmente, os pilotos “rookie” poderão testar, sem restrições, no espaço de tempo que começa no fim do último Grande Prémio da temporada e termina a 30 de novembro.
Específico para as Moto2 está a introdução de um sistema de concessões semelhante ao já aplicado em MotoGP há vários anos. As equipas da categoria intermédia que utilizem um quadro construído por um fabricante que nos últimos dois anos não tenha conseguido seis pontos de concessão, terão três dias de testes oficiais durante a pré-temporada e sete dias de testes privados adicionais.
O sistema de pontos de concessão funciona da mesma forma que em MotoGP:
– 1º lugar: 3 pontos
– 2º lugar: 2 pontos
– 3º lugar: 1 ponto
As idades mínimas também sofrem uma atualização por parte da Comissão de Grandes Prémios.
A partir de 2023 todos os pilotos que queiram competir em MotoGP, Moto2 ou Moto3 terão de ter pelo menos 18 anos. Existem exceções para o campeão da Rookies Cup ou Junior GP, que podem entrar em Moto3 com 16 anos (em 2023) ou 17 anos (em 2024). A novidade é que agora existe também uma exceção concedida ao campeão europeu de Moto2, que poderá estrear-se no Mundial Moto2 com 17 anos (em 2023).
A Comissão de Grandes Prémios também se mostra atenta a algumas tentativas de encontrar alguma coisa extra, que, na opinião dos seus membros, podem tornar-se inseguras. Nomeadamente o que vimos recentemente acontecer com os pilotos de Moto3, que têm usado punhos mais compridos do que o habitual.
A CGP decidiu regulamentar a medida dos punhos. A partir de agora os punhos têm de ter um comprimento máximo de 130 mm (em Moto3 e Moto2). O punho tem de estar posicionado na extremidade do avanço, sendo que os pesos ou fixações dos elementos de proteção da manete não contam.
Desta forma tenta-se impedir que os pilotos, principalmente os de Moto3, tentem ganhar uma vantagem aerodinâmica ao agarrar no punho mais próximo da forquilha. Algumas equipas desta categoria estavam a usar punhos mais compridos para permitir aos seus pilotos usarem esta técnica, melhorando a aerodinâmica. Porém, e como a Comissão de Grandes Prémios frisa, é uma técnica bastante insegura pois ao colocar as mãos mais próximo da forquilha e não na sua posição habitual, o piloto perde bastante controlo sobre os movimentos da direção e da moto.
Foi também clarificado em termos regulamentares a questão da utilização de mecanismos de ajuste da altura das suspensões em Moto2 e Moto3. Já todos sabíamos que era impossível usar um sistema de ajuste da altura em movimento, porém, a Comissão de Grandes Prémios passa a especificar que a utilização do sistema de “holeshot” (apenas usado no arranque) está também proibido em Moto2 e Moto3.
Por último, mas não menos importante, refira-se que foi definido um novo preço máximo para um chassis completo na categoria Moto3. O preço máximo de um chassis completo aumentou para os 87.000€ (sem IVA ou custos de transporte do material), um pequeno aumento em relação ao valor até agora praticado. Será também permitido às equipas usarem as motos de 2022 em 2023, necessitando para isso de adquirir um kit de atualização do sistema de deteção de quedas. Este kit terá um preço máximo de 2.000€ (sem IVA).
Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar todas as novidades de MotoGP, Moto2 e Moto3 ao longo da temporada 2022 do Mundial de Velocidade. A não perder!