Comparativo Scooter 300   

Quando se tem a cidade como nosso meio de deslocação diário e juntamos algumas viagens em vias rápidas uma scooter de 300 cc pode ser a melhor escolha que se pode fazer entre os veículos de duas rodas. São práticas, versáteis, oferecem conforto e conseguem ir mais longe do que poderíamos esperar.

Texto Marcos Leal • Fotos Motojornal

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Muito mais que urbanas

A mobilidade urbana é cada vez mais uma preocupação de quem gere o urbanismo das grandes cidades e muitas têm sido as soluções que se têm encontrado. Quem procura veículo próprio para este efeito tem encontrado nas scooter de 125 cc uma opção válida, económica, acessível e muito prática. Mas estes modelos acabam por revelar ter “a perna curta” depois de se ganhar alguma experiência com a sua condução, começando a aparecer uma vontade de ter mais qualquer coisa à disposição do punho direito.

Por outro lado começamos a querer aventurar-nos com conforto para lá do centro das cidades e nesse campo as 125 cc são limitadas se a distância for maior. O passo seguinte para quem quer maior liberdade no seu raio de acção, mas tem nas suas deslocações citadinas diárias a principal razão para ter uma moto, é subir na cilindrada dentro do mundo das scooter.

Neste comparativo que junta cinco modelos que rondam os 300 cc, dos 276 aos 350 cc, procuramos mostrar diferentes soluções, dentro de uma larga amplitude de preços. BMW C400X, Honda Forza 300, Kymco Grand Dink 300 ABS, Sym Joymax Z300 e Yamaha Xmax 300, têm em comum todas as características que tornam este tipo de motos tão apetecíveis para um uso diário. É o lado prático que mais se destaca em todas elas.

Debaixo de cada assento existem grandes espaços de arrumação que permitem levar a maior parte dos objectos que necessitamos no nosso dia-a-dia, desde capacetes extra, casacos, computador, saco do ginásio. Em algumas delas podemos mesmo levar tudo junto, tal é o volume de espaço disponível. Mas os aspectos práticos destas scooters não se ficam por aqui, a ausência de caixa e embraiagem tornam-nas funcionais num uso de trânsito urbano e o nível de conforto é bastante elevado para os dois ocupantes. As suas dimensões, já não sendo umas scooters compactas acabam por ainda permitirem que se circule com bastante à-vontade no meio do mais intenso movimento citadino. Têm a grande vantagem de os seus motores permitirem rodar bastante acima dos 120 Km/h tornando pensáveis deslocações mais longas em vias rápidas ou autoestradas.

Se juntarmos a este facto o conforto e protecção aerodinâmica que apresentam estas são melhores estradistas do que se poderia pensar. Não seriam a nossa primeira escolha para uma viagem pela Europa fora, mas sabemos por experiência que são excelentes companhias nesse cenário. Mas foi para a cidade que foram desenvolvidas e será maioritariamente aí que as vamos analisar nas próximas páginas.

De entre o lote que apresentamos, por certo há uma solução para cada um de nós, desde a mais desportiva à mais prática, da muito acessível à que oferece todo o equipamento que possamos imaginar. Existem três patamares claros, com opções que, estando dentro de um mesmo segmento, apontam a gostos e vontades muito distintas, e por certo que aqui encontrará uma que lhe serve melhor.

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