Texto Marcos Leal • Fotos Motojornal
BMW C400X
A BMW C400X é a scooter que mais se destaca neste trabalho por variadíssimas razões. Com um motor de 350 cc, está um pouco acima das restantes no que a prestações diz respeito, se bem que em cidade e espaços curtos esta não seja uma vantagem por demais evidente. Mas é o preço, nível de equipamento e posicionamento mais desportivo que a elevam para um patamar diferente. Com um valor base de tabela de 6 724 € esta unidade é a mais cara do conjunto e com nível de equipamento apresentado na unidade que usamos o preço ascende a 9 731 €.
Assim que nos sentamos aos seus comandos e a ligamos, através do sistema keyless, encanta-nos com as cores, animação e luminosidade do painel de instrumentos em TFT; ambos os sistema são opcionais (325€ e 630€ respectivamente). Através deste último podemos aceder a muita informação e ligá-lo ao nosso smartphone para expandir ainda mais as suas capacidades de comunicação. Mais, a unidade que usámos tinha ainda os opcionais de aquecimento de punhos e assento, luzes de LED e alarme.
Com uma carenagem frontal pouco volumosa e um ecrã pequeno e baixo esta é a scooter mais compacta e isso acaba por se reflectir na forma mais solta com que se deixa conduzir. É ágil de direcção e incita-nos a rodar com decisão, algo que a resposta mais contundente do motor também ajuda. Esta unidade sente-se a mais cheia de todas, o que será natural dada a sua maior cilindrada e potência, mas na fase inicial de aceleração permite que a Yamaha e a Sym a acompanhem. Mas nunca a igualam em tacto de punho e assim que ganha velocidade faz-se valer dos seus “galões” para se manter na frente.
Tem controlo de tracção de série, uma sistema que funciona bem em bom piso, mas se torna muito limitante em zonas de empedrado ou com muitas irregularidades. A travagem, a única a apresentar dois discos na frente, é francamente superior às restantes e o ABS funciona bastante bem, sem se mostrar intrusivo quando é accionado. Conforto não é o forte da BMW C400X, ainda que não seja desconfortável. As suspensões são firmes, mas funcionam bem na filtragem de pequenas irregularidades ao contrário de algumas das outras. A protecção aerodinâmica é bastante menor ao nível do tronco e da cabeça, sendo aconselhável a compra do ecrã maior a quem dá importância a este aspecto.
A BMW C400X é a escolha certa caso se queira uma scooter ágil e desenvolta para uma condução mais dinâmica, tendo sempre presente que estamos a escrever sobre uma scooter, e cujo nível de equipamento quase que só está limitada pelo tamanho da carteira de quem compra.
Ficha Técnica
BMW C400X | |
PREÇO | 9.731 € (6.826 € base) |
MOTOR TIPO | monocilíndrico, 4T, refrigeração por líquido |
CILINDRADA | 350 cc |
POTÊNCIA MÁXIMA | 34 cv / 7500 rpm |
BINÁRIO MÁXIMO | 35 Nm / 6000 rpm |
EMBRAIAGEM | centrifuga |
CAIXA | variador contínuo |
FINAL | por correia |
QUADRO | tubular em aço |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | forquilha telescópica de 35 mm, com 110 mm curso |
SUSPENSÃO TRASEIRA | dois amortecedores, reguláveis em pré-carga da mola, 112 mm |
TRAVÃO DIANTEIRO | dois discos de 265 mm, ABS |
TRAVÃO TRASEIRO | disco de 265 mm, ABS |
PNEU DIANTEIRO | 120/70 – 15” |
PNEU TRASEIRO | 150/70 – 14” |
COMPRIMENTO MÁXIMO | 2210 mm |
LARGURA MÁXIMA | 835 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 775 mm |
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS | 1565 mm |
CAPACIDADE DO DEPÓSITO | 12,8 litros |
PESO | 193 kg |
CORES | Azul com preto e branco com preto |
GARANTIA | 2 anos |
IMPORTADOR | BMW |