Texto e Fotos: Alberto Pires.
A Garagem Central, no Porto, é a importadora e distribuidora da Morini para Portugal. Como a marca já não estava a ser trabalhada no nosso país há alguns anos, tiveram uma reunião com os responsáveis da Morini em Itália em 2016, e descobriram que havia interesse em estarem no mercado Português, simultaneamente com o Francês e o Tailandês.
São mercados distintos, mas Portugal já estava na mira da marca italiana. Desta reunião surgiu o compromisso para iniciar um projecto que marcasse pela diferença, que a marca procura, até pela componente artesanal com que faz as suas motos.
A Garagem Central fez um ano, no passado mês de Abril. O espaço pertencia a uma garagem edificada em 1930, e estava abandonado há doze anos, por isso, o projeto começou muito antes da abertura de portas, para cumprir com todas as licenças e formalidades necessárias.
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Desafios
João Riem, sócio gerente, tem na sua mente os desafios presentes e futuros. “No nosso espaço temos duas marcas distintas, a Morini e a Mutt, são marcas que não estão muito presentes na mente das pessoas quando falamos de motos, sendo marcas pouco conhecidas apesar da Morini ser uma marca histórica, nascida em 1937.
A partir de uma certa idade as pessoas lembram-se da marca, e temos até histórias de pessoas que nos dizem que tiveram uma 350 ou uma 500, mas o desafio agora é dar-nos a conhecer. As nossas marcas e a qualidade do produto falam por si.”
Expetativa de vendas
“Até 2020 não temos números impostos pela Morini. O mercado Português foi aberto com o interesse de testar muitas coisas, mas sem as expetativas próprias de mercados como a França, Suíça ou Alemanha, que é onde se centra o mercado da marca.
A nível de vendas já fizemos algumas unidades no ano passado, e este ano já vendemos uma Milano, que é uma edição limitada, e foi interessante ver o interesse que a moto gerou.
Este modelo vai ser oferecido também numa versão sem ser limitada, mas estamos a vender uma moto a cada dois meses, o que nesta fase é interessante.
A Morini produz menos de 400 unidades ano, nunca iremos vender dezenas de motos! Já temos alguns Morinistas, que começaram do zero, o que é interessante.”
Estrutura
“A nossa estrutura é uma microempresa. Temos um comercial, um mecânico e mais duas pessoas a tratar da comunicação nas redes sociais, já que é essa a forma privilegiada de comunicação com o nosso público, tanto através das publicações como com os vídeos da marca. Neste momento estamos presentes aqui e temos uma parceria com a Unik Edition em Moscavide.
A estratégia passa por consolidar o que temos feito, ter mais vendas e mais ocupação de oficina. Somos multimarcas, recebemos todo o tipo de motos, e lá chegará o dia em que nos centraremos apenas nas motos que vendemos.
Fazemos também customização, restauros, e temos equipamentos. Completamos a oferta com uma zona social, uma barbearia e um atelier de tatuagem, que de alguma forma estão englobadas na nossa forma de estar.
Eventos
“Temos mensalmente uma feira vintage no nosso espaço, que até foge ao mundo das duas rodas, temos concertos de música e apresentações de novos modelos. Apostamos nos test drives. A Morini tem a gama completa para test drive, foi uma das minhas imposições quando estive em Itália.
No passado fim de semana em Braga, durante o Moto Clássica Festival, tivemos duas motos disponíveis para as pessoas experimentarem no circuito. Temos feito esse tipo de trabalho, e o desafio é o de transformar automobilistas em motociclistas. Fazemos também passeios, e participamos noutros eventos. Somos bastante ativos no Facebook e no Instagram, tudo o que são eventos são lá anunciados”.
Morada
Rua da Alegria 1023
4000-048 Porto
Telefone Geral: 912 434 206; www.facebook.com/Moto-Morini-Portugal-243602726408722/
Horários
Terça-feira a Sábado das 10:00 às 13:00, e das 14:00 às 19.00
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