TEXTO VITOR MARTINS • FOTOS MOTOJORNAL
A ciclística da Tuono é exemplar, pela estabilidade e maneabilidade que confere, e as suspensões semi-activas são uma mais-valia. Existem três mapas pré-configurados para as suspensões (Road, Sport e Track) e que podem ser personalizados. Se no modo manual a suspensão funciona como uma convencional – com a diferença que os ajustes são feitos electronicamente e não fisicamente – e são excelentes, mas é o modo semi-activo que é a estrela da companhia na principal novidade da Tuono V4 1100 Factory
A Aprilia trabalhou com a Öhlins no desenvolvimento do algoritmo da Smart EC 2.0, que tão facilmente digere as irregularidades da rua da cidade em baixa velocidade, como fornece firmeza e estabilidade a ritmo desportivo, transmitindo uma sensação de grande confiança em qualquer tipo de situação, à medida que vai fazendo a leitura de vários factores, incluíndo o tipo de piso e o modo de condução escolhido.
Ajustar cada parâmetro das inúmeras afinações possíveis, seja da electrónica do motor – APRC: efeito de travão motor, controlo de tracção, anti-cavalinho, launch control, quickshift, limitador do pit lane (que pode funcionar na cidade), cruise control – seja das suspensões é relativamente intuitivo através do menu do painel TFT colorido de 4,3 polegadas (não nos importávamos que fosse um pouco maior) e através do joystick e outros botões com funcionalidade específica ou com dupla funcionalidade: por exemplo, o botão do motor de arranque, quando o motor está em funcionamento, altera os modos de condução.
As possibilidades de ajustes são infindáveis, e permitem ao seu proprietário tirar o melhor partido do conjunto, seja em estrada, no dia-a-dia, seja em circuito.