Texto: Domingos Janeiro. Fotos Motojornal.
Há mais de 35 anos que o motor boxer é um dos responsáveis pelo sucesso da maxi-trail GS, por ser altamente fiável e de baixa manutenção, ideal para quem gosta de fazer grandes viagens.
Ao longo destes anos, o dois cilindros foi sendo revisto, alterado e melhorado, chegando agora a um ponto em que os mais conservadores consideram que estamos perante o melhor boxer de sempre, capaz de recuperar parte do carisma perdido com as evoluções passadas.
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1254 cc
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Mas quando falamos em GS, o motor não é o único responsável pelo sucesso, tudo à volta deste assume destaque e reclama uma quota parte de responsabilidade, sendo que nesta versão Adventure, tudo ganha maior protagonismo e dimensão (literalmente).
O aspecto imponente da Adventure é intimidante para os menos experientes ou de estatura mais baixa, mas uma vez aos seus comandos, todo o receio desaparece.
Não que esse volume ou peso desapareça como que por magia, nada disso, mas porque a distribuição de peso está tão bem conseguida que sentimo-nos confortáveis aos seus comandos, até em velocidades mais baixas.
FICHA TÉCNICA BMW R1250GS ADVENTURE
Tipo | dois cilindros opostos, Boxer, 4T, refrigerado por ar/líquido |
Distribuição | duas árvores de cames à cabeça, 4 válvulas por cilindro |
Cilindrada | 1254 cc |
Diâmetro/Curso | 102,5 x 76 mm |
Potência máxima | 136 cv/7750 rpm |
Binário máximo | 143 Nm/6250 rpm |
Alimentação | Injecção Electrónica |
Transmissão Final | por veio |
Embraiagem | multidisco em banho de óleo, deslizante |
Caixa de velocidades | 6 velocidades |
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Quadro | estrutura tubular em aço |
Suspensão dianteira | Telelever, Ø37 mm, curso 210 mm |
Suspensão traseira | Paralever, ajustável na précarga, curso 220 mm |
Travão dianteiro | dois discos de 305 mm, pinças de 4 êmbolos, ABS |
Travão traseiro | disco de 276 mm, pinça de 2 êmbolos, ABS |
Pneu Dianteiro | 120/70-19” |
Pneu Traseiro | 170/60-17” |
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Comprimento máximo | 2270 mm |
Largura máxima | 980 mm |
Altura do assento | 890-910 mm |
Distância entre eixos | 1504 mm |
Ângulo de coluna de direção/trail | n.d./n.d. |
Avanço | n.d. |
Capacidade do depósito | 30 litros |
Peso | 268 kg (ordem de marcha) |
Cores | cinzento, HP e verde |
Garantia | 3 anos |
Preço | 19.056€ |
Importador: | |
BMW Motorrad Portugal |
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Já as manobras quase parados, têm que ser muito bem pensadas e antecipadas. Apresentada em fi nais de 2018, esta nova geração da GS concentrou os seus esforços em melhorar, principalmente o motor, com grande foco nas ajudas electrónicas e retoques na imagem. Tudo isto em conjunto, resultam, uma vez mais, na perfeição, e para além de ter ganho mais potência, está também mais fácil de guiar e explorar. Não importa o caminho, mas sim o destino!
Mais potente
O maior atractivo deste modelo, é sem dúvida o aumento da capacidade do motor, que passou dos 1170 cc para os 1254 cc, colocando à nossa disposição uns muito disponíveis 136 cv de potência, acompanhados por um generoso binário de 143 Nm.
Em termos percentuais, a BMW conseguiu subir a cilindrada em 7%, mais 14% de binário e 9% de potência. A refrigeração do bloco por líquido e ar está mais eficiente e a estreia do sistema ShiftCam é que é o verdadeiro “Ex libris” nesta nova geração boxer.
Sem entrar em grandes detalhes técnicos, este sistema é o responsável pela melhoria geral das prestações, já que reclama maior conforto, rendimento, menores valores de emissões e consumos.
Isto é conseguido graças a esta nova tecnologia que consiste na variação dos tempos de regulação da válvula e o curso da válvula da admissão e uma árvore de cames que leva duas válvulas a levar uma carga parcial e as outras duas uma carga total.
Essa carga parcial faz com que se reduza o consumo e melhore o conforto e a carga completa foca-se no aumento da potência. A par desta novidade, temos também uma nova embraiagem e um novo sistema de escape com potência optimizada.
Temos também mais electrónica de série e um espectro mais alargado de opcionais, no vasto catálogo de acessórios da marca bávara.
Assim, de série contamos com dois modos de condução, o Rain e o Road, acompanhados pelo controlo demente, o para-brisas pode ser regulado, manualmente, apenas com uma mão e em andamento.
Gozamos de deflectores laterais que também ajudam, mas no entanto, sentimos o refluxo de ar na zona do painel de instrumentos, que causa alguns ruídos parasitas.
A tomada de 12V na frente, é indispensável. Como já referimos anteriormente, o facto de pesar 268 kg a seco e a altura do assento ao solo de 890 mm (que pode ser aumentada até aos 910 mm) intimida e por si só faz uma selecção natural dos utilizadores, piscando o olho aos mais experientes.
Dinamicamente é irrepreensível, muito confortável tanto em asfalto como em terra, com o conjunto de suspensões muito fácil de ajustar, devido às ajudas electrónicas que nos permitem, facilmente, ajustar o comportamento da GS ao nosso gosto.
Travagem forte e fácil de dosear, capaz de transmitir muita confiança. O amortecedor de direcção filtra grande parte das instabilidades, tornando a frente mais incisiva.
A agilidade do conjunto é desconcertante, assim como o funcionamento (viciante) da caixa de seis velocidades com quick shift. Impressionados ficámos também com a capacidade de iluminação da Adventure, capaz de tornar a mais sombria das estradas num autêntico dia de sol!
A pensar na utilização fora de estrada, com botas de TT, as zonas laterais do quadro estão protegidas para evitar que a fricção das botas danifiquem o quadro.
Forte e potenteSão os adjectivos que melhor definem este novo boxer, o melhor e mais potente de todos os tempos. Muito redondo em todas as faixas de utilização, tem toda uma electrónica ao seu serviço, disposta a ajudar-nos a tirar o máximo partido possível deste modelo, seja em que cenário for, sendo que, porém, quantos mais quilómetros fizermos, melhor.
Além dos modos de série Rain e Road, tivemos à disposição os opcionais Dinamic PRO e Enduro PRO, que duplicam as possibilidades de afinação. Tudo isto controlado a partir do ecrã (completíssimo) TFT. Comandos intuitivos e fáceis de operar.
Está disponível em três cores: cinzento, HP (azul/branco/vermelho) e verde.
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