Contacto Daelim XQ1 125 D

Com a aprovação da “Lei das 125 cc”, em 2009, a Daelim foi uma das marcas que assumiu protagonismo pela gama enquadrada à nova realidade. Scooters elegantes, modernas, muito capazes e com bom equipamento. A XQ1 é a evolução das bem sucedidas S2 e S3.

Texto Domingos Janeiro • Fotos Motojornal

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Estilo touring/desportivo

A nova maxi-scooter da marca coreana fazse destacar, num primeiro olhar, precisamente pelo trabalho feito ao nível estético, com uma silhueta elegante, até de algum luxo, mas em simultâneo moderna e com linhas agressivas, como é o caso da frente e da traseira, com a presença de ângulos pronunciados.

A completar o estilo moderno, temos as ópticas em LED. Destaca-se por ser comprida (2178 mm de comprimento), robusta e com bons acabamentos. Nesta versão cinzenta, que tivemos para teste, também reparámos na boa conjugação gráfica das cores e dos apontamentos a imitar o carbono. Revela uma atenção redobrada à qualidade. Assim que nos sentamos, notamos imediatamente que é uma scooter pensada para todos, incluindo os mais baixos e as senhoras, pois conseguimos apoiar ambos os pés no chão (790 mm de altura do assento ao solo).

A plataforma para a colocação dos pés permite-nos rodar com as pernas totalmente esticadas para nosso conforto. Assento amplo e confortável para ambos os ocupantes, com o passageiro a ter pegas para sua segurança. Posição de condução neutra e descontraída e ignição sem chave que torna tudo mais prático e fácil. No entanto, e para precaver algum azar ou falha do sistema kyless, no lado esquerdo do porta-luvas temos acesso, por chave, a um compartimento que tem um corta-corrente e a abertura manual do assento.

Por falar em assento, o espaço por baixo deste é amplo, com báscula, luz de presença e forro, com capacidade para colocarmos um capacete integral, ou um jet em conjunto com mais alguns pequenos objectos. Ainda no lado esquerdo, temos um compartimento onde acedemos ao depósito de combustível e que, sinceramente, se mostra o ponto mais desfavorável de todo o conjunto. Até apanharmos o jeito, contem com verdadeiros desafios ao atestar a XQ1, com gasolina derramada e uma grande dificuldade em ver quando o depósito está cheio. Resumindo, meus amigos, alterem lá isso, que o depósito aqui não tem jeitinho nenhum… Mas não é um drama! Longe disso.

No lado direito do tablier, temos mais um compartimento, com tomada USB e nível do líquido de refrigeração. Ecrã alto, com boa protecção aerodinâmica; manetes ajustáveis em distância aos punhos e painel de instrumentos simples, mas com toda a informação necessária. Velocidade analógica e mostrador digital com nível de combustível por barras, quilómetros total e um parcial, temperatura da água do motor, relógio e rotações.

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