Contacto gama FK Motors

Com o mercado em crescimento, continuam a surgir novas marcas, como esta FK Motors, que promete ser mais um casamento feliz entre Ásia e Europa. O importador nacional é a Salgados Moto, que dá o passo seguinte e adiciona, pela primeira vez na sua história, uma marca de motos ao seu vasto portefólio, até agora, focado nos acessórios e vestuário.

TEXTO Domingos Janeiro • FOTOS Motojornal

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Pequenina, mas “rabina”

Se aqui optamos por começar a falar primeiro dela, já no nosso intenso dia de testes, guardamo-la para o final. A pequena mini-scrambler, a MS Mini Scrambler, apresenta uma estética muito colada à da irmã maior, mas com a vantagem de ao ter dimensões mais pequenas, conseguir transmitir a confiança e segurança necessárias para os menos experientes, sejam eles homens ou mulheres.

A estética é moderna e agressiva, com o assento castanho, para dois lugares, plano, a transmitir-lhe um aspecto muito elegante. As jantes de 12” contribuem de forma efectiva para a reduzida altura do assento ao solo, que nos permite apoiar ambos os pés no chão e até ficarmos com a pernas flectidas, pelo que os mais curtos de perna vão sentir-se em casa. O peso da mini fixa-se nos 116 kg, mesmo com o depósito de oito litros de combustível cheio.

As dimensões compactas (1785 mm de comprimento, 760 mm de largura e 1030 mm de altura) recebem-nos de forma confortável, e uma boa distribuição de peso, em conjunto com o baixo centro de gravidade resultam numa moto muito fácil de manobrar. E divertida! Na verdade, devido às dimensões, foi o modelo onde nos divertimos mais, pois o motor de um cilindro, de 125 cc, refrigerado a ar, com 8 cv de potência mostrou uma disponibilidade diferente em relação às versões maiores, levando-nos a explorar a Mini de forma mais divertida e descontraída. As jantes de 12” com pneus mistos mostraram-se muito competentes, assim como a travagem, com sistema combinado, a cargo de um disco de 220 mm na frente e um de 190 mm atrás que mostrou potencia suficiente e tacto equilibrado.

Com um motor responsivo, cheio e equilibrado em toda a faixa de utilização, gozámos de bons momentos aos seus comandos, com uma posição de condução bastante confortável, com o guiador a mostrar uma “flexibilidade” exagerada devido aos sinoblocos.

Não havia necessidade. Este é o único modelo da gama com sistema de ignição sem chave, e com painel digital com toda a informação necessária. Tal como acontece em todas as outras, todas as luzes são em LED e a Mini é a única onde não conseguimos emparelhar o nosso smartphone e usar dos dados da aplicação.

Tal como as restantes, disponibiliza uma tomada USB. Disponível apenas na cor azul, a Mini-Scrambler custa 2600€.

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