Contacto Harley-Davidson Livewire

O projecto LiveWire da Harley-Davidson entra numa fase crucial, com o início da produção da primeira moto eléctrica da mítica marca americana. O nosso colega Alan Cathcart, que rodou em praticamente todas as motos eléctricas que foram aparecendo na última década, foi aos Estados Unidos conhecer a H-D Livewire.

Texto Alan Cathcart • Tradução e adaptação Vitor Martins

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Electrónica

A controlar tudo isto está uma unidade electrónica montada num invólucro de alumínio sob o conjunto de baterias, que também contém o motor e a bomba de água que envia o líquido de refrigeração para o motor e controlador, com um pequeno radiador montado logo abaixo da mesa de direcção. Desenvolvido em conjunto com a Bosch e baptizado de RDRS (Reflex Defensive Rider System), este controlador inclui uma IMU (unidade de medição inercial) de seis eixos. Esta não só incorpora o Cornering ABS e o controlo de tracção, como também evita que a roda traseira levante sob forte travagem. Para além disso, a LiveWire inclui travagem regenerativa, que ajuda a carregar a bateria quando fechamos o acelerador ou usamos os travões para abrandar, a par de um sistema a que a Harley chama de ‘sistema de controlo do deslizamento do binário’ – que podemos considerar o equivalente a uma embraiagem deslizante.

O RDRS oferece um total de sete modos de condução, que são muito fáceis de seleccionar através do botão junto ao punho direito ou, quando parados, através do bem desenhado ecrã TFT de 4,3 polegadas sensível ao toque. Para além de Sport, Road, Rain e Range, há também três modos personalizáveis, que podemos ajustar às nossas necessidades através da app LiveWire. A LiveWire vem equipada com o H-D Connect, que emparelha os motociclistas com as suas motos através da Telematics Control Unit com ligação LTE, desenvolvida em conjunto com a Panasonic, incluíndo conectividade e serviços de nuvem utilizando a mais recente versão da app Harley- Davidson. Isto é grátis para os clientes da LiveWire durante o primeiro ano, mas depois disso há uma subscrição anual que na altura desta apresentação ainda não estava definida.

Dado o alto preço de entrada no ‘clube’ de proprietários da LiveWire, eu diria que a Harley-Davidson deveria repensar essa abordagem, e tornar o H-D Connect disponível permanentemente sem custos, pelo menos para o proprietário original. Com o H-D Connect o proprietário pode verificar o estado de alguns parâmetros a partir de qualquer local em que a rede celular esteja disponível. Isto alivia a ‘ansiedade da autonomia’ ao permitir verificar o nível de carga e o tempo que falta para terminar, ou localizar uma estação de cargamento. O H-D Connect também apresenta alertas se alguém mexer na moto e a localização do veículo, indicando onde está estacionada ou se alguém tentou movê-la, e isto inclui um serviço de GPS de localização de veículos roubados, lembretes de revisões e notificações, prestações e optimização da autonomia.

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