Texto Rodrigo Castro • Fotos Rui Jorge.
Na versão testada podemos ainda apreciar o LCD multifunções com leitura otimizada e que permite visualizar uma multitude de funções que no modelo SE vai desde o ajuste electrónico das suspensões, aos vários modos da curva de potência, à gestão do controlo de tração e até à visualização do ângulo de inclinação que está associado às chamadas cornering lights que iluminam o interior da curva e que vão assumindo uma maior intensidade à mediada que formos deitando mais a moto. No entanto o ex-libris da versão testada, a SE, é a suspensão KECS (Kawasaki Eletronic Control Suspension) que regula a função de amortecimento de forma total com um cérebro super inteligente que trabalha sobre uma multitude de parâmetros. O controlo do amortecimento é feito através de uma válvula solenoide que tem uma capacidade e reposta na ordem da uma milésima de segundo. As leituras da velocidade de amortecimento e compressão, feita através de sensores é também ultrarrápida, na casa das 10 milésimas de segundo, o que leva a que seja um dos sistemas mais evoluídos do mercado em termos de suspensões inteligentes.
O sistema KECS está interligado com os diversos modos de condução (Sport, Road, Rain and um modo totalmente personalizável) ajustando o amortecimento de acordo com o modo escolhido. O sistema KECS permite também ajustar de forma automática a pré-carga do amortecedor traseiro de acordo com os seguintes parâmetros: só o condutor, condutor e passageiro e piloto, passageiro mais malas. A pré-carga pode ser facilmente ajustada em andamento através dos manípulos disponibilizados nos comutadores. Um dos componentes adicionais deste modelo e que provou mais uma vez a sua validade em mais de 350 quilómetros de estrada beirã foi o quick-shifter que permite passagens de caixa e reduções muito mais eficazes e menos cansaço em condução e também um maior empenho por parte do condutor e desacelerações mais progressivas e controladas.
Outros equipamentos presentes na versão SE são o Cruise Control que serve de forma perfeita para as longas viagens em auto estrada, mas que pouco deu para experimentar neste contacto onde o andamento foi um pouco mais vivo nas estradas que nos levaram do Luso ao topo da serra da Estrela, totalmente coberta de neve. Um acessório essencial nos dias de hoje é a conectividade com os smartphones e no caso da Versys a aplicação disponível tanto para Android como para Iphone, nomeada “Rideology the App” permite obter uma multitude de informação que vai desde a parametrização dos modos de condução, afinações de suspensão até à informação da manutenção.