Contacto Kawasaki Versys 1000 SE

Apresentada em 2011, evoluída ligeiramente em 2015 e atualizada em 2019, a Versys recebe novas linhas atualizadas em termos estéticos, mas também a mais recente tecnologia em termos de suspensões ativas da Showa.

Texto Rodrigo Castro • Fotos Rui Jorge.

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CONTACTO KAWASAKI VERSYS 1000 SEMais electrónica

Na versão testada podemos ainda apreciar o LCD multifunções com leitura otimizada e que permite visualizar uma multitude de funções que no modelo SE vai desde o ajuste electrónico das suspensões, aos vários modos da curva de potência, à gestão do controlo de tração e até à visualização do ângulo de inclinação que está associado às chamadas cornering lights que iluminam o interior da curva e que vão assumindo uma maior intensidade à mediada que formos deitando mais a moto. No entanto o ex-libris da versão testada, a SE, é a suspensão KECS (Kawasaki Eletronic Control Suspension) que regula a função de amortecimento de forma total com um cérebro super inteligente que trabalha sobre uma multitude de parâmetros. O controlo do amortecimento é feito através de uma válvula solenoide que tem uma capacidade e reposta na ordem da uma milésima de segundo. As leituras da velocidade de amortecimento e compressão, feita através de sensores é também ultrarrápida, na casa das 10 milésimas de segundo, o que leva a que seja um dos sistemas mais evoluídos do mercado em termos de suspensões inteligentes.

CONTACTO KAWASAKI VERSYS 1000 SEO sistema KECS está interligado com os diversos modos de condução (Sport, Road, Rain and um modo totalmente personalizável) ajustando o amortecimento de acordo com o modo escolhido. O sistema KECS permite também ajustar de forma automática a pré-carga do amortecedor traseiro de acordo com os seguintes parâmetros: só o condutor, condutor e passageiro e piloto, passageiro mais malas. A pré-carga pode ser facilmente ajustada em andamento através dos manípulos disponibilizados nos comutadores. Um dos componentes adicionais deste modelo e que provou mais uma vez a sua validade em mais de 350 quilómetros de estrada beirã foi o quick-shifter que permite passagens de caixa e reduções muito mais eficazes e menos cansaço em condução e também um maior empenho por parte do condutor e desacelerações mais progressivas e controladas.

Outros equipamentos presentes na versão SE são o Cruise Control que serve de forma perfeita para as longas viagens em auto estrada, mas que pouco deu para experimentar neste contacto onde o andamento foi um pouco mais vivo nas estradas que nos levaram do Luso ao topo da serra da Estrela, totalmente coberta de neve. Um acessório essencial nos dias de hoje é a conectividade com os smartphones e no caso da Versys a aplicação disponível tanto para Android como para Iphone, nomeada “Rideology the App” permite obter uma multitude de informação que vai desde a parametrização dos modos de condução, afinações de suspensão até à informação da manutenção.

CONTACTO KAWASAKI VERSYS 1000 SE
O ecrã dianteiro é facilmente ajustável permitindo obter um elevado nível de conforto mesmo em velocidades mais elevadas. 
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