Teste Yamaha D’elight 125

A D’elight da Yamaha foi criada tendo por base um único propósito, a mobilidade urbana. Por isso, facilidade de condução, economia, reduzidos custos de manutenção e elevados padrões de versatilidade tornam esta “pequena” oitavo de litro muito especial.

Tal como a Yamaha nos relembra, o tempo é o bem mais precioso que temos, por isso, quanto mais fácil e prático for o nosso dia a dia, melhor. Principalmente para quem vive mergulhado no caos diário que são os grandes centros urbanos. Precisamos de nos deslocar rápido, fácil e confortável do ponto A ao ponto B, sem nos termos que preocupar com estacionamento, trânsito e sem fazer grandes contas à vida. A ideia é “meter gasolina e andar” e é neste contexto que entra a D’elight 125, uma scooter que apenas pretende ser a nossa “melhor amiga” na mobilidade urbana.

Recuperamos este contacto com a Yamaha D’elight 125 da edição Nº 1507 (Maio de 2021) da Motojornal em https://fast-lane.pt/produto/motojornal-1507/

O design, elegante, discreto e sem grandes ousadias, apela a um vasto público desde os menos experientes, ao público feminino, ou até aqueles que sem grande experiência, acharam que estava na altura de encostar o carro e passar a fazer o seu dia a dia na cidade de forma mais inteligente, de moto. Renovada para 2021, a D’elight surge-nos mais elegante e bonita, com novas luzes e instrumentos; motor Blue Core de nova geração; mais espaço de armazenamento por baixo do assento; tecnologia start & stop; jante de 12” na frente e de 10” atrás.

As dimensões compactas deixam-nos de imediato à vontade até para as primeiras experiências aos comandos de uma scooter, conseguimos apoiar totalmente ambos os pés no chão, não só graças à altura reduzida ao solo de 800 mm, como também devido ao estreito formato do assento. Este é espaçoso para ambos os ocupantes e a plataforma direita para colocação dos pés, é uma vantagem acrescida para subir e descer da D’elight, mas também para transportar as compras do dia a dia, com um útil gancho colocado no centro do tablier. A agilidade do conjunto, chega-nos através das dimensões contidas (1275 mm de distância entre eixos e 101 kg de peso) e das pequenas jantes 12” na frente e 10” atrás.

A ciclística é muito simples, com suspensão convencional na frente de 81 mm de curso e um amortecedor traseiro com 68 mm de curso. A travagem está a cargo de um disco dianteiro e um tambor no trem traseiro. O espaço por baixo do assento permite-nos guardar um capacete integral em conjunto com outros pequenos objectos. O painel de instrumentos é muito simples, com velocidade analógica e o resto da informação em formato digital, como é o caso da hora, nível de combustível, total e parcial de quilómetros. 

Motor Blue Core

A dar vida ao conjunto temos o motor de um cilindro, a 4T, o afamado e económico Blue Core da Yamaha com sistema start & stop (desligável no punho direito), que além de um caracter muito cheio e forte, apresenta- se capaz de nos oferecer consumos que não chegam aos dois litros por cada 100 quilómetros (conseguimos fazer um consumo de 1,7 litros sem grandes preocupações no que ao punho do acelerador diz respeito). Uma vez que o depósito tem capacidade para 5,5 litros de combustível, temos uma autonomia para cerca de 323 km, o que para uma utilização citadina é excelente. O Blue Core mostra-se suficiente para a utilização citadina, com fortes arranques e recuperações encorpadas. O sistema de start & stop, que reforço, pode ser desligado, faz a diferença, principalmente em zonas com muitos semáforos.  

Bem vindos a casa!

Sentamo-nos na pequena D’elight e sentimo-nos em casa, uma scooter muito sóbria em termos estéticos, capaz de nos transmitir muita confiança e com uma incrível agilidade. No entanto, fica evidente que utilizadores de maior estatura se vão sentir algo apertados, mas ainda assim, sem grande limitações.

A postura de condução é confortável e a agilidade do conjunto é, de facto, um dos maiores atrativos deste modelo na cidade. Damos por nós a fazer slalom entre os carros com um enorme sorriso no rosto e com um estilo de condução muito descontraído e divertido. As suspensões são permissivas, por vezes até um pouquinho demais mesmo na cidade, mas assim, o mau piso torna-se mais confortável.

A travagem é suficiente, principalmente quando usada em conjunto (tem também travagem combinada), com o tambor traseiro a mostrar-se suficiente. Se o que pretendem é mobilidade pura e dura, ganhar minutos, horas, dias, meses e até anos de vida e de forma divertida, então a nova D’elight é aquele modelo de eleição e com um preço a condizer: 2 725€ muito bem empregues!

Saiba mais em https://www.yamaha-motor.eu/pt/pt/products/scooters/urban-mobility/d-elight-2021/

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