Texto Rodrigo Castro • Fotos Yamaha
A evolução
O novo motor inclinado 12.7º originou uma enorme deslocação de massas que permitiu uma maior centralização do centro de gravidade. Mas toda esta rotação tinha outro trunfo na manga que foi o da rotação do sentido do cilindro que agora passou a ter a saída de escape para trás e a admissão na frente. A admissão passou a ser efetuada através de uma conduta com uma inclinação elevada ligada a um corpo de injeção que aproveita a gravidade para oferecer uma mistura de ar e gasolina ideal . A caixa do filtro de ar passou a estar colocada na zona onde antigamente era o depósito de combustível. 2010 representou também um ano em que a Yamaha partiu numa direção diferente em termos de potência com uma 450 com um motor talvez demasiado potente e difícil de controlar rapidamente substituído em 2014 pela versão mais evoluída do conceito e que agora é totalmente renovado.
Este conceito é o que ainda hoje vinga mas com sucessivas alterações até à evolução de 2020 que assim se torna na 4ª grande evolução do conceito “Forward Thinking”. A nova versão 2020 da 450 da Yamaha recebeu diversas evoluções em diversos departamentos nomeadamente no motor e ciclística, mas sempre com o mesmo conceito. O motor da YZ 450 F de 2020 recebeu diversos refinamentos no sentido de criar um bloco mais compacto que tenha uma influência mínima no centro de gravidade do conjunto. Em primeiro lugar a distribuição foi alterada com as duas árvores de cames colocadas 14mm mais para dentro e com uma redução do tamanho da corrente de distribuição de 122 elos para 118 elos. A came que comanda as duas válvulas de escape recebe um perfil novo menos agressivo enquanto que a pressão inicial das molas das válvulas foi reduzida tal e qual como o veio 6mm mais curto. A cabeça do cilindro é agora mais compacta tal como a tampa das válvulas mais larga mas sempre construída em magnésio.
No cilindro encontramos uma câmara de combustão mais eficiente com volume reduzido 6.5cc mas que aumenta a taxa de compressão de 12:8 para 13:0. O pistão foi reformulado na sua coroa e que conjuntamente com a nova vela que está colocada 4,9mm mais para dentro garantem uma combustão mais eficaz. As melhorias de rendimento são igualmente obtidas com novas condutas de admissão e escape que melhoram o fluxo da mistura de ar/gasolina e dos gases de escape a meio curso da abertura das válvulas. A YZ 450 de 2020 recebe também uma nova biela mais longa (1,5mm) por forma a reduzir a inércia e fricção interna do motor. A curva de escape também for trabalhada aumentando de diâmetro junto à ligação da ponteira de 38mm para 43mm. O filtro de ar é agora fabricado num material que garante melhor fluxo de ar enquanto que o ECU recebe modificações na electrónica para tornar a condução mais eficaz. A caixa de velocidades foi reformulada nomeadamente nos carretos da 3ª, 4ª e 5ª velocidades por forma a garantir passagens de caixa mais eficientes e suaves.
Pela primeira vez a Yamaha passa a permitir a seleção de mapas com um botão no guiador mas sem que seja preciso parar. É claro que todas estas alterações podem ser complementadas pela Power Tuner App da Yamaha que permite a modificação de mapas através de uma aplicação para o smartphone. A complementar as modificações no propulsor temos também um chassis reformulado com novas traves laterais menos espessas enquanto que o berço inferior for reforçado com tubos mais resistentes. Outra das tecnologias que tem vindo a evoluir ao longo dos anos está diretamente ligada à forma e material dos apoios do motor.
Para 2020 os apoios superiores do motor passam a ser fabricados em aço (alumínio em 2019) enquanto que os apoios inferiores alternam para alumínio com um formato diferenciado daqueles que equipavam o modelo do ano transacto. As alterações nestes componentes permitem obter ganhos em termos de rigidez, flexão e torsão garantindo reações mais previsíveis e um maior conforto em andamentos mais rápidos. As mesas de direção também foram trabalhadas com uma área de fixação reduzida permitindo reduzir a rigidez em 7%. O veio da roda dianteira aumenta o diâmetro da sua secção interna em 1,4mm levando a uma redução da rigidez de 20% comparativamente com 2019.
No capítulo da travagem a Yamaha deu o maior pulo de sempre em termos travagem dos últimos tempos adoptando novas pinças na dianteira e traseira bastante mais compactas e eficazes. Na dianteira encontramos também pastilhas com uma maior área de contacto com o disco (+29%) enquanto que os bombitos também aumentam de tamanho garantindo estes dois componentes em conjunto com um novo disco com maior área de contacto, um aumento de rigidez na ordem dos 30% e obviamente um aumento exponencial da capacidade de travagem e uma maior capacidade de dissipação do calor. Na traseira o disco é totalmente novo exibindo uma maior área de contacto com as pastilhas, melhor dissipação do calor e um aumento da capacidade de travagem.