Contacto Zontes T310

O mercado das 300-400 cc tem vindo a crescer em número de modelos, servindo de degrau seguinte, o ‘step-up’, para quem vem das 125 cc. Desta vez fomos conhecer a Zontes T310, uma trail estradista vinda da China que é uma agradável surpresa.

TEXTO VITOR MARTINS • FOTOS MOTOJORNAL

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Proposta a considerar

Em décadas anteriores produtos de baixa qualidade vindos da China deixaram os consumidores europeus de pé atrás em relação à etiqueta ‘Made in China’, e os motociclistas não são excepção. Mas o próprio mercado se encarregou de fazer uma triagem e, simultaneamente, vários construtores chineses perceberam que tinham que adaptar os seus produtos aos gostos e exigências dos motociclistas europeus, não bastando cumprir as normas manadas da UE ou apenas apelar à carteira com preços de venda ao público imbatíveis. Alguns desses fabricantes apostaram mesmo em marcas europeias, com o Grupo Qianjiang a adquirir a Benelli, a CF Moto a fazer uma joint venture com a KTM numa fábrica em território chinês e a Moto Morini a ser adquirida pela Zonghneng.

Neste caso, a Zontes pertence a uma uma joint venture nascida em 2003, denominada Guangdong Tayo Motorcycle Technology Co., que representou um investimento de cerca de 350 milhões de euros, que incluiu a construção de uma moderna fábrica com cerca de 400 mil metros quadrados (o equivalente a cerca de 57 campos de futebol…) em Guangdong (Cantão), no sul da China. Nessa fábrica fabrica e monta as suas motos.

A empresa possui outras marcas de motos (Tayo, Haojiang, e Kiden), e ainda outros produtos para além das motos, como mini-carros e componentes para veículos eléctricos.

 

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