A conhecida marca de equipamentos técnicos para motociclismo, a Dainese, acaba de ser vendida a um fundo de investimentos norte-americano, a Carlyle. O emblema italiano que agora foi vendido, detém outras marcas bem conhecidas de todos nós, como a AGV (adquirida em 2007) – especialista em fabricação de capacetes e a TCX – especialista em calçado técnico (incorporada em 2020).
Este negócio, de acordo com as informações reveladas no momento da conclusão do processo, permitiu aos americanos da Carlyle adquirir a Dainese por um valor a rondar os 630 milhões de euros!
Aproveitando a grande experiência no setor de consumo, a Carlyle vai procurar apoiar a expansão internacional da Dainese, principalmente na China e nos EUA, investindo nos canais de distribuição, bem como em fusões e aquisições.
O capital para o investimento será fornecido pelo Carlyle Europe Partners (CEP) V, um fundo que investe em oportunidades europeias em vários setores e indústrias.
O investimento na Dainese baseia-se no foco global de longo prazo da Carlyle no consumidor, uma área onde a empresa americana tem focado grande parte do seu investimento anual avaliado em muitos milhões de euros.
No comunicado enviando à imprensa e que confirma a aquisição da Dainese, Massimiliano Caraffa, da administração da Carlyle Europe Partners, refere que “Fomos atraídos pela identidade de marca exclusiva da empresa, pela longa herança e liderança em inovação. Aproveitando a nossa rede global e experiência no dimensionamento de marcas de consumo, estamos entusiasmados em apoiar a Dainese no próximo capítulo de sua jornada de crescimento”.
Já Cristiano Silei, CEO do Dainese Group, que se vai manter no cargo, afirma que “Estou muito satisfeito por termos encontrado um parceiro que entende e aprecia os valores centrais e a visão de crescimento do Grupo. Com o seu histórico e experiência neste sector, estou confiante de que encontrámos o parceiro ideal para ajudar a alcançar as nossas metas de crescimento e internacionalização”.
A Dainese, fundada em 1972 depois de Lino Dainese ter feito uma viagem desde Itália ao Reino Unido numa Vespa, em 1968, é atualmente uma das marcas mais reconhecidas de equipamentos e vestuário para as duas rodas. Há sete anos foi adquirida pela Investcorp a Lino Dainese num negócio avaliado em 130 milhões de euros.
Desde então, as vendas anuais duplicaram para valores a rondar mais de 250 milhões de euros por ano.
Com sede em Vicenza, Itália, a empresa emprega mais de 1.000 funcionários e tem diversificado a sua atividade para outras áreas. A Dainese possui mais dois emblemas de grande notoriedade na indústria: a AGV e TCX, ambos também sinónimos de inovação e excelência técnica. O grupo italiano está atualmente presente em 96 países.
Agora que a Dainese foi vendida ao fundo de investimento norte-americano esta presença deverá ser reforçada e aumentar.
Saiba mais em: https://ir.carlyle.com/
Outros artigos: