Dakar 2023 – Joan Barreda confirma fratura no pé

O espanhol confirmou na chegada a AlUla que fraturou o pé na 2ª etapa. Joan Barreda pretende continuar no Rali Dakar mesmo lesionado.

Foi a todos os títulos uma etapa extremamente dura para os pilotos das motos que enfrentaram a 2ª etapa do Rali Dakar 2023. David Castera, em nome da ASO, tinha avisado na antevisão do evento que esta 45ª edição da maior e mais dura prova de todo-o-terreno do mundo seria mais dura do que nunca. E, a julgar pelas palavras dos pilotos das motos na chegada hoje a AlUla, essa promessa está a ser cumprida.

Um dos pilotos que está a sentir o sabor amargo de tamanha dureza é o espanhol Joan Barreda. O veterano piloto, este ano a competir numa estrutura própria, mas com apoio da Honda, está no pódio do Rali Dakar, ocupando o 3º lugar da Geral das motos, atrás do jovem Mason Klein e de Toby Price.

Mas nem esse pódio esconde a lesão que “Bang Bang” Barreda sofreu na segunda etapa do Dakar 2023.

Numa das muitas zonas de pedras, que obrigaram os pilotos das motos a reduzir bastante o ritmo, e provocaram imensos furos, Barreda não evitou que a sua bota saltasse do poisa-pés, e acabasse por bater com força numa pedra mais saliente.

O incidente não provocou nenhuma queda e ocorreu já nos derradeiros 100 km da etapa de hoje do Dakar. Mas logo no momento do impacto, o piloto da Monster Energy JB Team apercebeu-se que algo não estava bem, tendo, no entanto, prosseguido em competição até chegar ao bivouac em AlUla.

Já no bivouac, Joan Barreda confirmou que “Nos primeiros quilómetros (após o impacto com a pedra) não sentia o pé, tinha de olhar para ele para ver se ainda ali estava depois do golpe que dei, mas consegui terminar bem a etapa. Agora confirmámos que o dedo está fraturado (dedo grande do pé esquerdo), e a única coisa que podemos fazer é tentar tratar a inflamação, tentar que não inche muito e colocar algum sistema na moto que me permita trocar de caixa e ir bem em cima da moto”.

Mesmo com esta lesão confirmada, Joan Barreda garante que não irá desistir do Rali Dakar 2023.

O espanhol revela que vai tentar pilotar a sua Honda, mesmo tendo de enfrentar a extrema dureza das etapas na Arábia Saudita, e mesmo com o dedo do pé esquerdo fraturado e inchado, vai tentar compensar para conseguir continuar em prova.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar diariamente todas as notícias e resultados do Rali Dakar. A não perder!