Está terminado o Rali Dakar de 2024, uma edição que cumpriu com todas as expectativas em termos de dureza do terreno, algo que se espera que os pilotos da categoria Moto encontrem sempre na maior maratona do todo-o-terreno mundial. Após 12 etapas longa e duras, o grande vencedor é Ricky Brabec.
O americano, que integra a equipa Monster Energy Honda Team, formação oficial dirigida em termos desportivos pelo português Ruben Faria, que assim adiciona mais um grande momento à sua carreira em duas rodas e agora em termos diretivos, confirmou (praticamente) a vitória no Rali Dakar no dia anterior.
Nesta derradeira etapa, a 12ª do Dakar 2024 na Arábia Saudita, Brabec não precisou de vencer o dia. Essa vitória ficou para Kevin Benavides (Red Bull KTM Factory Racing), o argentino que desta forma se despediu da prova da melhor maneira, uma prova que tinha vencido no ano anterior.
Para Ricky Brabec completar as 12 etapas necessitou de 51H30m08s, e isso significou completar a distância em especiais cronometradas em menos 10m53s do que o seu maior rival este ano. Foi a segunda vitória do americano depois de já ter vencido em 2020.
Esse rival foi Ross Branch. O piloto do Botswana e único resistente da equipa oficial Hero Motorsports Team Rally, fechou o Dakar, claramente, como um dos grandes destaques. Sem poder contar desde cedo com a ajuda dos companheiros de equipa Joaquim Rodrigues, Sebastian Bühler e depois Joan Barreda, foi assim obrigado a enfrentar a armada Honda sozinho.
No final chegou a recompensa em forma de 2º lugar no Rali Dakar, e dando à Hero Motorsports um muito saboroso pódio. Esta é a primeira vez que uma moto indiana termina esta prova no pódio à Geral!
A fechar esse mesmo pódio encontramos o sempre espetacular e rápido Adrien van Beveren, que assim colocou mais uma Honda oficial em grande destaque no palanque final do Rali Dakar que este ano foi montado em Yanbu.
Quanto à comitiva portuguesa, o piloto melhor classificado acabou por ser António Maio (Drag’On Rally Team). O multi-campeão nacional de TT e a sua Yamaha fecharam a sua participação com o 22º lugar na 12ª etapa, e com isso garantiram uma merecida posição entre os vinte melhores: 18º.
À Geral, temos ainda de realçar a excelente prestação do “rookie” Bruno Santos (XRaids Experience). Aos comandos de uma Husqvarna, Bruno Santos enfrentou e completou com sucesso o seu primeiro Dakar. Fecha a participação nesta edição da prova saudita com o seu nome a ocupar a 28ª posição na classificação Geral.
Logo atrás, em 29º, encontramos Mário Patrão (Crédito Agrícola – MarioPatrao.com). Após muitos anos a competir com KTM, desta feita o piloto de Seia mudou-se para a Honda, num novo projeto que “apareceu” à última hora. Ainda assim, duas semanas de competição com resultados sólidos permitiram a Mário Patrão chegar ao final do Rali Dakar e dentro do “top 30”, validando o novo projeto Honda.
Outros portugueses que conseguiram enfrentar e completar com sucesso o Rali Dakar 2024 foram Alexandre Azinhais (Club Aventura Touareg), que garantiu o 63º lugar, enquanto o seu companheiro de equipa, Gad Nachmani, a competir sob a bandeira lusa, foi 89º classificado nu Dakar que viu 99 pilotos da categoria Moto chegarem ao palanque final em Yanbu.
Resultados finais do Rali Dakar 2024
1 – Ricky Brabec – 551H30m08s
2 – Ross Branch +10m53s
3 – Adrien van Beveren +12m25s
4 – Kevin Benavides +38m48s
5 – Toby Price +45m28s
6 – Jose Ignacio Cornejo +46m38s
7 – Luciano Benavides +53m31s
8 – Daniel Sanders +1H14m32s
9 – Stefan Svitko +1H56m28s
10 – Martin Michek +2H48m49s
18 – António Maio +6H18m25s
28 – Bruno Santos +9H42m08s
29 – Mário Patrão +9H52m47s
63 – Alexandre Azinhais +26H54m02s
89 – Gad Nachmani +64H41m30s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!