Dakar 2024 3ª Etapa – Vitória para Kevin Benavides e Rui Gonçalves 12º

Kevin Benavides aproveitou penalização de Pablo Quintanilla e venceu a 3ª etapa do Rali Dakar. Rui Gonçalves foi o melhor português em 12º.

Tal como temos visto acontecer nos dias anteriores, a edição de 2024 do Rali Dakar está a colocar a resistência das motos e atenção dos pilotos ainda mais à prova. Nesta que foi a 3ª etapa da maior prova de todo-o-terreno do mundo, uma especial de 440 km num dia que marcou o início da etapa maratona, voltámos a ver alguns dos principais pilotos a terem dificuldades acrescidas, enquanto outros foram mesmo obrigados a desistir.

Entre as desistências já confirmadas encontramos o luso-alemão Sebastian Bühler (Hero Motorsports Team Rally), que à passagem da marca dos 360 km da especial nesta 3ª etapa que levou a caravana do Dakar até Al Salamiya, não evitou uma queda forte que o deixou fora de ação.

Bühler, apesar da queda, não aparenta ter sofrido lesões muito graves e foi inclusivamente ajudado por Skyler Howes e Toby Price (que têm o tempo perdido reposto no final do dia). Acabou por desistir devido às dores nas costas, sendo que apenas os exames que vão ser realizados no hospital podem dizer ao certo qual o estado de saúde do luso-alemão que assim desfalca a Hero Motorsports Team Rally.

A equipa indiana passa a contar apenas com Ross Branch (líder da Geral) e Joan Barreda para atacar o que falta do Rali Dakar 2024.

Leia também – Rali Dakar 2024: O guia completo

dakarOutro nome de topo a desistir foi Sam Sunderland. O britânico da Red Bull GasGas Factory sofreu um problema mecânico na sua moto, ainda demorou duas horas antes de chamar o helicóptero da organização, dando então por terminada a sua participação na prova na Arábia Saudita.

Continuando nos pilotos que também não conseguem livrar-se de problemas, Mason Klein (KORR Offroad Racing) voltou a ter problemas.

Depois de perder muito tempo durante a 2ª etapa e penalizar por trocar motor da sua Kove, o jovem americano liderava a 3ª etapa antes do motor da sua moto voltar a obrigar a reduzir o ritmo. No momento em que escrevemos este artigo, Klein ainda não aparece na classificação da etapa, mas também não aparece na lista das desistências.

Com tudo isto, a vitória na etapa de hoje do Rali Dakar acabou por ser dada a Kevin Benavides. O piloto argentino da Red Bull KTK Factory Racing ainda teve de aguardar para saber que era o vencedor, pois inicialmente a vitória estava nas mãos de Pablo Quintanilla (Monster Energy Honda Team).

Porém, Quintanilla, tal como Joan Barreda e Ross Branch da Hero Motorsports Team Rally, foi apanhado acima da velocidade limite durante a etapa, e com isso sofreu uma penalização, que também foi dada a mais pilotos.

Desta forma o chileno desceu na classificação e viu Kevin Benavides somar mais uma vitória em etapas do Rali Dakar, a primeira da KTM este ano, sendo que em segundo ficou Ricky Brabec (Monster Energy Honda Team) e o derradeiro lugar do pódio neste dia fica para Adrien van Beveren (Monster Energy Honda Team). Ainda assim, Ross Branc continua a ser o líder à Geral nas motos, com o piloto do Botswana a ter uma vantagem de 3m11s sobre Jose Ignacio Cornejo que lidera um quarteto de motos da Honda, todos seguidos, na classificação Geral após a 3ª etapa.

dakarPara as cores portuguesas, o dia de hoje foi de confirmação de crescendo de forma de Rui Gonçalves. O piloto da Sherco Rally Factory foi o 12º classificado na etapa, e consegue com isto entrar no “top 15” da Geral, mas já com quase 48 minutos de diferença para o líder Branch.

Continuando pelos pilotos portugueses ainda em prova, António Maio (Drag’On Rally Team) foi 32º, Mário Patrão e a sua Honda CRF450 RS2 Rally conseguiram ser 36º, o estreante Bruno Santos (XRaids Experience) mantém o seu ritmo e evita azares maiores sendo o 39º classificado no dia, enquanto Alexandre Azinhais foi 101º, enquanto o seu companheiro de equipa no Club Aventura Touareg, Gad Nachmani, fez o 114º tempo.

Recordamos que após completarem a etapa de hoje, e por ser a primeira metade da maratona, os pilotos têm apenas duas horas para trabalhar nas suas motos antes destas serem colocadas em parque fechado, sendo que os pilotos terão de passar a noite em tendas num bivouac específico.

dakarAtualização do estado de saúde de Carles Falcón

A equipa Twin Trail Racing Team divulgou um comunicado onde disponibiliza mais detalhes e atualizações sobre o estado de saúde do piloto espanhol Carles Falcón, que sofreu uma queda no final da 2ª etapa do Rali Dakar.

De acordo com a equipa, Falcón foi encontrado inconsciente e sem pulso, sendo que a equipa médica conseguiu reanimar o piloto e posteriormente transportar para o hospital mais próximo. Já no hospital, foi detetada fratura na C2, que obrigou a uma cirurgia de urgência.

Carles Falcón encontra-se neste momento em coma induzido como forma de controlar a evolução do edema que apresenta na cabeça devido à pancada sofrida aquando da queda.

As reações dos pilotos portugueses à 3ª etapa do Rali Dakar

Rui Gonçalves

“A etapa de hoje correu bem, senti-me bem em cima da moto, mas apanhei algum pó o que me obrigou a refrear o andamento para evitar alguns dos perigos que encontramos na pista. A certa altura a durante alguns quilómetros a moto começou a falhar, mas depois e de repente voltou tudo ao normal. Passei pelo Sebastian Bühler quando estava caído na pista, piloto a quem desejo uma rápida recuperação. Obrigado a todos aqueles que me têm vindo a apoiar nesta aventura”.

António Maio

“Está concluída mais uma etapa. Consegui imprimir um bom ritmo e andei sempre no encalço dos pilotos da frente. Apanhámos uma secção de dunas bastante dificil que consegui ultrapassar bem, mas já no final da especial perdi muito tempo numa nota e acabei por me desconcentrar. No entanto, eu estou bem fisicamente e a mota está impecável. Uma vez que hoje é a primeira parte da etapa maratona, o Bruno tem apenas 2 horas para fazer a manutenção e a seguir vamos seguir para bivouacs diferentes. Hoje vou pernoitar num acampamento exclusivo para os pilotos da prova”.

Resultados da 3ª etapa do Rali Dakar

1 – Kevin Benavides (Red Bull KTM Factory Racing) – 4H39.28s

2 – Ricky Brabec (Monster Energy Honda Team) +1m11s

3 – Adrien van Beveren (Monster Energy Honda Team) +2m51s

4 – Skyler Howes (Monster Energy Honda Team) +2m57s

5 – Ross Branch (Hero Motorsports Team Rally) +3m18s

6 – Jose Ignacio Cornejo (Monster Energy Honda Team) +3m34s

7 – Pablo Quintanilla (Monster Energy Honda Team) +4m14s

8 – Stefan Svitko (Slonaft Rally Team) +5m04s

9 – Toby Price (Red Bull KTM Factory Racing) +6m36s

10 – Martin Michek (Orion – Moto Racing Group) +7m32s

12 – Rui Gonçalves (Sherco Rally Factory) +9m17s

32 – António Maio (Drag’On Rally Team) +33m29s

36 – Mário Patrão (Crédito Agrícola – MarioPatrao.com) +46m21s

39 – Bruno Santos (XRaids Experience) +54m07s

101 – Alexandre Azinhais (Club Aventura Touareg) +2H28m28s

114 – Gad Nachmani (Club Aventura Touareg) +2H59m46s

dakarClassificação Geral das motos após 3ª etapa

1 – Ross Branch – 14H32m51s

2 – Jose Ignacio Cornejo +3m11s

3 – Ricky Brabec +5m08s

4 – Pablo Quintanilla +16m16s

5 – Adrien van Beveren +20m16s

6 – Kevin Benavides +20m32s

7 – Toby Price +22m57s

8 – Daniel Sanders +24m13s

9 – Luciano Benavides +27m00s

10 – Martin Michek +27m12s

15 – Rui Gonçalves +47m48s

25 – António Maio +1H30m35s

36 – Mário Patrão +2H36m17s

38 – Bruno Santos +3H00m07s

80 – Alexandre Azinhais +6H37m30s

94 – Gas Nachmani +7H44m27s

Resultados do Prólogo

Resultados da 1ª etapa

Resultados da 2ª etapa

Antevisão da 4ª etapa do Rali Dakar

Al Salamiya / Al-Hofuf

Total 631 km / 299 km

A viagem para Al-Hofuf será dura. A cidade fica aninhada num fantástico oásis repleto de palmeiras. O percurso será um pouco mais rápido nesta segunda parte da etapa maratona. Porém, a navegação será um puzzle que tem de ser desvendado com cuidado pelos pilotos se não quiserem perder tempo para os adversários. Qualquer erro acarreta um preço demasiado elevado a pagar na classificação geral.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do Rali Dakar. A não perder!