Dakar: Joaquim Rodrigues supera-se e termina o dia em 6º

Já todos sabiamos que este Dakar não seria fácil para Joaquim Rodrigues, uma prova que terminou de forma trágica em 2020 quando viu o seu cunhado, Paulo Gonçalves perder a vida depois de uma queda.

A etapa de hoje passou pela zona onde se deu o acidente de Paulo Gonçalves e Joaquim Rodrigues teve mesmo que superar-se para enfrentar provavelmente um dos seus piores receios como atleta.

Contudo, para J-Rod, seria uma etapa praticamente perfeita em termos de condução e gestão com o barcelense a concluir os 337 km da especial na 6ª posição, aquela que foi a melhor classificação de sempre da Hero numa etapa do Dakar.

Sebastian Bühler voltou a ser consistente e, apesar de ter cometido um erro de navegação já com a meta à vista viria, a terminar o dia na 24º posição.

Joaquim Rodrigues (POR) Hero: “Em primeiro lugar gostaria de dar uma palavra ao meu colega de equipa Santosh a quem desejo uma rápida recuperação depois da queda que sofreu. 

Hoje foi uma etapa muito difícil para mim, pois foi aqui perto que aconteceu o trágico incidente do ano passado. Essa situação trouxe-me de volta muitas memórias dolorosas não tendo inclusivamente conseguido dormir a noite toda. Senti-me nervoso no ínicio, mas quando comecei a concentrar-me em andar de moto, comecei a entrar no meu ritmo e a minha navegação estava perfeita. Acredito que foi o Paulo que navegou por mim hoje e, posso dizer, que fico muito feliz em ter sentido esse apoio.”

Sebastian Bühler (POR) Hero: “Senti-me muito bem nesta etapa onde consegui imprimir um bom ritmo mas infelizmente perdi muito tempo para encontrar um WP a 10km do final, o que acabou por me fazer perder algumas posições. Desejo uma rápida recuperação ao meu colega de equipa Santosh que sofreu uma queda.”

Wolfgang Fischer (Diretor de Equipa Hero): “Hoje foi uma etapa bastante difícil e emocionante para nós, pois foi nesta mesma etapa em que perdemos o Paulo no ano passado. Foi uma pena que o Santosh tenha sofrido uma queda devido à qual já não poderá continuar a sua jornada no Dakar 2021.

Do lado positivo, este foi o melhor resultado até agora para a equipe com o 6º posto do Joaquim e com uma boa performance do Sebastian.

Estamos satisfeitos com a forma como Joaquim tem conseguido aumentar o ritmo a cada etapa e com a consistência de Sebastian, sempre com prestações muito sólidas. Gostaria de agradecer a todos aqueles que nos têm apoiado ao longo do Dakar.”