Dani Pedrosa operado em Barcelona

Dani Pedrosa

Dani Pedrosa ainda não sabe se poderá alinhar no próximo GP, em Austin, no Texas. Em consequência da queda no GP da Argentina, o piloto espanhol sofreu uma fratura intra-articular do rádio distal direito. A lesão foi detectada após uma tomografia computadorizada 3D.

Dani Pedrosa foi operado ontem no Instituto Catalão de Traumatologia e Medicina do Desporto (ICATME) do hospital Quirón Dexeus. A operação levada a cabo por Xavier Mir serviu para reduzir a fractura e fixá-la com um parafuso de titânio.

A avaliação de Dani Pedrosa será feita após as primeiras 48 a 72 horas; se os resultados forem positivos, iniciará a recuperação funcional no sábado. Dependo dos seus progressos será tomada a decisão de participar ou não no GP das Américas. O mais provável é o piloto da Honda regressar apenas no grande prémio seguinte, em Jerez de la Frontera.

Recorde-se que Dani Pedrosa caiu logo na primeira volta do GP da Argentina, empurrado por Johann Zarco. Saíndo da trajectória e pisando a zona mais molhada da pista, Pedrosa não conseguiu evitar a queda, sofrendo um highside.

Início de temporada complicado

Este está a ser um início de temporada complicado para Dani Pedrosa. Depois de ter sido apenas 7.º no GP do Qatar, agora não pontuou na Argentina; é também provável que não corra no Texas. Para já é 12.º no campeonato, e é provável que chegue ao primeiro GP em Solo europeu, o GP de Espanha, com os 9 pontos que possui neste momento, e já longe da liderança do campeonato. Não é uma situação conveniente para Pedrosa especialmente numa altura que se discute a sua continuidade ou não na Repsol Honda Team depois do final do ano.

Actualmente com 32 anos, Dani Pedrosa está no Mundial desde 2001. Entre 2003 e 2005 conquistou três títulos consecutivos, dois de 125 cc e um de 250 cc, e já nessa altura era afligido pelas lesões. Com esta operação, Pedrosa soma ao longo da sua carreira uma dezena e meia de cirurgias, depois de já ter partido ossos um pouco por todo o corpo. Por exemplo, já foi operado duas vezes à clavícula direita e uma vez à esquerda, e várias vezes ao pulsos. Para além de reparar ossos fracturados, Pedrosa foi submetido a outro tipo de intervenções, como por exemplo, três cirurgias ao braço direito por causa do síndroma compartimental (conhecido por arm pump) e uma ao braço esquerdo. Dani Pedrosa