O Campeonato Nacional de Hard Enduro, conforme a Revista Motojornal aqui tinha feito a antevisão em tempo oportuno, começou da melhor maneira, com a primeira prova da temporada 2024 a ser organizada pelo Grupo Motard de Vilar de Mouros e que teve o campeão em título, Diogo Vieira (GasGas), como grande vencedor iniciando assim da melhor forma a defesa do ceptro nesta modalidade.
Com 77 pilotos inscritos, divididos pelas classes Pro, Open, Promoção, Veteranos e Hobby, a temporada de Hard Enduro arrancou em grande estilo e com uma prova dura, técnica e exigente fisicamente, como é timbre desta modalidade.
A prova foi antecedida de um curto Prólogo de três minutos, que serviu para estabelecer a ordem de partida para um percurso de 36 km.
Apenas uma dúzia de pilotos conseguiu cumprir na íntegra o percurso desenhado pela organização desta prova em Vilar de Mouros, com os restantes pilotos a ficarem pelos controlos anteriores.
A vitória com ficou fechada com um tempo de 3h15m para o vencedor da geral e da classe Pro, Diogo Vieira, que bateu Diego Rodrigues (KTM) por cerca de 9 minutos. Ni Esteves (Sherco) subiu ao lugar mais baixo do pódio.
Emanuel Costa (Beta) venceu na classe Open, com um avanço confortável sobre o espanhol Santiago Outeda, José Ferreira (KTM) triunfou entre os Veteranos e Nuno Cunha (Husqvarna) foi o vencedor na nova classe Promoção
Com a meteorologia a ajudar, pois choveu apenas na fase inicial da prova, os pilotos encontraram um percurso muito pedregoso, mas de pedras com muita tração, típico dos trilhos da região, pautando uma prova de onde todos saíram satisfeitos e que ditou um grande arranque de época.
O Campeonato Nacional de Hard Enduro tem mais quatro provas agendadas, mas sofre agora um interregno prolongado, regressando apenas a 15 de setembro em Valongo.
Para ficar a par de todos os resultados e classificações resultados finais apenas tem de clicar aqui .
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!