InícioMotosDossierDossier: Custom

Dossier: Custom

Os modelos custom são dos mais conotados com o conceito de liberdade em duas rodas, muito por culpa de películas que fizeram história no grande ecrã. Guiadores altos, cromados e motores em V continuam a constar das preferências dos nossos motociclistas.

-

Texto: Domingos Janeiro

Espírito Livre

Há para todos os gostos e feitios, com diversas cilindradas (incluindo as tão apreciadas oitavo-de-litro), mais escuras ou mais cromadas, mas com uma coisa em comum: o estilo! Longe dos extremismos das chopper, ou da demasiada “banalidade” das crusers, as custom são modelos que fazem do estilo a sua principal preocupação, com motores preparados para oferecer mais binário que velocidade e pouco amigas de grandes ângulos de inclinação. Desfrutar da pura essência e conceito de liberdade em duas rodas, o que não quer dizer que não se possam modernizar, muito pelo contrário, a possibilidade de podermos optar entre diversos mapas de potência, ou até escolher o nível do controlo de tracção, são características sempre bem-vindas e que acrescentam valor. Por norma, estes são conjuntos muito acessíveis a todos os graus de experiência, já que uma das características é precisamente a reduzida altura do assento ao solo. A estabilidade fica a cargo das longas distâncias entre eixos e o carácter do motor convida a logos passeios de forma relaxada e tranquila. A travagem e as suspensões ajudam a tornar tudo mais confortável e seguro! Eis aqui as principais propostas para este que é um dos segmentos mais desejados no nosso mercado!

Harley-Davidson Iron 1200

PVP: 11 450€

- PUBLICIDADE -

Quando falamos em pés lançados para a frente e guiadores altos, a Harley-Davidson é a marca que nos vem de imediato à memória, muito por culpa dos diversos filmes, como o “Easy Rider” que trouxe para a “ribalta” este estilo. Ainda hoje continua a merecer uma forte atenção pela marca americana, que tem vindo a evoluir estes modelos e esta Iron é bom exemplo dessa evolução: motor muito cheio, forte e disponível, travagem cumpridora e carregada de estilo!

  • Motor: 2 cilindros em V, 1202 cc
  • Potência: n.d.
  • Altura do assento: 735 mm
  • Peso (em ordem de marcha): 256 kg
  • Depósito: 12,5 litros
  • www.harley-davidson.com
  • Telf.: 219 156 790

Honda CMX 500 Rebel

PVP: 6250€

O nome Rebel tem história na Honda, que resolveu dar-lhe nova vida com o lançamento da CMX 500 Rebel há cerca de 3 anos, com o dobro da cilindrada da original. Esta custom japonesa usa um motor de dois cilindros paralelos de 471 cc e as suas dimensões compactas – com o assento a apenas 690 mm do solo – e baixo peso tornam-na acessível a qualquer um, e pode ser conduzida com carta de condução A2. É também uma das mais baratas do segmento.

  • Motor: 2 cilindros paralelos, 471 cc
  • Potência: 46 cv/8500 rpm
  • Altura do assento: 690 mm
  • Peso (em ordem de m archa): 190 kg
  • Depósito: 11,2 litros
  • www.honda.pt/motorcycles
  • Telef.: 219155300

Hyosung ST7 PRO

PVP: 5449€

Cada vez é mais frequente cruzarmo-nos com este modelo nas nossas estradas, muito por culpa da quase imbatível relação qualidade/preço, para aqueles que pretendem uma custom de média cilindrada. Com motor em V a 90°, 678 cc de cilindrada e uma potência de 62,5 cv às 8000 rpm é uma moto que causa forte impacto pela sua silhueta, ampla distância entre eixos e uma reduzida distância do assento ao solo (675 mm), capaz de transmitir muita confiança até aos menos experientes.

    • Motor: 2 cilindros em V a 90°, 678 cc
    • Potência: 62,5 cv/8000 rpm
    • Altura do assento: 675 mm
    • Peso (a seco): 229 kg
    • Depósito: 17 litros
    • hyosung.com.es/pt-pt

Indian Chief Dark Horse

PVP: 22 290€

- PUBLICIDADE -

Puro estilo rebelde, muito elegante nesta versão totalmente preta, a contrariar a abundância de cromados e a optar pela descrição da cor negra. Assento baixo, pernas lançadas para a frente, plataformas para os pés, guiador largo e alto e motor em V de grande capacidade, são atractivos neste modelo. No que toca à estética, não engana quanto ao seu passado, mantém o pára-lama traseiro fechado e a inconfundível cabeça de índio no pára-lamas dianteiro.

    • Motor: 2 cilindros em V, 1811 cc
    • Potência: n.d.
    • Altura do assento: 660 mm
    • Peso (em ordem de marcha): 357 kg
    • Depósito: 20,8 litros
    • indianmotorcycle.pt

Kawasaki Vulcan S

PVP: 7.995€

Vulcan é um nome com tradições na gama Kawasaki, identificando as suas motos custom ao longo da história. Para a Vulcan S a Kawasaki recorreu ao bilíndrico paralelo de 649 cc de reputação comprovada em vários outros modelos da marca, e encaixa perfeitamente nas linhas clássicas, mas ao mesmo tempo modernas, da custom japonesa. Para além de existir em cinco versões diferentes, a Vulcan pode também ser limitada para os detentores de carta A2.

    • Motor: 2 cilindros paralelos, 649 cc
    • Potência: 61 cv/6600 rpm
    • Altura do assento: 705 mm
    • Peso (em ordem de m archa): 229 kg
    • Depósito: 14 litros
    • www.kawasaki.pt
    • Telef.: 256600870

Moto Guzzi California 1400 Touring

PVP: 20.136€

É um dos modelos mais icónicos da marca italiana e a sua marcante presença não a deixa passar desapercebida. Motor de dois cilindros em V com 1380 cc e 96 cv de potência e muita tecnologia moderna, como os modos de potência selecionável e controlo de tracção ajustável. O binário de 120 Nm assegura um temperamento firme e determinado, num conjunto que pesa 337 kg em ordem de marcha. A altura do assento ao solo é de uns acessíveis 740 mm.

    • Motor: 2 cilindros em V, 1380 cc
    • Potência: 96 cv/6500 rpm
    • Altura do assento: 740 mm
    • Peso (em ordem de marcha): 337 kg
    • Depósito: 20,5 litros
    • www.motoguzziportugal.pt
    • Telef: 219 609 110

 

Triumph Bonneville Speedmaster

PVP: 14.400€

Considerada o ícone custom britânico, oferece uma ciclistica muito capaz, acompanhada por um motor muito cheio e disponível de 1200 cc, com 77 cv de potência e um binário de 106 Nm, logo às 4000 rpm. Muito elegante, faz destacar os cromados e o depósito de 12 litros de capacidade com o design inconfundível da família Bonneville. Pousa-pés avançado, guiador largo e envolvente e assento confortável para ambos os passageiros.

    • Motor: dois cilindros em linha, 1200 cc
    • Potência: 77 cv/6100 rpm
    • Altura do assento: 705 mm
    • Peso (a seco): 245.5 kg
    • Depósito: 12 litros
    • www.triumphmotorcycles.pt

 

Yamaha XV950R

  

- PUBLICIDADE -

PVP: 9.495€

A XV950R da Yamaha quase passou despercebida desde o seu lançamento, por debaixo do ar minimalista esconde-se um motor muito interessante, e uma ciclística que é apenas limitada pela distância livre ao solo. Tem as mais comuns características de uma custom, com o seu motor em V refrigerado por ar, mas também o comportamento são de uma moto moderna, e a Yamaha, que a encaixa na sua família Sport Heritage, concebeu-a para ser facilmente personalizável pelo proprietário com os vários acessórios do catálogo.

  • Motor: 2 cilindros em V a 60°, 942 cc
  • Potência: 54,3 cv/5500 rpm
  • Altura do assento: 690 mm
  • Peso (em ordem de m archa): 252 kg
  • Depósito: 13 litros
  • www.yamaha-motor.eu/pt/pt/
  • Telef.: 214722100

 

- PUBLICIDADE -