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Dossier: Três rodas (ou mais)

Moto é sinónimo de duas rodas, mas na verdade há motos com mais rodas. Na era moderna da história do motociclismo a Piaggio lançou uma scooter com três rodas em 2006, a MP3, e hoje há mais modelos de outras marcas. E não podemos esquecer os trikes, com duas rodas atrás, ou duas rodas à frente.

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Dossier Três rodas por: Vitor Martins

‘Triciclos’ sempre existiram, de uma forma ou de outra. A Honda tem desde o início dos anos 1980 a Gyro, uma pequena scooter de carga com três rodas (duas atrás), e a mesma Honda teve um trike de todo o terreno, o ATC, também nos anos 1980, e logo a seguir veio a febre dos quad, com quatro rodas. Vamos deixar os quads, assim como os sidecars, para outra ocasião.

Em 2006 a Piaggio lançou a MP3, com um complexo sistema que lhe permitia, apesar das duas rodas dianteiras, inclinar-se nas curvas como uma moto normal. A esta seguiram-se outros modelos de outras marcas.

A Yamaha foi mais longe, e para além de uma scooter, a Tricity, apresentou a Niken, uma moto de três rodas com base na popular MT-09. A roda extra à frente proporciona uma segurança extra em curva em piso irregular ou parco nível de aderência do piso, mas acima de tudo, oferece uma maior paz de espírito aos menos experientes.

Outras motos com três rodas mas uma filosofia completamente diferente são os trikes, tenham eles as duas rodas à frente ou atrás. Não se inclinam, têm motores maiores e apelam a um grupo mais restrito de admiradores.

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Muitas vezes são opção para quem, por alguma razão, perdeu alguma mobilidade, deixou de poder equilibrar-se em cima de uma moto e encontra nos trikes a solução para continuar a desfrutar da condução de uma moto.

Há trikes com duas rodas à frente, como os Can-Am, e outros com duas rodas atrás, como os Harley-Davidson ou Rewaco.

CAN-AM RYKER

PVP: 10.000€

Mais de 10 anos depois do Spyder, a Can-Am alargou a gama com o mais acessível Ryker. Conta com um guiador e com pousa-pés totalmente ajustáveis através do sistema UFit da marca canadiana. O Ryker é proposto em três versões diferentes, com motores de dois cilindros de 600 cc ou de três cilindros de 900 cc e dispõe de transmissão final por veio. Este modelo é bastante mais compacto e leve que o Spyder, além de que este modelo tem também um preço mais acessível face ao seu irmão maior, começando nuns mais contidos 10.000€.

  • MOTOR: 2 CILINDROS EM LINHA, 600 cc
  • POTÊNCIA: 47 CV/7300 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 599 mm
  • PESO (A SECO): 270 kg
  • DEPÓSITO: 20 litros
  • brp-world.com
  • TELEF.: 917501221

CAN-AM SPYDER F3 TOURING

PVP: 20.000€

A Can-Am ganhou fama com o Spyder, lançado em 2007. É um trike de duas rodas dianteiras e uma traseira, que tem a tracção a seu cargo. Não é por acaso que se parece com um snowmobile, uma moto de neve, já que a Can-Am é uma divisão da Bombardier Recreational Products. Equipado com motor de três cilindros em linha de 1330 cc com 105 ou 115 cv, o Spyder é proposto em três modelos diferentes, cada um com versões diferentes, começando no mais acessível Spyder F3 Sport Cruising e acabando no luxuoso Spyder RT Limited Touring.

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  • MOTOR: 3 CILINDROS EM LINHA, 1330 cc
  • POTÊNCIA: 105 CV/7250 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 675 mm
  • PESO (A SECO): 408 kg
  • DEPÓSITO: 27 litros
  • brp-world.com
  • TELEF.: 917501221

HARLEY-DAVIDSON FREEWHEELER

PVP: 31.500€

A Harley-Davidson tem uma longa tradição nos trikes – o primeiro, o Servicar, surgiu em 1932 – e actualmente tem dois modelos diferentes na sua gama. Ao contrário dos Can-Am, os trikes de Milwaukee têm duas rodas atrás, e por isso a frente é mais parecida com uma moto tradicional. O Freewheeler usa o motor Milwaukee Eight 114. A partir deste ano os trikes H-D vêm equipados com controlo de tracção, Drag-Torque Slip Control System (para evitar que as rodas cheguem a bloquear em reduções mais bruscas) e cornering ABS.

  • MOTOR: 2 CILINDROS EM V A 45°, 1868 cc
  • POTÊNCIA: N.D.
  • ALTURA DO ASSENTO: 700 mm
  • PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 507 kg
  • DEPÓSITO: 22,7 litros
  • HARLEY-DAVIDSON.COM
  • TELEF.: 219156790

HARLEY-DAVIDSON TRI GLIDE ULTRA

PVP: 40.600€

O Tri Glide Ultra é o topo de gama dos trikes da Harley-Davidson, e usa o motor Twin Cooled Milwaukee Eight 114 de 1868 cc. É um modelo mais touring que o Freewheeler, por isso oferece maior protecção aerodinâmica, maior capacidade de carga – com um porta bagagens de 125 litros – e o sistema de infotainment Boom! Box GTS. Tal como o Freewheeler, o Tri Ultra Glide tem mais sistemas electrónicos que as motos tradicionais da marca: ambos os trikes da H-D contam com IMU, e controlo de tracção, por exemplo.

  • MOTOR: 2 CILINDROS EM V A 45°, 1868 cc
  • POTÊNCIA: N.D.
  • ALTURA DO ASSENTO: 735 mm
  • PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 564 kg
  • DEPÓSITO: 22,7 litros
  • HARLEY-DAVIDSON.COM
  • TELEF.: 219156790

PEUGEOT METROPOLIS 400 ALLURE

PVP: 9.349€

Se França é um dos países onde as scooters de três rodas são mais populares, a marca Peugeot defende as honras da casa com a sua Metropolis. Com motor de 400 cc, a Metropolis é proposta em duas versões. Tal como as rivais MP3, também esta pode ser conduzida com carta de condução B, tornando-se assim numa alternativa para quem quer substituir o carro nas deslocações diárias na cidade. Com inspiração estética nos automóveis da marca, a Metropolis tem chave electrónica inteligente.

  • MOTOR: MONOCILÍNDRICO, DE 400 cc
  • POTÊNCIA: 36 CV CV/N.D.
  • ALTURA DO ASSENTO: 780 mm
  • PESO (A SECO): 256 kg
  • DEPÓSITO: 12,8 litros
  • www.peugeotscooters.pt
  • TELEF.: 234300760

PIAGGIO MP3 300 HPE

PVP: 7.200€

A Piaggio MP3 foi, em 2006, a percursora das scooters com três rodas. Continua a ser um dos modelos de três rodas mais populares na Europa e actualmente possui várias versões e motorizações de 300 e 500 cc. Em 2019 a gama recebe novos motores denominados hpe para as várias versões disponíveis. Esta é uma proposta prática para a cidade, com todas as vantagens de uma scooter, e está também à vontade fora do ambiente urbano, especialmente a 500. Pode ser conduzida com carta de condução B.

  • MOTOR: MONOCILINDRÍCO, DE 278 cc
  • POTÊNCIA: 22,7 CV/7750 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 780 mm
  • PESO (A SECO): 226 kg
  • DEPÓSITO: 11 litros
  • www.piaggio.pt
  • TELEF.: 219609110

QUADRO QOODER

PVP: 12.250€

A Quadro é uma empresa relativamente recente, fundada em 2010 na Suíça, quase na margem do Lago di Como. A Quadro praticamente criou uma nova categoria de scooters com a sua Qooder, uma scooter não de três mas de quatro rodas (todas de 14’’). A Qooder inclina-se nas curvas como as outras scooters, graças ao sistema HTS (Hydraulic Tilting System) que mantém sempre todas as rodas no chão. Tem motor monocilíndrico de 399 cc, um disco de travão em cada roda e em breve existirá uma versão eléctrica.

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  • MOTOR: MONOCILÍNDRICO, DE 399 cc
  • POTÊNCIA: 32,5 CV CV/7000 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 780 mm
  • PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 281 kg
  • DEPÓSITO: 14 litros
  • www.campanhas-quadroportugal.com
  • TELEF.: 961207540

QUADRO QV3

PVP: 8.365€

A Quadro tem na sua gama também uma scooter de três rodas, a QV3, com o sistema HTS na frente, com jante de 15’’ atrás e duas de 14’’ à frente. Usa um motor de 350 cc e é mais compacta e leve que a Qooter. Tem espaço para dois capacetes sob o assento e ainda dois porta-luvas para pequenos objectos. Tal como a Qooter, pode ser conduzida com carta de condução B, e até ao fim de Junho pode ser adquirida por 7990 € ou com oferta de 500 € em acessórios ou ainda com prolongamento da garantia para três anos.

  • MOTOR: MONOCILINDRÍCO, DE 346 cc
  • POTÊNCIA: 28,9 CV CV/7000 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: N.D.
  • PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 220 kg
  • DEPÓSITO: 13,2 lts
  • www.campanhas-quadroportugal.com
  • TELEF.: 961207540

REWACO RF1 ST2

PVP: 36.100€ (Alemanha)

A Rewaco é uma empresa alemã especializada em trikes. Ao contrário, por exemplo, dos H-D, que têm por base modelos de 2 rodas, os Rewaco são feitos de raiz, utilizando motores oriundos da industria automóvel, um quatro cilindros em linha de 1500 cc disponível nas versões de 110 cv, ou com turbo com 140 ou 177 cv. Existem três gamas diferentes – Sports Tourer, Grand Tourer e Luxury Tourer – e versões de dois ou três lugares, e graças à longa lista de opcionais, cada Rewaco pode ser altamente personalizado.

  • MOTOR: MONOCILÍNDRICO, DE 1499 cc
  • POTÊNCIA: 110 CV CV/7000 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: N.D.
  • PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 610 kg
  • DEPÓSITO: 40 lts
  • www.rewaco.com
  • TELEF.: 289832874

YAMAHA NIKEN

PVP: 15.195€

Depois da Tricity 125, a Yamaha levou o conceito das três rodas para lá das scooters, e concebeu a Niken, uma revolucionária moto com duas rodas à frente, utilizando o motor da popular MT-09. Esta sport touring usa um sistema dianteiro com duas forquilhas integradas num sistema Ackerman que permite a inclinação da moto, mantendo as duas rodas de 15’’ sempre paralelas, oferecendo assim grande segurança em curva. Tem acelerador ride by wire, três modos de condução e controlo de tracção.

  • MOTOR: TRÊS CILINDROS EM LINHA, DE 847 cc
  • POTÊNCIA: 115 CV CV/10 000 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 820 mm
  • PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 263 kg
  • DEPÓSITO: 18 lts
  • WWW.YAMAHA-MOTOR.EU
  • TELEF.: 214722100

YAMAHA TRICITY 125

PVP: 4.125€

A Yamaha aventurou-se nas scooters de três rodas com a Tricity. A marca japonesa pensou especialmente na mobilidade urbana e dotou-a com um motor de 125 cc e com um sistema dianteiro diferente do encontrado nas rivais já existentes, menos complexo mas igualmente eficaz, permitindo assim um preço mais acessível. Mantém a agilidade necessária para uma utilização urbana, com mais valias nos pisos empedrados ou nas zonas com carris dos eléctricos.

  • MOTOR: MONOCILÍNDRICO, DE 125 cc
  • POTÊNCIA: 12,2 CV CV/7500 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 780 mm
  • PESO (EM ORDEM DE MARCHA): 164 kg
  • DEPÓSITO: 7,2 lts
  • WWW.YAMAHA-MOTOR.EU
  • TELEF.: 214722100

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