O terceiro episódio Ducati World Première 2022, transmitido online através do youtube, foi dedicado pelo fabricante de Borgo Panigale à apresentação online da nova Multistrada V4 Pikes Peak, o modelo que melhor representa, desde a sua entrada na gama, a verdadeira essência do carácter desportivo dentro da família de dual bikes Ducati.
A Multistrada V4 Pikes Peak assume uma posição de destaque para um público de entusiastas apaixonados, não só como a Multistrada mais desportiva de sempre, mas também como o modelo mais potente em todo o segmento crossover.
A Multistrada V4 Pikes Peak ganha forma em torno da plataforma da Multistrada V4 : em que a performance, suavidade de funcionamento e fiabilidade oferecida pelo motor V4 Granturismo, juntamente com o peso contido, facilidade de manobra, conforto para condutor e passageiro, equipamento e eletrónica de topo, a serem pedras basilares da família Multistrada V4.
Tendo como ponto de partida estas sólidas fundações, a nova V4 Pikes Peak foi desenvolvida com a introdução de alterações significativas em termos de definições da ciclística, ergonomia premium e controlos eletrónicos, bem como numerosos componentes dedicados, que dão à moto uma atitude distintamente desportiva em comparação com a Multistrada V4. A Ducati, uma vez mais, promete deliciar uma vasta faixa de clientes que procuram a mais pura performance dentro do universo das motos ‘dual’.
O trabalho de design por detrás deste novo projeto desenvolve-se a partir dos peculiares elementos da família Multistrada V4, integrando-os com os dois elementos que mais identificam esta versão Pikes Peak de uma perspetiva estética e funcional, nomeadamente a roda dianteira de 17’’ e o monobraço oscilante. A alma desportiva da moto é intensificada pela decoração específica “Pikes Peak”, fielmente inspirada, tanto nas cores como nos grafismos, pela Desmosedici GP ‘21; mesmo as placas de número em ambos os lados do depósito de combustível contribuem para destacar a profunda ligação ao mundo da competição.
Com o objetivo de enfatizar ainda mais a sua atitude de orientação desportiva, a nova Multistrada V4 Pikes Peak vem equipada com uma vasta gama de componentes feito em fibra de carbono, para além do silenciador Akrapovič em titânio e carbono (homologado para estrada). Outros elementos estéticos distintivos são o para-brisas baixo fumado, forquilha Öhlins com bainhas douradas anodizadas e a traseira do assento em dois tons, negro e vermelho, embelezado com o logótipo V4, e o emblema Ducati Corse aplicado ao “bico”.
No que respeita a ciclística, a nova Multistrada V4 Pikes Peak é parte da revolução. Em relação à Multistrada V4 foi, de facto, revista de modo significativo. Primeiro que tudo, foi desenvolvida em torno da roda dianteira de 17’’, que assegura ao condutor uma maior precisão e responsividade. A nova máquina está equipada com pneus desportivos estradistas (medidas: 120/70 à frente; 190/55-17 atrás) e está equipada com jantes Marchesini em alumínio forjado, 2,7 kg mais leves que as da Multistrada V4, o que torna o comportamento dinâmico do veículo ainda mais eficaz e contribui para o valor total da redução de peso de 4 kg, em relação à Multistrada V4 S. Adicionalmente, a suspensão Öhlins Smart EC 2.0 também garante uma brilhante performance em condução desportiva, através do uso do modo “event based”, o mesmo adotado pela Panigale V4 S e Streetfighter V4 S, que ajusta automaticamente as definições de acordo com o estilo de condução do utilizador.
O quadro monocoque foi refrescado com o objetivo preciso de alcançar um diferente ângulo da coluna de direção (25.75° face aos 24.5° da Multistrada V4), para não mencionar que a geometria do trail e distância entre eixos foram recalibrados de acordo com os diferentes usos da moto.
O sistema de travagem da nova V4 Pikes Peak está no topo do seu segmento e deriva diretamente da Panigale V4. Na frente, o sistema inclui discos de 330 mm de diâmetro e pinças Brembo Stylema monobloco, tal como na Multistrada V4 S, ao qual se adicionam as pastilhas da Panigale V4. Na traseira, o sistema conta com um único disco de 265 mm com uma pinça flutuante Brembo.
A nova Multistrada V4 Pikes Peak evidencia-se pela sua ergonomia dedicada, especificamente desenhada para garantir o máximo de controlo e otimizar o ângulo de inclinação. Em relação à Multistrada V4, a posição de condução foi completamente revista: os poisa-pés, por exemplo, são mais elevados e recuados para aumentar o ângulo de inclinação máximo, enquanto o guiador é mais baixo, mais estreito e tem barras curvas. O condutor beneficia de ainda melhores sensações em condução desportiva ao mesmo tempo que mantém um excelente nível de conforto.
A nova Ducati Multistrada V4 Pikes Peak está equipada com o motor mais potente da categoria, o admirado V4 Granturismo, conseguindo 170 cv com um binário máximo de 125 Nm às 8.750 rpm. Este motor, especificamente desenhado pela Ducati para a família Multistrada V4, resulta extremamente leve – apenas 66,7 kg – e compacto. Graças a estas características, os engenheiros da Ducati criaram um equilíbrio sem compromissos para com uma perfeita centralização das massas. Com uma capacidade de 1160 cc, o motor V4 Granturismo assegura níveis de potência e binário no topo do seu segmento. Para além disto, o V4 Granturismo representa também uma referência em termos de versatilidade e fiabilidade, contando com intervalos de manutenção recordistas, com as verificações da folga das válvulas agendados para cada 60.000 km.
O motor V4 Granturismo foi otimizado para intensificar as características da moto e conta com algumas inovações. Entre elas, a introdução do Riding Mode Race, que representa uma estreia nos modelos Multistrada. A opção Race é adicionada a uma estratégia mais desportiva para o limitador, que intervém de modo mais gradual que na Multistrada V4, de modo a alertar o condutor antecipadamente e permitir-lhe uma condução mais eficaz em termos de passagens de caixa na área mais alta do conta-rotações. O quickshifter também tem uma estratégia dedicada que permite reduções mais agressivas, bem como a implementação de uma resposta ainda mais direta do acelerador no Modo High Power.
A Multistrada V4 Pikes Peak herda o sofisticado pacote eletrónico da mais recente geração da Multistrada V4 S, que inclui, entre outros, a tecnologia de radar de série, tanto à frente como atrás, que oferece as funcionalidades de Cruise Control Adaptativo (ACC) e Blind Spot Detection (BSD).
O ecrã TFT de 6.5”, também disponível de série na Multistrada V4 Pikes Peak, permite ao utilizador visualizar os mapas do navegador graças ao avançado sistema Ducati Connect, que permite fazer ‘espelho’ do smartphone do condutor.
As inovações eletrónicas são, neste caso, destinadas a obter uma melhor experiência de condução desportiva. Para além da introdução do Riding Mode Race, o Ducati Wheelie Control na Multistrada V4 Pikes Peak tem uma estratégia atualizada que oferece uma resposta ainda melhor e um controlo mais preciso durante a condução dinâmica. O ABS Cornering também foi configurado para ser seguro e ter boas prestações em quaisquer situações de condução, mesmo as mais desportivas.
A Multistrada V4 Pikes Peak é uma moto tecnologicamente avançada, desenhada para aqueles que adoram as emoções da condução desportiva, especialmente em curvas de montanha ou entre os corretores de um circuito.
A moto estará disponível na rede de Vendedores Autorizados Ducati a partir de dezembro de 2021, na exclusiva e desportiva configuração Radar, que está equipada com sistema de radar à frente e atrás.
A Ducati oferece aos seus clientes o “4Ever Multistrada”, a exclusiva garantia de 4 anos disponível para a gama Ducati. Tem quilometragem ilimitada e é garantida por toda a rede de Vendedores Autorizados Ducati.
O catálogo Ducati Performance conta com uma vasta gama de acessórios para sublinhar ainda mais as características desta proposta da marca transalpina.
Outros artigos: