Ducati Panigale 2023 Replica – Uma coleção especial para uma temporada de recordes!

A Ducati revelou uma nova coleção dedicada a uma temporada de recordes. Fique a conhecer os detalhes das Ducati Panigale 2023 Replica.

panigale 2023 replica

A temporada 2023 foi de glória absoluta para a Ducati e para o seu departamento de competição Ducati Corse. Em Borgo Panigale festejaram não apenas os títulos de Francesco Bagnaia (MotoGP) e Alvaro Bautista (Mundial Superbike), como também viram Nicolò Bulega levar a Ducati à vitória, pela primeira vez, nas Supersport, enquanto Jorge Martin foi o melhor piloto independente na categoria rainha e Marco Bezzecchi fechou a temporada de MotoGP em 3º. E por isso nasce agora a coleção Panigale 2023 Replica.

Foi, a todos os títulos, uma temporada de recordes para a Ducati, que se tornou no primeiro fabricante a ser campeão dois anos seguidos e em simultâneo em MotoGP e no Mundial Superbike.

Este sucesso obrigou a criar uma nova coleção denominada Panigale 2023 Replica.

Esta coleção especial baseia-se na Panigale V4 S e na Panigale V2. Ao todo, a coleção Panigale 2023 Replica contará com cinco variantes, cada uma dedicada a celebrar as conquistas de cada um dos cinco pilotos que já referimos anteriormente.

panigale 2023 replicaAs motos foram reveladas durante o evento “Campioni in Festa”, uma iniciativa que a marca italiana decidiu organizar como forma de homenagear Francesco Bagnaia, Jorge Martin, Marco Bezzecchi, Alvaro Bautista e também Nicolò Bulega. As motos incluídas na coleção Panigale 2023 Replica foram concebidas para replicarem, dentro do possível, as motos de cada piloto.

Cada moto será numerada com uma inscrição a laser na mesa de direção, o depósito de combustível será autografado pelo respetivo piloto a que corresponde a réplica, uma assinatura que será depois protegida com uma camada extra protetora de verniz transparente, a configuração é exclusivamente monoposto, o painel de instrumentos apresenta uma animação gráfica dedicada a cada réplica, e o assento está forrado num material especial e que inclui o logótipo do piloto, tal como acontece nas motos de competição.

As motos dedicadas aos pilotos Francesco Bagnaia, Jorge Martin, Marco Bezzecchi e Alvaro Bautista são as Panigale V4 S, enquanto a quinta variante desta coleção é a Panigale V2 dedicada ao título de Supersport conquistado por Nicolò Bulega.

panigale 2023 replicaDucati Panigale 2023 Replica – Os detalhes

Ducati Panigale V4 Bagnaia 2023 World Champion Replica – A decoração desta moto inspira-se na decoração mais especial que Francesco Bagnaia utilizou ao longo de toda a temporada de MotoGP. Estamos a falar da decoração Ducati Yellow, que foi utilizada apenas no Grande Prémio de São Marino no circuito de Misano para adornar a Desmosedici GP23 de “Pecco”. Esta réplica terá uma produção limitada a 263 unidades.

Ducati Panigale V4 Bautista 2023 World Champion Replica – Também esta moto replica na perfeição a decoração Ducati Yellow que Alvaro Bautista utilizou na Panigale V4 R durante a ronda de Misano e na segunda corrida de Jerez do Mundial Superbike. Tal como na moto do bicampeão de SBK, esta réplica destaca-se pelo depósito de combustível em alumínio escovado, asas aerodinâmicas em fibra de carbono e jantes Marchesini em alumínio forjado e em cinza claro. A produção desta réplica está limitada a 219 unidades.

Ducati Panigale V4 Martin 2023 Racing Replica – Esta versão adota as mesmas cores e grafismos que vimos na Desmosedici GP23 preparada pela Prima Pramac para Jorge Martin nesta temporada de MotoGP. Neste caso o destaque vai para o guarda-lamas dianteiro especial fabricado em fibra de carbono. A produção desta réplica está limitada a 189 unidades.

Ducati Panigale V4 Bezzecchi 2023 Racing Replica – Neste caso a Ducati Corse seguiu a mesma estratégia, criando uma decoração e gráficos que se inspiram na moto de competição utilizada por Marco Bezzecchi com as cores da equipa Mooney VR46.

panigale 2023 replicaEstas quatro Panigale V4 são baseadas na versão S da superdesportiva italiana. Porém, tornam-se mais especiais porque, para além do que já referimos, contam ainda com kit de embraiagem a seco STM-EVO SBK, sistema de escape homologado da Akrapovic, 2 kg mais leve do que o escape de série, pinças dianteiras Brembo Stylema R acionadas por bomba principal MCS com afinador remoto, e ainda um para-brisas em plexiglass na sua versão de competição e poisa-pés Rizoma maquinados em alumínio.

Outras características que podemos destacar nestas quatro Panigale 2023 Replica são os diversos elementos fabricados em fibra de carbono, incluindo as condutas de ar para arrefecer os travões dianteiros, para além de uma proteção especial para o monobraço oscilante que foi concebida misturando titânio e fibra de carbono.

Estas motos podem tornar-se ainda mais parecidas com as motos de competição, caso o proprietário decida instalar outros acessórios como tampa da embraiagem em fibra de carbono e aberta, ou removendo elementos como espelhos e suporte de matrícula, ou ainda, utilizando a tampa de depósito de combustível em alumínio maquinado. Tudo isto sem esquecer o módulo de GPS.

panigale 2023 replicaDucati Panigale V2 Bulega 2023 World Champion Replica

Esta moto utiliza a decoração em vermelho e preto que vemos nas motos de competição da equipa Aruba.it Ducati, neste caso uma réplica da decoração com que Nicolò Bulega conquistou o título mundial na categoria Supersport.

Esta Panigale V2 conta ainda com suspensões e amortecedor de direção Öhlins, sistema de escape de competição da Akrapovic, que ajuda a aumentar a potência e binário, e ainda uma bateria de lítio mais leve e pequena. Os poisa-pés Rizoma são maquinados em alumínio, e por toda a moto encontramos diversos elementos em fibra de carbono.

A moto dedicada a Bulega será produzida na quantidade limitada a 111 unidades.

Cada moto da coleção Panigale 2023 Replica será entregue ao respetivo proprietário juntamente com certificado de autenticidade, uma caixa de transporte em madeira personalizada, e ainda uma capa exclusiva para proteger a moto quando estiver guardada na garagem.

Para mais informações poderá contactar o concessionário Ducati em Portugal que ficar mais perto de si – clique aqui para saber qual é. E o melhor é não perder muito tempo, pois, tal como vimos noutras ocasiões com edições especiais, estas Ducati Panigale 2023 Replica deverão esgotar rapidamente.

Galeria de fotos coleção Ducati Panigale 2023 Replica

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!