Em Borgo Panigale os engenheiros da Ducati têm demonstrado uma enorme capacidade de criar e desenvolver motos de sonho. Se a Superleggera V4 é, sem sombra de dúvidas, o expoente máximo do projeto V4, a verdade é que a nova geração de 2022 da Panigale V4 S é um passo em frente na procura de eficácia. Mas a Ducati Panigale V4 SP2 é um novo “animal”, uma clara evolução da eSPécie mais exótica saída da linha de montagem em Borgo Panigale.
Para este ano a Ducati apresenta agora uma segunda geração da fantástica Panigale V4 “Sport Production”. A nova SP2 é marcadamente uma proposta para alguns felizardos que procuram os melhores tempos por volta em circuito, e que não se importam de pagar um pouco mais para ter uma moto excecional em vários sentidos.
O design da nova Ducati Panigale V4 SP2 não se modifica muito em relação à primeira versão.
A decoração mantém o tema Winter Test, com as carenagens aerodinâmicas da superdesportiva italiana cobertas de preto matte e alguns grafismos mais desportivos. Tudo isto sublinhado por elementos em fibra de carbono, também com acabamento matte, como é o caso das asas laterais, e com pequenos detalhes em vermelho e, claro, o esbelto depósito de combustível fabricado em alumínio e acabamento escovado.
A produção desta Ducati Panigale V4 SP2 será em número reduzido. A marca italiana não a define como uma moto de produção limitada. Porém, será uma moto de produção anual em pequenas quantidades, pelo que os concessionários oficiais da marca em Portugal – Ducati Lisboa, Ducati Norte e Ducati Leiria – já devem estar a receber as primeiras encomendas para as poucas unidades que ficarão disponíveis para entrega em Portugal.
Beneficiando das melhorias que foram introduzidas na atual geração da Panigale V4, a nova V4 SP2 adiciona um conjunto de detalhes técnicos que a tornam numa proposta exótica, especial, mas também extremamente eficaz em circuito!
O motor utilizado como elemento estrutural do quadro frontal em alumínio é o Desmosedici Stradale. O quatro cilindros em V, nesta variante Euro5, vê a sua potência aumentar ligeiramente para os 215,5 cv às 13.000 rpm, utiliza cambota contrarrotante como as MotoGP, e conta com mapas de injeção exclusivos.
A Ducati introduz mapas de binário específicos para cada relação de caixa selecionada, e o caráter do motor pode ser ajustado de acordo com quatro modos: Full, High, Medium e Low. As configurações Full e Low são totalmente novas, enquanto os modos de potência High e Medium apresentam novas parametrizações em comparação com a anterior Panigale V4 SP.
Acoplada ao motor V4 Desmosedici Stradale está agora uma embraiagem a seco STM EVO SBK. Este componente, através das molas de dureza diferenciada disponíveis no catálogo Ducati Performance como acessórios, permite ao piloto usufruir de um acionamento específico da embraiagem e nas reduções mais agressivas o seu funcionamento previne o bloqueio da roda traseira. Com as molas que referimos, o piloto pode adaptar a função deslizante ao seu gosto.
Por falar em novidades em termos de componentes, para este ano a Ducati Panigale V4 SP2 apresenta uma corrente de transmissão 520 e mais leve.
E por falar em peso, a marca italiana anuncia um peso a seco de 173 kg para a moto na sua configuração de estrada. Já se o proprietário optar por instalar o novo sistema de escape completo Akrapovic, o peso reduz 5 kg, a sonoridade melhora consideravelmente, tal como a performance, pois a Panigale V4 SP2 passará a entregar um binário máximo de 131 Nm.
Numa moto exótica como é a Ducati Panigale V4 SP2, podemos esperar encontrar uma lista de equipamento fora de série. E de facto, esta superdesportiva italiana não falha neste capítulo!
As suspensões eletrónicas Öhlins Smart EC2.0 permitem ao piloto selecionar diversos parâmetros de funcionamento, optando inclusivamente pelo funcionamento semi-ativo ou fixo. A marca sueca apresenta ao piloto diferentes “objetivos” (apoio em curva, apoio em travagem, capacidade de aceleração, etc) e que garantem que é possível encontrar a melhor afinação sem sermos obrigados e tirar um curso de suspensões.
Em termos de hardware, a Ducati Panigale V4 SP2 apresenta forquilha pressurizada Öhlins NPX25/30, amortecedor traseiro TTX36 da marca sueca, e ainda um valioso amortecedor de direção eletrónico e que pode ser ajustado.
Outro destaque nesta moto é o sistema de travagem. A cargo da Brembo, encontramos na dianteira as pinças Stylema R, sendo que o sistema é controlado pelo Multiple Click System (MCS) que permite ao piloto ajustar rapidamente o “feeling” da travagem. No avanço esquerdo está ainda posicionado um afinador remoto de travão dianteiro, tal como nas motos de competição.
Para finalizar os destaques de componentes, é impossível não referir as esbeltas e ultra-leves jantes em fibra de carbono, de cinco braços sub-divididos, que permitem reduzir o peso em 1,4 kg em comparação com as jantes forjadas em alumínio da Panigale V4 S. Isto resulta numa menor inércia e maior agilidade nos momentos de troca de inclinação.
Para ajudar o piloto a controlar a moto em pista, a Ducati opta por instalar na Panigale V4 SP2 um par de poisa-pés maquinados em alumínio e fabricados pelos especialistas da Rizoma.
As proteções de calcanhar são em fibra de carbono, o ponto de contacto com a sola da bota é específico para garantir maior aderência, e são totalmente ajustáveis. Isto para além de garantirem maior distância livre ao solo e por isso o piloto consegue inclinar ainda mais a moto sem raspar com os poisa-pés no asfalto.
Também a pensar numa utilização extrema em pista, a Ducati Panigale V4 SP2 inclui de série o módulo GPS. Com este acessório instalado, fica ativo o cronómetro automático, e o Ducati Data Analyzer permitirá depois de cada sessão em pista analisar diversos parâmetros da telemetria.
Opcionalmente, o proprietário da Ducati Panigale V4 SP2 poderá adquirir o software Slick Ducati Performance, que por sua vez desbloqueia dois modos de funcionamento especiais do controlo de tração, desenvolvidos para aproveitar ao máximo os pneus slick ou de chuva.
A revista MotoJornal não conseguiu obter ainda confirmação de qual será o preço da Ducati Panigale V4 SP2. Iremos atualizar este artigo assim que nos for possível confirmar o valor em Portugal.
ATUALIZAÇÃO
A Ducati Portugal já nos confirmou o PVP oficial da nova Panigale V4 SP2: 39.295€.
Galeria de fotos Ducati Panigale V4 SP2