Ducati Panigale V4 SP2: A evolução da eSPécie

A marca de Borgo Panigale apresenta mais uma proposta exótica e pensada para os circuitos. Fique a conhecer a nova Ducati Panigale V4 SP2.

Ducati Panigale V4 SP2

Em Borgo Panigale os engenheiros da Ducati têm demonstrado uma enorme capacidade de criar e desenvolver motos de sonho. Se a Superleggera V4 é, sem sombra de dúvidas, o expoente máximo do projeto V4, a verdade é que a nova geração de 2022 da Panigale V4 S é um passo em frente na procura de eficácia. Mas a Ducati Panigale V4 SP2 é um novo “animal”, uma clara evolução da eSPécie mais exótica saída da linha de montagem em Borgo Panigale.

Para este ano a Ducati apresenta agora uma segunda geração da fantástica Panigale V4 “Sport Production”. A nova SP2 é marcadamente uma proposta para alguns felizardos que procuram os melhores tempos por volta em circuito, e que não se importam de pagar um pouco mais para ter uma moto excecional em vários sentidos.

Ducati Panigale V4 SP2O design da nova Ducati Panigale V4 SP2 não se modifica muito em relação à primeira versão.

A decoração mantém o tema Winter Test, com as carenagens aerodinâmicas da superdesportiva italiana cobertas de preto matte e alguns grafismos mais desportivos. Tudo isto sublinhado por elementos em fibra de carbono, também com acabamento matte, como é o caso das asas laterais, e com pequenos detalhes em vermelho e, claro, o esbelto depósito de combustível fabricado em alumínio e acabamento escovado.

A produção desta Ducati Panigale V4 SP2 será em número reduzido. A marca italiana não a define como uma moto de produção limitada. Porém, será uma moto de produção anual em pequenas quantidades, pelo que os concessionários oficiais da marca em Portugal – Ducati Lisboa, Ducati Norte e Ducati Leiria – já devem estar a receber as primeiras encomendas para as poucas unidades que ficarão disponíveis para entrega em Portugal.

Ducati Panigale V4 SP2Beneficiando das melhorias que foram introduzidas na atual geração da Panigale V4, a nova V4 SP2 adiciona um conjunto de detalhes técnicos que a tornam numa proposta exótica, especial, mas também extremamente eficaz em circuito!

O motor utilizado como elemento estrutural do quadro frontal em alumínio é o Desmosedici Stradale. O quatro cilindros em V, nesta variante Euro5, vê a sua potência aumentar ligeiramente para os 215,5 cv às 13.000 rpm, utiliza cambota contrarrotante como as MotoGP, e conta com mapas de injeção exclusivos.

A Ducati introduz mapas de binário específicos para cada relação de caixa selecionada, e o caráter do motor pode ser ajustado de acordo com quatro modos: Full, High, Medium e Low. As configurações Full e Low são totalmente novas, enquanto os modos de potência High e Medium apresentam novas parametrizações em comparação com a anterior Panigale V4 SP.

Ducati Panigale V4 SP2Acoplada ao motor V4 Desmosedici Stradale está agora uma embraiagem a seco STM EVO SBK. Este componente, através das molas de dureza diferenciada disponíveis no catálogo Ducati Performance como acessórios, permite ao piloto usufruir de um acionamento específico da embraiagem e nas reduções mais agressivas o seu funcionamento previne o bloqueio da roda traseira. Com as molas que referimos, o piloto pode adaptar a função deslizante ao seu gosto.

Por falar em novidades em termos de componentes, para este ano a Ducati Panigale V4 SP2 apresenta uma corrente de transmissão 520 e mais leve.

E por falar em peso, a marca italiana anuncia um peso a seco de 173 kg para a moto na sua configuração de estrada. Já se o proprietário optar por instalar o novo sistema de escape completo Akrapovic, o peso reduz 5 kg, a sonoridade melhora consideravelmente, tal como a performance, pois a Panigale V4 SP2 passará a entregar um binário máximo de 131 Nm.

Ducati Panigale V4 SP2Numa moto exótica como é a Ducati Panigale V4 SP2, podemos esperar encontrar uma lista de equipamento fora de série. E de facto, esta superdesportiva italiana não falha neste capítulo!

As suspensões eletrónicas Öhlins Smart EC2.0 permitem ao piloto selecionar diversos parâmetros de funcionamento, optando inclusivamente pelo funcionamento semi-ativo ou fixo. A marca sueca apresenta ao piloto diferentes “objetivos” (apoio em curva, apoio em travagem, capacidade de aceleração, etc) e que garantem que é possível encontrar a melhor afinação sem sermos obrigados e tirar um curso de suspensões.

Em termos de hardware, a Ducati Panigale V4 SP2 apresenta forquilha pressurizada Öhlins NPX25/30, amortecedor traseiro TTX36 da marca sueca, e ainda um valioso amortecedor de direção eletrónico e que pode ser ajustado.

Ducati Panigale V4 SP2Outro destaque nesta moto é o sistema de travagem. A cargo da Brembo, encontramos na dianteira as pinças Stylema R, sendo que o sistema é controlado pelo Multiple Click System (MCS) que permite ao piloto ajustar rapidamente o “feeling” da travagem. No avanço esquerdo está ainda posicionado um afinador remoto de travão dianteiro, tal como nas motos de competição.

Para finalizar os destaques de componentes, é impossível não referir as esbeltas e ultra-leves jantes em fibra de carbono, de cinco braços sub-divididos, que permitem reduzir o peso em 1,4 kg em comparação com as jantes forjadas em alumínio da Panigale V4 S. Isto resulta numa menor inércia e maior agilidade nos momentos de troca de inclinação.

Para ajudar o piloto a controlar a moto em pista, a Ducati opta por instalar na Panigale V4 SP2 um par de poisa-pés maquinados em alumínio e fabricados pelos especialistas da Rizoma.

As proteções de calcanhar são em fibra de carbono, o ponto de contacto com a sola da bota é específico para garantir maior aderência, e são totalmente ajustáveis. Isto para além de garantirem maior distância livre ao solo e por isso o piloto consegue inclinar ainda mais a moto sem raspar com os poisa-pés no asfalto.

Ducati Panigale V4 SP2Também a pensar numa utilização extrema em pista, a Ducati Panigale V4 SP2 inclui de série o módulo GPS. Com este acessório instalado, fica ativo o cronómetro automático, e o Ducati Data Analyzer permitirá depois de cada sessão em pista analisar diversos parâmetros da telemetria.

Opcionalmente, o proprietário da Ducati Panigale V4 SP2 poderá adquirir o software Slick Ducati Performance, que por sua vez desbloqueia dois modos de funcionamento especiais do controlo de tração, desenvolvidos para aproveitar ao máximo os pneus slick ou de chuva.

A revista MotoJornal não conseguiu obter ainda confirmação de qual será o preço da Ducati Panigale V4 SP2. Iremos atualizar este artigo assim que nos for possível confirmar o valor em Portugal.

ATUALIZAÇÃO

A Ducati Portugal já nos confirmou o PVP oficial da nova Panigale V4 SP2: 39.295€.

Galeria de fotos Ducati Panigale V4 SP2