Apoiando-se em conhecimento trazido pelo departamento de competição, Ducati Corse, as novas versões de 2020 da Ducati Panigale V4 vêm-se melhoradas, para uma ainda maior eficácia em pista. Uma série de refinamentos tornam a condução ainda mais fácil e intuitiva, simultaneamente tornando a moto mais rápida, não só em voltas individuais, mas ao longo de sessões cronometradas inteiras.
Os engenheiros da Ducati e da Ducati Corse apoiaram-se nas impressões de condução e dados de clientes de todo o Mundo e das provas do Mundial de Superbike para realizar uma série de alterações a nível aerodinâmico, ciclístico, controlo eletrónico e nos mapas de motor, comandados pelo Ride-by-Wire. Projetadas para aumentar a estabilidade e a velocidade de entrada em curva, estas alterações tornam mais fácil fechar as curvas e asseguram aos condutores maior confiança no controlo do acelerador.
O motor V4
O motor da Ducati Panigale V4 é o Desmosedici Stradale de 1.103 cc: um V4 a 90º derivado do MotoGP com distribuição Desmodrómica, um motor único, com cambota contrarrotante e ordem de ignição Twin Pulse. Este motor disponibiliza 214 cv às 13.000 rpm e tem um binário máximo de 12,6 kgm às 10.000 rpm, permitindo uma utilização em estrada extremamente agradável.
A Ducati Panigale V4 está agora equipada com o conjunto aerodinâmico originário da V4 R. que proporciona uma proteção acrescida e melhora a estabilidade geral do veículo. O quadro Front Frame, por seu lado, altera a rigidez para oferecer um melhor ‘feeling’ da dianteira em ângulos de inclinação extremos. Foram efectuadas também alterações nas regulações da suspensão, focadas em redefinir a rigidez das suspensões, bem como na altura do centro de gravidade e no ângulo de ataque da corrente de transmissão.
Electrónica revista
Para 2020, a moto conta com mapas especialmente desenvolvidos do sistema Ride-by-Wire, com diferentes definições no controlo da entrega de binário. Mapas de RbW dedicados ao uso em pista asseguram um alinhamento mais próximo entre as solicitações do piloto e o binário disponibilizado, resultando numa resposta à abertura do acelerador mais fácil e previsível. O controlo da entrega de binário permite ao piloto estabilizar mais facilmente a abertura desejada do acelerador durante e à saída das curvas. Adicionalmente, a linearidade das curvas de binário nas mudanças I, II e III varia de acordo com o Power Mode selecionado, de modo a minimizar as perdas de estabilidade durante a aceleração.
Para além disto, a moto inclui as novas definições no DTC e DQS up/down EVO 2. Com a capacidade de ‘previsão’, o Ducati Traction Control (DTC) EVO 2 melhora significativamente o controlo da potência à saída da curva. O Ducati Quick Shift up/down (DQS) EVO 2, por seu lado, reduz o tempo nas passagens de caixa para cima, aumentando a estabilidade das trocas de caixa em acelerações agressivas e em curva.
A Ducati Panigale V4S tem um preço de 24.245 € e estão prontas para serem entregues.