As vendas de motos trail têm tido nos últimos anos um grande crescimento no mercado global, o que significa que são cada vez mais os utilizadores de motos como as BMW GS, Honda Africa Twin, Suzuki V-Strom, KTM Adventure, ou Triumph Tiger.
Sob o lema “o início de uma nova aventura”, e atenta às alterações do mercado e à crescente demanda de motos Trail, a Dunlop apostou na criação de um novo conjunto de pneus, posicionado-o acima da gama TrailSmart MAX.
Assim, em breve o Trailmax Meridian estará no mercado, que surge na sequência do seu desenvolvimento tendo em conta os específicos e complexos requisitos das mais modernas motos de aventura, das quais se espera uma maior versatilidade tanto na perspectiva do veículos como nos seus pneus.
A investigação da Dunlop demonstrou que o Trailmax Meridian consegue oferecer até mais 6 a 15% de quilómetros rodados quando comparados com outros pneumáticos concorrentes.
Dmitri Talboom, Diretor de Produto, explica: “A nossa investigação diz-nos que isto é justamente aquilo de que necessitam os motociclistas. Necessitam da durabilidade para longas viagens, ou viagens de turismo, com a capacidade de manter uma elevada performance nos percursos sinuosos de umas férias de turismo de montanha, ou numa saída de fim de semana pelo campo”.
No pneu dianteiro, o ganho em quilometragem é ainda maior, com a vantagem adicional de sincronizar a troca de pneus prevista para ambas as rodas, o que significa que apenas será necessária uma visita ao concessionário, ao invés de agendamentos separadas para os pneus dianteiro e traseiro.
Elevada aderência em piso seco ou molhado
O desenho da banda de rolamento no Trailmax Meridian foi concebido para escoar eficientemente a água a grande velocidade, mas, ainda assim, mantém um alto nível de aderência em piso seco. O composto Hi-Silica proporciona uma excelente aderência sobre piso molhado, e faz com que o pneu seja mais flexível a temperaturas mais baixas. Isto, em conjunto com uma carcaça Rayon Ply, torna possível a vantagem de proporcionar uma superior quilometragem e de um tempo de aquecimento muito mais rápido.
Tanto os pneus dianteiros como os traseiros contam com uma versão de duas capas desta carcaça Rayon-Ply, que, combinada com o Jointless Belt (JLB), proporciona um comportamento que inspira confiança.
“Muitas destas motos de aventura têm a mesma potência que as desportivas, e os motociclistas esperam que o pneu disfarce o volume relativo da moto, para que possam disfrutar de um desempenho ágil e dinâmico. A combinação das tecnologias que compõem o Trailmax Meridian permitiram exatamente isso”, acrescentou Dmitri Talboom.
Capacidade off-road é essencial
Nos testes* internos da Dunlop, o Trailmax Meridian, com desenho em forma de garra, exibiu em terreno de lama macia uma melhor tração que os três concorrentes mais próximos, e que o TrailSmart MAX atual. Em lama dura ou gravilha, a performance esteve ao mesmo nível da do TrailSmart MAX, o que garante um bom compromisso entre performance e versatilidade fora de estrada.
Ampla gama de medidas
O Trailmax Meridian está disponível em quatro medidas dianteiras e três traseiras, para cobrir uma ampla gama de modelos, incluindo as BMW GS, Honda Africa Twin e Crosstourer, KTM Adventure, Suzuki V-Strom, Triumph Tiger e Yamaha Tenere e Super Tenere.
* Testes internos de quilometragem e comportamento realizados no circuito de Mireval, França, fazendo uso de uma BMW R 1200 GS.
Outros artigos: