Duplo pódio para formação Jetmar

Joana Gonçalves muito próxima de renovar o título nacional

O Campeonato Nacional de Enduro regressou no fim-de-semana à cidade de Águeda para a quinta jornada da temporada 2019. Com apenas um dia de duração, a prova a cargo do ACTIB contou com um percurso com cerca de 50 km e três especiais. O pó que marcou presença ao longo de toda a competição viria a ser a maior dificuldade para pilotos e máquinas. O centro nevrálgico estava localizado no Largo 1.º de Maio junto ao rio que dá o nome à cidade.

Entre mais de uma centena e meia de participantes, estavam com as cores da formação Jetmar, Joana Gonçalves na categoria de Senhoras e ainda Rodrigo Belchior na classe Open. Nota de destaque para a ausência de Luís Oliveira (líder do campeonato) devido a lesão. O actual campeão nacional já está em recuperação, de forma a que ainda possa alinhar na derradeira jornada, lutando pelas classes que lidera (Absoluto e Elite 2).

Joana Gonçalves esteve uma vez mais em grande plano e garantiu em Águeda a quinta vitória consecutiva. A piloto Husqvarna venceu sete das nove especiais que compunham esta jornada, terminando o dia com mais de dois minutos de vantagem, para a sua mais directa adversária. Com este resultado, Joana Gonçalves tem uma vantagem de 14 pontos no campeonato, quando apenas faltam cumprir dois dias de competição. “Prova com especiais espectaculares e onde me senti bem logo desde início. A mota teve  perfeita o que fez com que eu estivesse muito confortável e conseguisse atacar nas especiais. Obrigado a toda a equipa pelo trabalho das últimas semanas na mota. Estamos perto do objetivo final e é nisso que nos iremos focar neste período de verão”.

Já Rodrigo Belchior continua a aproveitar da melhor forma a oportunidade dada pela KTM Portugal e em Águeda demonstrou uma vez mais toda a evolução que tem tido. O jovem piloto “laranja” garantiu a 2ª posição da classe Open, consolidando assim o mesmo lugar em termos de campeonato. Um excelente resultado para Belchior, que actualmente é considerado como um dos jovens valores no enduro nacional. “Comecei o dia da melhor forma, ao garantir o melhor tempo da primeira especial e um quarto à geral. Apesar de um contratempo com o selector de velocidades ainda no decorrer da primeira volta, consegui não penalizar e ser bastante regular…algo que tinha sido difícil até então. Quero agradecer à KTM Jetmar por todo o apoio. Estou bastante satisfeito com este resultado!”

Rodrigo Belchior

Classificações CNE 2019:
Elite Absoluto

1º Luís Oliveira (KTM) 101 pontos
2º Gonçalo Reis 90 pontos
3º Diogo Ventura 89 pontos

Elite 2
1º Luís Oliveira (KTM) 94 pontos
2º Diogo Ventura 91
3º João Lourenço 75 pontos

Senhoras
1º Joana Gonçalves (Husqvarna) 117 pontos
2º Rita Vieira 103 pontos
3º Bruna Antunes (KTM) 32 pontos
4º Janaina Souza 13 pontos

Open
1º André Martins 120 pontos
2º Rodrigo Belchior (KTM) 76 pontos
3º Gerson Pinto 66 pontos

O Campeonato Nacional de Enduro terá agora uma longa pausa de férias, regressando a competição nos dias 12 e 13 de Outubro. A derradeira ronda do ano terá dois dias de competição e decorrerá no Marco de Canaveses.