O maior fabricante mundial de motos decide atacar novamente no segmento que desperta muitas paixões e que permite a cada motociclista expressar a sua individualidade. A Honda CL500 é a mais recente geração de motos retro que se inspira numa linhagem que podemos traçar até aos anos 60 e 70 do século passado.
Apresentada como uma das grandes estrelas do espaço da Honda no Salão de Milão EICMA, lado a lado com a também nova XL750 Transalp, a nova CL500 brilha por si só, apresentando-se como uma opção de inspiração scrambler, de guiador largo e sistema de escape com ponteira lateral elevada.
O motor escolhido para a nova Honda CL500 é um bicilíndrico paralelo de 471 cc, capaz de disponibilizar um máximo de 47 cv de potência, e interessantes 43,4 Nm de pico de binário. De acordo com a marca japonesa, números que se podem traduzir numa condução divertida, quer em cidade, quer fora dela, e também em pisos de terra com as ocasionais escapadelas “off-road”.
Para se adaptar ao conceito CL500, o motor dois cilindros está acoplado a uma caixa de velocidades de relações mais curtas, uma transmissão com uma cremalheira maior, sendo que a centralina conta com parametrizações específicas deste modelo, nomeadamente ao nível da injeção eletrónica.
Por outro lado, a Honda reforça a performance com alterações na admissão e sistema de escape, com destaque para a ponteira em posição elevada, que para além de contribuir para uma imagem definitivamente scrambler, consegue ajudar o motor japonês a respirar melhor.
O quadro que suporta todos os esforços, e “abraça” o motor, é uma estrutura tubular em aço, do tipo treliça, que conta com uma geometria desenhada a pensar em oferecer uma condução descontraída.
A suspensão conta com uma forquilha telescópica na dianteira, com bainhas de 41 mm, e mantendo o estilo retro um conjunto de protetores de bainhas que ajudam a evitar que os retentores e as próprias bainhas sofram desgaste maior devido ao pó ou impactos de pedras quando a CL500 for explorada fora de estrada. A ciclística fica completa com um amortecedor traseiro ajustável em pré-carga (5 posições), e discos recortados de 310 e 240 mm, respetivamente à frente e atrás.
A combinação de dimensão de jantes é de dianteira de 19 polegadas enquanto para o eixo traseiro a Honda opta por 17 polegadas, ambas revestidas por pneus de utilização mista Dunlop Mixtours.
Com um peso de apenas 192 kg a cheio, assento posicionado a 790 mm de altura do solo, e inúmeros acessórios oficiais Honda que permitem personalizar por completo o aspeto da CL500. A este nível a Honda propõe três “packs” pré-definidos de equipamento e que são opcionais: Adventure, Travel e Style.
Falta apenas referir que a Honda Portugal ainda não confirmou o PVP desta nova CL500 no nosso país. Sabemos, no entanto, que quando chegar aos concessionários esta novidade 2023 apresentada na EICMA poderá ser adquirida nas seguintes opções de cores:
Candy Energy Orange
Mat Laurel Green Metallic
Candy Caribbean Blue Sea
Mat Gunpowder Black Metallic