EICMA 2022 – Rieju Aventura 500 Legend

A marca espanhola apresenta uma nova trail que se torna na moto “maior” da gama. Descubra aqui os detalhes da Rieju Aventura 500 Legend.

aventura 500 legend

A celebrar o seu 80º aniversário, a marca espanhola Rieju aproveita para mostrar diversas novidades no Salão de Milão EICMA. Talvez a novidade que mais interesse despertou no evento italiano seja a Aventura 500 Legend, uma moto que coloca a marca de Figueres num novo patamar.

De facto, a Rieju Aventura 500 Legend torna-se na moto de maior cilindrada jamais fabricada pela marca ao longo das suas oito décadas de existência, e coloca-a numa posição interessante num segmento trail de média cilindrada que, como sabemos, cativa cada vez mais motociclistas europeus ávidos de grandes aventuras fora de estrada.

aventura 500 legendEsta trail, que não consegue esconder a inspiração na Honda Africa Twin, pesa 190 kg a seco, contando com um motor bicilíndrico paralelo de 500 cc, que, de acordo com informações não oficiais, deverá disponibilizar uma potência máxima de 47 cv, ideal para os detentores de carta A2.

A Aventura 500 Legend utiliza também um quadro dupla trave, fabricado em aço de alta resistência, e ao qual a Rieju aparafusa um subquadro traseiro, permitindo assim ao proprietário fazer manutenção ou substituir facilmente este componente em caso de danos provocados por uma queda em ambiente “off-road”.

A pensar precisamente numa utilização fora de estrada, a trail espanhola, que se veste com uma decoração subtil, mas com detalhes em verde, que recordam as originais Rieju de há oitenta anos, dá uso a jantes de raios de 21 e 18 polegadas, discos recortados e ABS, e um painel de instrumentos digital de 7 polegadas que permite a ligação a um smartphone.

aventura 500 legendPor outro lado, as grandes aventuras fora de estrada não serão problema, e a explicação é simples: o depósito de combustível. Na realidade deveremos falar em depósitos. Sim, são dois! O depósito principal de 23 litros de capacidade está colocado em posição convencional, enquanto um segundo depósito, que tem capacidade para 17 litros, está acessível na parte traseira e esconde-se por debaixo do assento do condutor que fica a 820 mm de altura do solo.

Isto significa que a Rieju Aventura 500 Legend tem uma capacidade para armazenar um total de 40 litros de gasolina! De acordo com a marca espanhola, e tendo em conta a combinação entre consumo médio estimado e capacidade de depósitos, isto permitirá percorrer um total de 1000 a 1200 km antes de ter de parar para reabastecer. Um verdadeiro recorde!

Com a Rieju a manter vários detalhes técnicos nos “segredos dos deuses”, existe a possibilidade, não confirmada, da Aventura 500 Legend utilizar câmaras dianteira e traseira. Estas podem ser ativadas pelo condutor de forma a gravar ou tirar fotos durante as suas aventuras aos comandos desta trail que se destacou na EICMA 2022.

Resta saber quanto tempo vai demorar a Rieju a colocar a nova Aventura 500 Legend na estrada… e qual o seu preço ao público!

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas as novidades que são apresentadas na EICMA. A não perder!