Em 2024 assistiremos ao regresso de um dos modelos que encantou muitos motociclistas apaixonados pelas viagens e aventuras. Tudo porque, conforme a Revista MotoJornal já aqui tinha adiantado, a Moto Guzzi fez renascer a Stelvio, uma moto que regressa aos concessionários da marca italiana equipada com um novo motor, um novo design, mas também todo um conjunto de tecnologias que a tornam numa proposta a ter em conta para os motociclistas que querem uma trail diferenciada.
No seguimento do lançamento da V100 Mandello em 2022, a marca de Mandello del Lario volta ao ataque e aproveita o que aprendeu com essa sport-turismo para adaptar a plataforma às exigências de uma trail, que tem, claro, de ser mais polivalente e enfrentar desafios mais extremos.
Assim, a nova Stelvio, modelo que recebe o seu nome da famosa passagem de alta montanha que inclui 48 curvas em gancho e que se tornou num dos locais prediletos dos motociclistas viajantes, fica encarregada de carregar o nome Moto Guzzi neste início de um segundo século de vida da marca rumo a um destino mais moderno, mas que, ainda assim, não perde de vista todo o carisma histórico da marca italiana.
No centro desta novidade encontramos um motor bicilíndrico e V com os cilindros a formarem uma abertura de 90 graus. Mais do que isso, e numa opção tipicamente Guzzi, a Stelvio diferencia-se das muitas trails bicilíndricas devido ao posicionamento do seu motor, com o V-twin transversal a ser já uma imagem de marca.
Esta unidade motriz é definida pela Moto Guzzi como sendo um “compact block” (bloco compacto). Isto deve-se às duas dimensões reduzidas em comparação com o motor que encontramos na V85 TT. Ainda assim, este motor da Stelvio apresenta uma cilindrada de 1042 cc, distribuição com duas árvores de cames à cabeça quatro válvulas por cilindro e refrigeração por líquido.
Devido à conceção compacta e específica dos componentes internos do motor, a marca italiana conseguiu criar um bloco mais baixo, o que resulta num centro de gravidade mais próximo do solo, o que por sua vez se traduz numa manobrabilidade otimizada para uma moto que se pretende ágil e fácil de movimentar.
Ainda assim, a Stelvio não terá problemas em enfrentar obstáculos nos momentos de condução “off road”, com a Moto Guzzi a garantir que estudou a altura disponível ao solo de forma a que o motor passe com facilidade esses obstáculos.
É usada menor quantidade de lubrificante, o que resulta em menor fricção e consumos reduzidos. A Moto Guzzi refere mesmo que devido ao extenso trabalho nos componentes internos do motor V-twin, foi possível reduzir a inércia do motor da nova Stelvio em 50% em comparação com o anterior motor 1200 8V.
Um veio contrarrotante está também instalado neste motor. Não como forma de eliminar vibrações, mas sim para ajudar a gerir o esforço provocado nos momentos de desaceleração. De uma forma gral, este veio contrarrotante permite estabilizar as reações da Stelvio tanto em desaceleração como em aceleração, contribuindo para uma condução menos exigente.
Entre os dois cilindros, mesmo a meio, encontramos agora o alternador que deixa de estar posicionado à frente do motor. E a cabeça dos cilindros foi rodada em 90 graus, reposicionando os coletores, e permitindo à Moto Guzzi Stelvio oferecer um espaço mais generoso para as pernas do condutor, sem que estas toquem nos cilindros ou o condutor tenha de adotar uma postura desconfortável.
A caixa de 6 velocidades foi repensada, nomeadamente ao nível do posicionamento do veio primário, o que resultará, de acordo com a Moto Guzzi, em trocas de caixa suaves e precisas, particularmente com o uso do quickshift bidirecional.
Tudo isto foi pensado para que o condutor da nova Stelvio consiga desfrutar do prazer de conduzir uma trail capaz de gerar uma potência de 115 cv às 8.700 rpm e um binário máximo de 105 Nm às 6.750 rpm. A este nível podemos destacar que mais de 80% do binário máximo fica disponível logo a partir das 3.500 rpm, num motor cujos intervalos de manutenção são de 12.000 km.
Apesar de partilhar muitos componentes com a V100 Mandello, a nova Stelvio conta com um veio de transmissão reforçado em comparação com a sport-turismo para aguentar os esforços da condução fora de estrada, e dando uso também a um monobraço oscilante fabricado em alumínio.
Passando do motor para a ciclística, a Moto Guzzi Stelvio dá uso a um novo quadro em tubos de aço, que utiliza o bloco do motor como elemento estrutural de reforço. Em comparação com o quadro da V100 Mandello, este quadro foi particularmente reforçado na sua secção frontal, apresentando quatro pontos de fixação do motor em vez dos dois da V100 para ainda maior rigidez estrutural que, de acordo com a marca, atinge os 20% de aumento.
Um melhor equilíbrio na distribuição de pesos foi conseguido com a conceção de um depósito de combustível que, com 21 litros de capacidade, poderia colocar demasiado peso num ponto elevado do conjunto. Para contrariar isso a Moto Guzzi prolongou o motor por debaixo do assento do condutor como forma de obter uma melhor distribuição de pesos.
Por sua vez, e a pensar numa utilização mais turística, a Stelvio anuncia um assento amplo e confortável, quer para o condutor como para o passageiro. No caso do condutor, a altura do assento em relação ao solo é de 830 mm, e combina com um guiador ajustável, de forma a que o condutor desta Moto Guzzi se sinta melhor integrado no conjunto e encontre uma posição de condução ao seu gosto pessoal.
As suspensões foram especificamente desenvolvidas para esta novidade.
A forquilha invertida Sachs conta com bainhas de 46 mm e é ajustável em extensão e pré-carga, disponibilizando um curso de roda de 170 mm. No eixo traseiro a Moto Guzzi instala um amortecedor KYB, com as mesmas possibilidades de afinação e curso que são disponibilizadas na forquilha.
Por fim, a ciclística fica completa com um sistema de travagem Brembo que se baseia em dois discos dianteiros de 320 mm e pinças monobloco de quatro pistões, e na traseira a Stelvio conta com um disco de 280 mm mordido por pinça de dois pistões. As jantes são de raios e nas dimensões de 19’’ e 17’’.
E da ciclística saltamos para a tecnologia. E neste departamento a Moto Guzzi decidiu aplicar tudo aquilo que podemos esperar de uma moto deste calibre.
Assim, a nova Stelvio é a primeira moto da marca italiana a dar uso ao denominado PFF Rider Assistance Solution, um equipamento opcional, ou seja, a moto pode ser adquirida de fábrica com ou sem o sistema.
Esta é uma plataforma que utiliza tecnologia 4D Imaging Radar desenvolvida pelo programa de robótica Piaggio Fast Forward fundado em 2015 em Boston, Estados Unidos.
Isto significa que a Stelvio usa dois radares, dianteiro e traseiro, que ao contrário dos radares baseados em tecnologia ultrassónica, oferece benefícios em termos de raio e área de deteção, mas também uma maior fiabilidade na leitura dos dados independentemente das condições de luminosidade.
Através do sistema PFF Rider Assistance Solution a Moto Guzzi pode então dar uso a um conjunto de ajudas eletrónicas à condução, e que no caso da Stelvio são as seguintes:
– Following Cruise Control: cruise control adaptativo que gere automaticamente a distância para o veículo à frente. O sistema, quando deteta que o veículo à frente abranda, atua sobre o efeito travão-motor, aumentando-o, efetivamente reduzindo a velocidade da moto;
– Forward Collision Warning: sistema de deteção de obstáculos à frente da moto;
– Blind Spot Information System: sistema de deteção de objetos no ângulo morto;
– Lane Change Assist: sistema de ajuda à mudança da via de rodagem, usando uma série de sinais de alerta que podem ser visuais ou sonoros.
Estes sistemas eletrónicos fazem parte do pacote eletrónico que baseia as suas funcionalidades na plataforma IMU de 6 eixos. Para além do acelerador eletrónico, o sistema define diferentes parâmetros de entrega de potência, efeito travão-motor, ou ainda do controlo de tração. Todos eles ajustáveis.
Para ajudar o condutor da Stelvio a encontrar uma parametrização equilibrada para diferentes situações de condução, a Moto Guzzi disponibiliza nesta trail cinco modos de condução, cada um com os seus parâmetros específicos: Turismo, Rain, Street, Sport e Off Road. Refira-se ainda que o ABS com função em curva é desenvolvido pela Continental, e disponibiliza dois modos de funcionamento.
O equipamento de série inclui ainda elementos como luzes de iluminação em curva, ficha USB para ligar dispositivos móveis, painel de instrumentos TFT a cores de 5 polegadas, para-brisas dianteiro ajustável eletricamente em altura (70 mm), isto tudo pode ser complementado com acessórios oficiais como a ligação Bluetooth Moto Guzzi MIA, para além das malas, assento e punhos aquecidos, entre muitas outras coisas.
O preço da nova Moto Guzzi Stelvio em Portugal ainda não está anunciado oficialmente pelo importador Officina Moto, nem a sua disponibilidade. Sabemos, no entanto, que esta trail estará disponível nas cores Giallo Savana ou Nero Vulcano.
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