Eis que se apresenta a Triumph Tiger 900

A nova Triumph Tiger 900 conta com uma oferta composta por cinco versões. Para a versão base já há preço e a data de chegada do modelo está apontada para Março de 2020.

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Nova Triumph Tiger 900

A nova trail de média cilindrada da Triumph, a Tiger 900, acaba de ser revelada e afinal vai estar disponível em cinco variantes. Ou seja, a versão de entrada recebe a designação de Tiger 900, enquanto que a restante gama se apresenta como Tiger 900 GT e GT Pro no caso das versões mais estradistas e Tiger 900 Rally e Rally Pro no caso das versões mais preparadas para o fora-de-estrada.

Esta nova geração da Tiger estreia um motor em linha de três cilindros com 888 cc de refrigeração líquida, 12 válvulas e dupla árvore de cames à cabeça, compatível com a norma Euro5. Comparado com o bloco da anterior geração de 800 cc, oferece um pico de binário mais rico em 10%, além de melhorar em toda a faixa de regime em baixas, passando a dispor de 87 Nm às 7250 rpm. Em termos de potência oferece 93,9 cv às 8750 rpm, com 9% a mais na faixa intermédia. Acoplado à caixa de seis velocidades virá o Triumph Shift Assist, bidireccional, mas somente de série na GT Pro e Rally Pro. Contudo será disponibilizado como opcional nas restantes versões.

O depósito de combustível é de 20 litros e é partilhado por toda a gama, bem como a possibilidade de ajustar o banco em duas distâncias aos solo numa diferença de 20 mm mais alta, ou mais baixa. De série, toda a gama é oferecida ainda com um écran dianteiro regulável.

Gama composta por cinco opções

Sob a designação Tiger 900, esta é a versão que se apresenta como a porta de entrada na gama, sendo que o preço já foi anunciado por 11.700€. Esta variante de índole mais estradista é a menos evoluída da família, tendo sido desenhada para atender às necessidades dos utilizadores menos exigentes, mas que ainda assim não abdicam das qualidades que promete esta nova trail de média cilindrada da Triumph. Sendo a menos complexa de todas, apresenta-se com um conjunto de suspensões Marzocchi, pelo que na frente monta uma forquilha invertida não ajustável, com 45 mm de diâmetro e um curso de 180 mm. Na traseira, possui um monoamortecedor com ajuste na pré-carga e um curso de 170 mm.

Já Tiger 900 GT surge em duas variantes, com jantes em liga forjada de 19 polegadas na frente e 17 na traseira, tal como a versão base. Em termos de suspensões, possui igualmente umas Marzocchi, na frente com uma forquilha totalmente ajustável manualmente e um curso de 180 mm. Na traseira a GT conta com ajuste manual de pré-carga da mola e 170 mm de curso, sendo que a GT Pro se diferencia pelo facto de os ajustes serem feitos electronicamente, com nove níveis de controlo de amortecimento, variando de conforto (mais suave) a desportivo (mais firme) e com quatro configurações de pré-carga.

Ainda no cômputo das ligações ao solo, as versões Rally e Rally Pro contam com jantes de aros raiados Tubeless, com 21 polegadas na dianteira e 17 no eixo posterior. Em termos de suspensões possuem um conjunto Showa, sendo que na frente ostentam uma forquilha invertida de 45 mm, totalmente ajustável e com um curso de 240 mm. Na traseira oferecem um monoamortecedor também ajustável manualmente e com um curso de 230 mm.

Refira-se ainda que a versão Tiger 900 GT também estará disponível numa variante 50 mm mais baixa que o modelo GT padrão. Essa variante também apresenta o ajuste adicional de altura do assento em 20 mm, proporcionando uma altura ao solo de 760 a 780 mm.

Modos de condução

Outra característica distintiva entre as diversões versões encontra-se no painel de instrumentos, de 5 polegadas na Tiger 900 e de 7 polegadas na restante gama. o “cérebro” desta trail conta também com diferenças nas suas funcionalidades, entre elas os vários modos de condução. Ou seja, a Tiger 900 Rally Pro oferece distintos set-ups para: chuva, estrada, desportivo, off-road, configuração manual e todo-o-terreno Pro. A
Tiger 900 GT Pro: chuva, estrada, desportivo, off-road e configuração manual.
A Tiger 900 Rally e Tigre 900 GT: chuva, Estrada, desportivo e off-road. Tiger 900: chuva e estrada.

O peso a seco varia entre os 192 kg da versão base e os 201 kg da versão Rally Pro. O consumo anunciado é de 5,2 l/100 km.

Ao todo são mais de 65 acessórios originais dedicados, o que possibilita uma personalização alargada da gama Tiger 900, consoante o gosto e necessidades de cada um.

Mas estes são apenas algumas das características distintivas entre as cinco versões do modelo, pelo que seguramente voltaremos a elas aquando da apresentação à imprensa desta nova geração da Tiger.

A data de chegada prevista aos concessionários nacionais está apontada para Março de 2020.

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