Em análise: Caixa estanque Ultimateaddons para Smartphone

Analisámos um acessório muito útil para motos. Trata-se de um conjunto de caixa estanque e suporte fixador para telemóvel.

Texto Vitor Martins • Fotos Vitor Martins e Domingos Janeiro

 Seco e protegido

Nos dias que correm já são poucos os que podem passar sem o smartphone, mesmo quando estão aos comandos da sua moto, seja como meio de comunicação, seja como meio de navegação. Por isso, apesar de muitos dos novos modelos de motos terem conectividade com o telefone e exibirem algumas informações no painel TFT da moto, muitas não têm ainda essa função, e é cada vez mais comum a procura por um suporte para ter o telefone à vista.

A Ultimateaddons é uma empresa britânica, relativamente jovem, fundada em 2008. Apresenta uma gama de caixas e suportes para os mais variados tipos de telefones. Tivemos oportunidade de experimentar uma caixa estanque Tough Case para iPhone e com esta veio o suporte ProBike, para a montar no guiador (através de dois parafusos com cabeça Philips), muito fácil de instalar. O suporte tem uma rótula, permitindo regular a posição/ângulo do telefone.

Há caixas para o todos os modelos de iPhone e Samsung Galaxy, e ainda uma universal para outros telefones. Há também uma grande variedade de suportes: para o guiador, coluna de direcção, suporte dos espelhos ou apoios do guiador, permitindo assim montar o conjunto mesmo numa moto desportiva. O suporte segura a Tough Case com três garras, sendo necessário pressionar dois botões laterais para a encaixar ou retirar do suporte. A Tough Case é estanque, fabricada num plástico rijo, de ar robusto.

O telefone encaixa à medida numa ‘cama’ de borracha, que contribui para a estanquicidade quando a caixa é fechada – através de dois grampos e três garras -, mesmo com o cabo de carregamento ligado ao telefone (soubemos que para breve a Ultimateaddons está a conceber uma versão com carregamento wireless). Os botões laterais do iPhone continuam acessíveis através de uns ‘extensores’ de borracha. Também é possível tirar fotos sem ter que retirar o telefone da caixa protectora, graças a uma ‘janela’ para a câmara traseira do iPhone.

O topo é, naturalmente, transparente e sensível ao tacto, de modo a podermos operar o telefone como se estivéssemos a tocar directamente no ecrã deste, mas apenas com luvas cujas pontas dos dedos tenham sido concebidas para funcionar com ecrãs tácteis (ou sem luvas, claro),de outro modo não teremos qualquer reacção ao toque. Assegurem-se por isso que as vossas luvas são compatíveis com ecrãs tácteis. Através dos botões laterais, podemos operar o telemóvel de forma normal. Ficámos com muito boa impressão da Tough Case da Ultimateaddons, que usámos essencialmente com o telefone em modo navegação em duas viagens e duas motos diferentes.

Cumpre eficazmente a sua função, e é fácil de usar– assegurem-se apenas que a encaixam convenientemente no suporte, e que a rótula está bem apertada, para que não salte em andamento ou o telefone mude de posição com a vibração ou o vento.

O único inconveniente é ser algo volumosa para usar quando estamos fora da moto. A Tough Case está à venda por 39,95€ e o suporte Pro Bike por 19,95€.

FICHA TÉCNICA:

  • COMPATIBILIDADE: versões específicas para cada um dos iPhone (desde o 6) e Samsung Galaxy; versão universal para outros telefones
  • MATERIAL: Plástico e borracha.
  • OUTRAS CARACTERÍSTICAS: é possível ter ligado o cabo de carregamento com o telefone instalado na caixa protectora; vários tipos de suporte, abrangendo assim os vários tipos de moto
  • IMPORTADOR: SpeedPlease (Lisboa), telefone 932140738.