Enduro Sprint e Mini Enduro coroam campeões em Castelo Branco

Com a ronda de Castelo Branco fechou a temporada dos Campeonatos Nacionais de Enduro Sprint e Mini Enduro. Conheça aqui os novos campeões!

No passado fim de semana, Castelo Branco recebeu o Campeonato Nacional de Mini Enduro e o Campeonato Nacional de Enduro Sprint para uma excelente dupla jornada desportiva, a cargo da experiente máquina organizativa da Escuderia Castelo Branco, que encerrou a temporada de ambas as competições disputadas sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal.

Com a meteorologia a ajudar, Sol, ausência de pó e um piso que apresentou uma excelente tração, o sábado esteve reservado ao Mini Enduro e Troféus de Clássicas.

Já com o título garantido nos Infantis, Santiago Pereira esteve ausente, numa classe muito desfalcada nesta prova que teve como vencedor o jovem Martim Alves (Yamaha). Entre os Juvenis, Gustavo Pitschieller (KTM) venceu na frente de Robi Tikkanen (GasGas) e Tiago Castro (TM), garantindo o título nacional. Ao terminar em 4º lugar, Simão Severino (Yamaha) segurou o vice-campeonato.

Também nos Juniores, Domingos Cunha (Yamaha), que chegara a Castelo Branco com 19 pontos de vantagem sobre o seu adversário mais direto, Luís Brandão (KTM), conseguiu bater o seu rival por 28 segundos e carimbar o título. Filipe Saúde (KTM) e Rui Sousa (Fantic) terminaram por esta ordem nas posições imediatas, embora no campeonato esta classificação tenha ficado invertida.

 

Entre as categorias de Clássicas, António Oliveira (Honda) venceu na classe 1 mas o troféu já estava na posse de Luís Guerra (Suzuki). Na classe 2 foi Cristóvão Nogueira (Honda) quem bateu Vítor Barbosa (Honda), com o troféu a ir para este último. Na classe 3, vitória para Fernando Sousa Jr. (Honda), numa prova onde o já detentor do troféu, Manuel Moura (Honda), esteve ausente.

Isso foi o que não aconteceu na classe 4 com José Tiago Ferreira (Honda) que, mesmo já tendo garantido o troféu, foi a Castelo Branco vencer. Finalmente, na classe 5, Nelson Cunha (Honda) bateu Renato Lourenço (Honda), mas foi este último quem levou para casa o troféu.

O domingo esteve reservado à quinta e última ronda do Campeonato Nacional de Enduro Sprint, uma competição que chegava a Castelo Branco com os vencedores de todos os campeonatos e troféus ainda por decidir.

Para reforçar a importância da ronda albicastrense, basta referir que esta jornada era disputada em formato ‘closed course’, com classificações e pontos separados para as secções da manhã e da tarde: a primeira disputada num formato normal de percurso de enduro, com duas especiais por cada volta de 22,5 km, e a segunda composta por uma ‘Endurance Test’ de hora e meia.

Na classe Elite, Luís Oliveira (Yamaha) e Rúben Ferreira (Beta) discutiam ainda o título mais apetecido, com vantagem de 13 pontos para o piloto de Sintra. Rúben Ferreira fez o que lhe competia e entrou ‘com tudo’ na secção matinal, vencendo as quatro primeiras especiais, enquanto Renato Silva (Beta) e Bruno Charrua (GasGas) venciam as duas restantes e Luís Oliveira geria a vantagem rumo ao 3º posto ao final da manhã, atrás de Rúben Ferreira e Bruno Charrua.

Desta forma, à partida para a Endurance Test da tarde, Oliveira via a sua vantagem no campeonato reduzida para 8 pontos mas, em caso de vitória de Rúben Ferreira, bastava a Luís Oliveira o 4º posto para assegurar o título. O piloto da Beta fez a sua parte, vencendo a Endurance Test com 1m25s de vantagem sobre o 2º colocado, Bruno Charrua. Terminando no 3º lugar, Luís Oliveira garantiu o título Elite de Enduro Sprint.

Nas Senhoras, Joana Gonçalves (Husqvarna), que liderava o campeonato com mais 11 pontos que Rita Vieira (Yamaha), comandou sempre para vencer na frente de Rita Vieira, Mariana Afonso, assegurando o título.

enduro

Nos Troféus de Verdes, Tomás Rodrigues (Yamaha) somou uma vitória de manhã e um 6º posto à tarde, numa resistência ganha por Tomás Alves (GasGas), para garantir o Troféu da classe 1. Por seu lado, na classe 2, Luís Cardoso (Beta) chegava invicto a Castelo Branco, mas depois da vitória de manhã, um problema mecânico deixou-o de fora e sem somar pontos na secção da tarde. No entanto, a sua vantagem pontual permitiu-lhe mesmo assim conquistar o Troféu de Verdes 2.

Na classe de Veteranos, João Rato (Yamaha) surgiu na última prova para somar um 2º e um 1º lugar, mas a luta pelo Troféu da classe travava-se entre José Silva (Beta) e Carlos Pedrosa (Fantic), que terminaram o dia com o mesmo número de pontos: um 4º e um 2º lugar para Pedrosa, dois 3ºs lugares para José Silva, que assim conquistava o Troféu de Veteranos. Manuel Moura venceu de manhã, mas não foi além do 8º posto na resistência.

Entre os Super Veteranos, Albano Mouta (GasGas) chegou a Castelo Branco com uma vantagem relativamente confortável de 18 pontos sobre Diogo Salema (Honda), garantindo o Troféu depois de ter sido 2º colocado de manhã, atrás de Cláudio Belchior (KTM), e ganho à tarde na resistência.

Finalmente, na Promoção, Luís Brandão Rodrigues (KTM) foi o mais rápido em ambas as secções do dia, sempre na frente de Filipe Saúde (KTM) e Lucas Cêpa (Fantic), garantindo a vitória no Troféu.

Está assim dada por finalizada mais uma temporada do Sprint Enduro e Mini Enduro. Os vencedores terão agora tempo para celebrar as suas conquistas, e os vencidos certamente irão aproveitar esta pausa para preparar-se para atacar em força na próxima temporada.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!