Lembram-se da eRockit? É uma moto eléctrica, mas em vez de acelerador tem pedais.
O projecto parece ir de vento em popa. A fábrica em Brandenburg, perto de Berlim, foi visitada pelo Ministro local dos Assuntos Económicos, em Fevereiro. A empresa foi entretanto também aprovada para um programa de financiamento para startups inovadoras, e além disso procura investidores.
A eRockit conta agora também com uma celebridade local, o desportista e stunt rider Sebastian ‘Satu’ Kopke, que é o piloto de testes. É ele que vemos a pedalar na ‘autobhan’, tirando partido das características do motor síncrono de 16 kW (de pico, 5 kW contínuos), capazes de levar a eRockit aos 90 km/h. O que torna tudo estranho é o facto de se pedalar, em vez de acelerar no punho direito…
Sendo equiparada a uma 125 cc, é permitida a sua utilização em auto-estrada e por isso, ao contrário de uma bicicleta, requer carta de condução.
A moto com pedais (ou bicicleta com motor?) conta com baterias de iões de lítio de 52 V; têm capacidade de 6,6 kWh, com 3 horas para recarga numa tomada normal dos 20 aos 80%. A eRockit reivindica uma autonomia de cerca de 120 km.
Tem quadro de alumínio, jantes de 17 polegadas, travões de disco (Ø320 mm à frente, com pinça de montagem radial, e Ø220 mm atrás) e pesa 120 kg.
Numa altura em muita gente vai procurar uma alternativa aos transportes públicos colectivos, ao regressar à normalidade quotidiana após a pandemia, a eRockit tem bons argumentos para ser bem sucedida. Mas é penalizada pelo preço: 11 850 €! O que acham?