O Campeonato de Espanha de Velocidade, também conhecido por ESBK, fez estreia em 2022 por terras lusas, tendo como palco de ação o Circuito do Estoril. Durante este fim-de-semana, foram vários os pilotos lusos que pontuaram na terceira ronda do campeonato vizinho.
No rescaldo desta ronda, foi com nota muito positiva que a ‘armada’ portuguesa, composta por 23 pilotos, esteve no passado fim‑de‑semana no Circuito do Estoril. Em pista estiveram mais de centena e meia de pilotos divididos em cinco classes.
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As cores portuguesas na classe mais pequena foram defendidas por Pedro Matos e Gonçalo Melo. Na primeira corrida Pedro Matos foi o melhor dos pilotos ‘da casa’ ao cruzar a linha de meta em 13º e Gonçalo Melo foi o 21º. Nas onze voltas do segundo confronto, Pedro Matos repetiu a 13ª posição e Gonçalo Melo conseguiu também ele entrar nos lugares pontuáveis ao ser o 15º na bandeira de xadrez.
Entre os 35 pilotos que preencheram a grelha de partida da corrida que juntou as Pré-Moto3 e a Promo3, o melhor português no final do primeiro confronto foi Afonso Almeida com a quinta posição, Martim Marco foi o nono e Tiago Balhé o 20º aos comandos de uma Promo3, classe onde foi o sexto. Na derradeira saída para a pista, Afonso Almeida foi o oitavo, Martim Marco o 11º e Tiago Balhé o 22º (oitavo da classe) entre os 38 pilotos que cruzaram a linha de meta.
A maior fatia de pilotos lusos alinhou na classe SBK Junior, que equivale às Supersport 300 em Portugal, com um total de oito pilotos, dada a ausência de Rafael Damásio.
Nas 13 voltas da primeira corrida, Tomás Alonso apareceu de forma intensa ao lutar pela primeira posição até ser forçado ao abandono devido a um toque de um adversário. Dinis Borges foi o melhor dos lusos ao cruzar a meta na sétima posição, Isaac Rosa foi o 11º, Rodrigo Valente o 14º Gonçalo Capote o 25º, Martim Jesus o 26º, Vasco Camoesas o 28º e Rafaela Peixoto a 31ª.
Na segunda corrida, Tomás Alonso fechou a ‘contagem’ na oitava posição, Dinis Borges ficou logo atrás em nono, Martim Jesus foi o 23ª, Isaac Rosa o 26º depois de uma queda quando estava de novo a lutar por um lugar nos pontos e Rafaela Peixoto a 27ª. Rodrigo Valente, Vasco Camoesas e Gonçalo Capote não terminaram a corrida.
Nas SBK – que juntam também as Stock 1000 – foi Ivo Lopes, o campeão em título do ESBK, quem assegurou a ‘pole’ e lutou pela vitória na primeira corrida até bem perto do final da mesma quando foi batido pela forte concorrência. Fechou em terceiro, enquanto que Tiago Batista foi o 16º e sétimo nas Stock 1000. André Gonçalves terminou em 19º e 10º nas Stock 1000. Ricardo Lopes foi o 22º, numa corrida onde não terminou Tiago Loureiro. Nas segundas 17 voltas – realizadas no Domingo – Ivo Lopes foi o quarto classificado, André Gonçalves o 18º e oitavo nas Stock 1000. Já Tiago Batista terminou logo atrás na geral e na classe, enquanto que Ricardo Lopes foi o 21º numa corrida onde Tiago Loureiro não terminou.
Nas Supersport – que correm em Espanha juntamente com as Stock 600 – Pedro Fragoso foi o 19º e sexto nas Stock 600 e Henrique Gouveia foi o 25º após 17 voltas. Não terminaram Miguel Santiago e Vasco Esturrado.
Na segunda corrida, Pedro Fragoso voltou a ser o melhor dos lusos ao terminar na 15ª posição da geral e quinto posto da classe. Miguel Santiago foi o 22º (1º da classe Stock 600) e Henrique Gouveia foi o 23º.
Concluída a passagem por Portugal do ESBK 2022, os resultados averbados pelos pilotos portugueses foram muito positivos para a ‘velocidade nacional’ que mais uma vez se fez representar em bom nível pelos pilotos que habitualmente alinham no campeonato nacional, também conhecido entre nós por CNV Moto.
A próxima ronda do ESBK 2022 vai até ao Circuito de Barcelona e Catalunha no fim-de-semana de 25 e 26 de junho.
Fonte: FMP