ESBK 2023 – Tomás Alonso estreia-se a vencer nas SSP 300!

O piloto português Tomás Alonso venceu pela primeira vez nas Supersport 300 no ESBK num final de cortar a respiração!

tomás alonso
foto: Kezman Ferreira

Os pilotos portugueses estão em grande no campeonato espanhol ESBK. Depois de Ivo Lopes se sagrar bicampeão nas Superbike com vitória na primeira corrida no sábado, no domingo, quando se disputaram as corridas 2 de cada categoria, foi a vez de Tomás Alonso subir ao degrau mais alto do pódio ao vencer de forma incrível a segunda corrida das Supersport 300.

No circuito de Jerez, o piloto português da Quaresma Racing Team esteve sempre integrado no grupo que discutiu as primeiras posições das SSP 300, levando a sua Kawasaki Ninja 400 a manter-se próximo das posições de pódio na primeira metade da prova de 12 voltas.

À chegada às cinco voltas finais da Corrida 2, Tomás Alonso conseguiu entrar nos três primeiros e inclusivamente saltou mesmo para a liderança, levando atrás de si um enorme “comboio” de jovens “furiosos” que queriam impedir o português de alcançar a vitória no traçado andaluz.

As voltas finais não foram fáceis de gerir, com muitas trocas de posição, e inclusivamente uma queda aparatosa que envolveu os pilotos Ivan Bolaño e Unai Calatayud, com o primeiro a ficar deitado na gravilha da escapatória.

tomás alonso
foto: Kezman Ferreira

Esse momento permitiu separar um pouco o grupo que até então estava muito compacto, e onde também rodava Rodrigo Valente (Ilusion Racing Team), piloto apoiado pela Revista MotoJornal nesta temporada 2023, a discutir uma posição no “top 10”.

Sempre atento aos ataques dos rivais mais diretos, Tomás Alonso foi subindo e descendo na classificação, mas nunca perdeu a oportunidade de atacar a primeira posição.

Já na derradeira volta da corrida que fechou o fim de semana em Jerez e mais uma ronda do campeonato espanhol ESBK, Tomás Alonso chegou a rodar em terceiro no primeiro setor, preparou de forma exímia a entrada na longa reta posterior do circuito, ganhou vantagem antes da chegada à forte travagem para a apertada direita no final dessa reta, e até final esteve na frente do pelotão das Supersport 300.

Na travagem para a decisiva última curva de Jerez, Julio Garcia (VRC Team) conseguiu colocar-se à frente de Tomás, mas o português, que tinha defendido a liderança ao optar por se manter numa trajetória mais interior, nunca perdeu o foco na vitória, saiu bem, e depois, numa “drag race” até à bandeira de xadrez conseguiu mesmo levar a melhor sobre Garcia. A diferença entre ambos foi de apenas 0.001s!

foto: Kezman Ferreira

Foi a primeira vitória na carreira de Tomás Alonso nesta categoria do campeonato espanhol ESBK, revelando estar num excelente momento de forma, poucos dias depois de ter conseguido pontuar, também pela primeira vez, no Mundial Supersport 300 durante a visita desse campeonato ao traçado de Portimão.

A segunda posição nesta Corrida 2 das Supersport 300 em Jerez não ficaria, no entanto, na posse de Julio Garcia, pois o piloto foi penalizado com descida de uma posição final, devido a ter ultrapassado num local onde estavam a ser mostradas bandeiras amarelas. Desceu dessa forma a terceiro, com Blai Trias (Ilusion Racing) a subir a segundo.

Após a corrida, o piloto português da Quaresma Racing Team fez um balanço deste fim de semana na Andaluzia:

“Foi um fim de semana bastante positivo para mim. Desde o início que estivemos sempre muito rápidos, dentro dos tempos dos primeiros, a qualificação também nos correu bastante bem pois conseguimos a quinta posição, a melhor qualificação até hoje. Na corrida de sábado tudo estava a correr bem, até que na última volta um piloto acabou por me tocar e caí mesmo na última curva. Fiquei um pouco tocado dessa queda, mas no warm up senti-me bem para lutar pelo primeiro lugar outra vez. E conseguimos! Saio daqui bastante feliz com isso, agradeço à minha equipa e patrocinadores, conseguimos concretizar o sonho e agora só nos resta o campeonato do mundo”, referiu Tomás Alonso após a sua estreia a vencer no ESBK.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!