Europeu Moto2 – A reação de Ivo Lopes à corrida em Valência

Ivo Lopes fechou a sua estreia esta temporada no Europeu Moto2 com um 11º lugar na corrida que aconteceu em Valência. Aqui fica a reação do português.

ivo lopes
Foto: Manu Tormo

Conforme a Revista MotoJornal já aqui tinha publicado, o piloto Ivo Lopes teve hoje mais uma excelente prestação nesta temporada 2023, numa corrida disputada no circuito Ricardo Tormo em Valência, e no que foi a estreia esta temporada no Europeu Moto2 integrado no FIM JuniorGP.

O piloto português recebeu uma verdadeira prenda por parte da sua equipa easyRace Team, fruto da conquista dos títulos nacionais em Portugal e Espanha na categoria Superbike. Ivo Lopes, o agora denominado campeão ibérico, deixou então a sua habitual BMW M 1000 RR na garagem e sentou-se aos comandos de um protótipo da mais recente geração das Moto2, com um chassis Boscoscuro.

Ivo Lopes enfrentou o fim de semana valenciano com uma abordagem simples: divertir-se!

Porém, pese embora a diversão nesta participação como “wildcard” no Europeu Moto2 fosse o mais importante, a verdade é que um piloto do calibre de Ivo Lopes acaba sempre por olhar com atenção para os resultados.

Infelizmente, tendo em conta uma melhor adaptação ao protótipo Moto2, os treinos foram cancelados devido a condições meteorológicas, e assim Ivo Lopes apenas conseguiu rodar com a moto durante as qualificações, muito pouco para aquilo que seria o ideal num contexto totalmente novo.

ivo lopes
Foto: Manu Tormo

A qualificação terminou com o português em 15º, mas fruto de uma série de penalizações o #75 da easyRace Team viria a arrancar de 12º, envolvendo-se então durante a corrida deste domingo numa intensa batalha pelo “top 10”, que apenas falhou por 0.030s!

O 11º lugar no final da corrida do Europeu Moto2 em Valência voltou a ser uma demonstração da capacidade de Ivo Lopes em adaptar-se a uma nova realidade, dando excelentes indicações, e deixando em aberto o seu futuro depois de dominar em Superbike no CNV Moto e no ESBK.

Após esta grande prestação, Ivo Lopes já reagiu ao resultado da corrida:

“Foi um fim de semana difícil, onde apenas consegui rodar 30 voltas com este protótipo e nem os arranques consegui treinar. É uma moto bastante diferente do que estou habituado, mas ainda assim consegui rodar a um segundo, segundo e meio do vencedor, o que nos deixou muito contentes. Por não ter conseguido rodar muito com esta moto, e por arrancar da 12ª posição para a corrida, apontámos ao top 10 final. Na última volta rodava em 10º, mas já perto da meta perdi uma posição. Se tivesse conseguido partir mais à frente na grelha, o resultado teria sido, certamente, melhor, assim como se tivesse tido oportunidade para fazer mais voltas com a moto, teria sido tudo muito diferente.

Mas foi uma boa experiência, que nos mostrou que este pode ser um dos caminhos a seguir e onde conseguiremos ser muito competitivos no futuro. Mas também deixa claro de que temos que trabalhar muito e rodar muito com esta moto para conseguirmos a rapidez que queremos. Foi uma boa corrida, com um bom ritmo e muita consistência. Para esta estreia, nem consegui alterar os settings da moto, pois corríamos o risco de algo correr mal na corrida. No entanto, diverti-me muito e isso é o mais importante.

Daqui a uma semana e meia temos a última corrida do campeonato espanhol, em Barcelona e depois é descansar e pensar no futuro, em qual o melhor caminho a seguir com vista a atingir os meus objetivos, chegar o mais longe possível neste desporto.

Muito obrigado pelo vosso apoio!”, referiu o piloto luso na sua página oficial de Facebook.

Foto: Manu Tormo

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!