A nova Famel E-XF está pronta para se dar a conhecer na Expomoto 2022, podendo os fãs reservar esta novidade elétrica por um valor especial durante a feira, na Exponor, em Matosinhos. Esta será a primeira vez que o modelo final será revelado ao público e já tem lugar cativo na Expomoto 2022, que se realiza entre os próximos dias 5 e 8 de maio.
Nesta edição da Expomoto 2022, a Famel vai estar no Pavilhão 4, contando com uma equipa pronta a esclarecer todas as novidades sobre a marca e sobre as suas novidades.
A nova E-XF tem dois modelos, a Café Racer (monolugar) e a Clássica (para dois ocupantes), podendo ambas vir em duas versões, equivalentes a cilindradas de 50 e de 125 centímetros cúbicos, com preços estimados entre os 4.499€ e os 5.899€.
O modelo de 50cc tem uma autonomia estimada de 70km (podendo ir aos 120km com uma segunda bateria) ao passo que o de 125cc, com duas baterias de 1.8KWh, tem autonomia estimada de 120km. Esta última conta com um motor de 5kW e pode ainda atingir uma velocidade de até 100km/h;
A FAMEL E-XF vai ter um custo de reabastecimento de menos de 1€ a carregar, com carga total – dos 0% aos 100% – a demorar, em média, 5 horas.
A versão Embaixador – apresentada na Expomoto – é uma edição limitada e, mediante disponibilidade, o cliente pode escolher o seu número preferido entre 1 e 300.
Leia também: Famel E-XF com preço e pré-reservas
Ambos os modelos, na sua versão 125, têm também a versão exclusiva e limitada de Embaixador, numerada de 1 a 300, com detalhes de design únicos e que serão as primeiras a ser entregues no primeiro trimestre de 2023, e a entrega das restantes estima-se para o segundo trimestre.
A versão Embaixador tem um valor total estimado de 5.499€ e o valor de pré-encomenda de 600€, sendo que, as reservas realizadas na Expomoto terão um desconto de 10% no valor total da mota, com a reserva feita numa landing page própria disponibilizada no evento, que pode também ser consultada em www.famel.pt.
Sobre a FAMEL
A FAMEL foi uma das maiores empresas de motorizadas de Portugal entre as décadas de 1960 e 1980 com fábrica sediada em Águeda. Ainda hoje são popularmente conhecidas com as “FAMEL Zündapp”, pois usavam motores da fabricante alemã de motociclos Zündapp.
A FAMEL produziu inúmeros modelos que dominaram, durante aproximadamente três décadas, o mercado de vendas português. A mítica XF-17, a motorizada mais emblemática da marca, era equipada com o motor Zündapp de 5 velocidades, 7.1 CV e refrigerada a ar ou água.
A falência da Zündapp em 1984 prejudicou a FAMEL, que dependia muito dos motores desta empresa, acabando por falir em 2002. O último modelo saiu em 1997, designado como FAMEL Electron, que terá sido pioneiro no mercado de motociclos elétricos.
Em 2014 é anunciado o projeto de revitalização da marca e desenvolvimento de um protótipo elétrico, pelas mãos de Joel Sousa, o refundador da marca.
Este plano assente em várias fases – desenvolvimento do conceito, passando depois à fase de desenvolvimento de protótipo para homologação e, posteriormente, a fase de lançamento no mercado – que culmina em maio de 2022 com a primeira apresentação ao público da E-XF na Expomoto 2022, na Exponor.
“Foi um processo longo, porque queríamos garantir não só a qualidade do produto final, mas também a fidelidade ao modelo que encantou os fãs da marca durante décadas. Estamos muito satisfeitos com o resultado,” afirma Joel Sousa, refundador da Famel.
Outros artigos:
Famel procura apoio junto dos fãs e lança projeto ‘refundadores’