Extreme XL Lagares 2022 – Mario Roman vence e Diogo Vieira brilha

A 17ª Extreme XL Lagares 2022 teve Mario Roman como principal protagonista e o português Diogo Vieira brilhou ao fechar na quarta posição.

A 17ª edição da Extreme XL Lagares 2022 decorreu este fim-de-semana com  249 pilotos a marcarem presença, em representação de 15 nacionalidades, num percurso desenhado entre os concelhos de Vila Nova de Gaia, Penafiel e Paredes.

O espanhol Mario Roman voltou a reinar na prova e confirmou a sua segunda vitória na Extreme XL Lagares, depois do triunfo em 2019. “É uma enorme alegria voltar a ganhar aqui. Senti-me muito bem ao longo de todo o fim de semana e fui-me superando a cada dia. A derradeira especial era muito técnica na parte inicial, mas consegui imprimir um ritmo forte e vencer novamente em Portugal. Para o ano cá estarei para tentar chegar a uma terceira vitória”, prometeu o piloto espanhol da Sherco oficial.

Diogo Vieira também brilhou e entusiasmou o muito público que esteve nas bermas dos trilhos para acompanhar de perto a evolução desta emblemática prova. O português  esteve na luta por um lugar no pódio ao longo de grande parte da corrida, mas um erro no percurso fê-lo baixar ao quarto posto. “Perdi talvez 3 a 4 minutos, o suficiente para ser ultrapassado pelo Will (Hoare). Ainda consegui recuperar algum tempo na parte final, mas faltaram-me depois as forças já perto fim,”, lamentou, à chegada, o piloto de Vila Nova de Gaia.

O sul-africano Wade Young bem tentou contrariar o favoritismo de Roman, seu colega de equipa na Sherco Racing Factory, mas não foi além do segundo lugar, depois de também ter incorrido em alguns enganos no percurso.

Depois de garantir a bonificação máxima (5m) nas finais de Endurocross de sábado, o britânico Will Hoare assegurou, assim, o último lugar do pódio nesta 17ª edição da Extreme XL Lagares.

Depois do cancelamento em 2020 e das restrições ao público em 2021, o Extreme XL Lagares 2022 fechou a sua 17ª edição, com nota de sucesso, retomando assim a história de uma das mais espetaculares provas do calendário da modalidade.

Para além da maior novidade – que foi o regresso do público –, a Extreme XL Lagares estreou este ano um novo Prólogo junto ao rio Douro, desta vez, na margem oposta, em pleno Cais de Gaia. Foi a oportunidade para o público assistir de perto ao evoluir de pilotos e máquinas, através de um percurso repleto de obstáculos e que constituiu um dos pontos altos desta edição.

Pode ver aqui um pequeno trecho de como foi:

O evento organizado pelo Extreme Clube Lagares provou uma vez mais a sua enorme resiliência e capacidade de adaptação, voltando a propor uma jornada com várias novidades no seu figurino e que se estenderam por três desafiantes dias, entre  o passado dia 6 e 8 de maio.

Veja as classificações completas aqui.