FIM JuniorGP confirmado em 2024 no Autódromo Internacional do Algarve

A ronda portuguesa do FIM JuniorGP 2024 vai realizar-se no Autódromo Internacional do Algarve de 22 a 23 de junho.

fim juniorgp

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) continua a ser um dos circuitos mais procurados por parte dos organizadores dos mais diversos campeonatos. Para além de acolher as corridas do CNV Moto, do Mundial Superbike ou, claro, do MotoGP, o traçado algarvio volta a ver confirmada a presença na “montanha russa” de um dos principais campeonatos de acesso ao mundial: o FIM JuniorGP.

Em 2024, e pela oitava vez na sua história, o Autódromo Internacional do Algarve irá receber aquele que é derradeiro campeonato de acesso ao MotoGP, o FIM JuniorGP.

A ronda portuguesa será disputada no fim de semana de 22 e 23 de junho e marcará mais uma passagem deste competitivo campeonato pelo traçado algarvio, que se estreou no asfalto do circuito junto a Portimão em 2014 e onde a caminho do MotoGP pilotos como Fabio Quartararo, Joan Mir ou Pedro Acosta conquistaram vitórias.

Considerado como o derradeiro campeonato de acesso ao MotoGP, e desde 2022 denominado FIM JuniorGP, este campeonato tem selo mundial para as Moto3 e é considerado como campeonato europeu para as Moto2, sendo mesmo o único campeonato internacional que utiliza as Moto2 para além do mundial. Aliás, foi precisamente nesta categoria que vimos Ivo Lopes destacar-se na ronda final da temporada 2023, conforme a Revista MotoJornal aqui deu conta.

Nas grelhas de partida estão ainda as motos preparadas para cumprir os requisitos do regulamento Superstock 600 e ainda a European Talent Cup, competição destinada aos pilotos mais jovens e que serve como a principal forma dos mais jovens ascenderem ao JuniorGP.

No paddock encontramos quase todas as equipas que alinham no MotoGP, em especial as estruturas que integram as classes Moto3 e Moto2, que têm no FIM JuniorGP as suas equipas junior que são usadas para encontrar e desenvolver os mais jovens talentos de todo o mundo e preparar esses pilotos para as exigências de um mundial.

Em 2024 o FIM JuniorGP terá sete provas no seu calendário visitando três países distintos: Portugal, Espanha e Itália.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a para de todas as novidades do desporto em duas rodas. A não perder!