Garmin inReach Messenger – o seu companheiro de aventuras

A Garmin apresenta um novo dispositivo que será o seu novo companheiro de aventuras em moto. Descubra aqui os detalhes do inReach Messenger.

A Garmin, marca bem conhecida dos motociclistas pelos seus diversos equipamentos de GPS especializados como o Montana 700, acaba de apresentar uma novidade que se tornará no companheiro perfeito para as aventuras de moto nos locais mais longínquos e inóspitos! O novo Garmin inReach Messenger permite que por mais “fora da rede” esteja, consiga sempre estar em contacto com aqueles que mais precisa.

E o que é o Garmin inReach Messenger?

A primeira coisa que deverá ter em conta quando pensa neste equipamento é que não estamos a falar de um normal GPS. Para encontrar o seu caminho rumo ao destino definido a Garmin disponibiliza diversos sistemas GPS com funcionalidades avançadas.

Na realidade o inReach Messenger é um “add-on”, ou pequeno dispositivo, que pode levar consigo nas suas viagens e aventuras de moto, e que permite que mesmo que não se encontre num local coberto por rede móvel, consiga manter-se conectado com família e amigos, ou até, em caso de emergência, com os serviços de SOS mais perto de si. Essa ligação será realizada através de uma rede de satélite Iridium que garante uma cobertura verdadeiramente global.

inreach messengerA mudança entre rede móvel e rede satélite acontece de forma automática e sem que o utilizador seja obrigado a ativar alguma coisa no dispositivo. Isto significa que na prática qualquer smartphone emparelhado com o dispositivo passa a usufruir de ligação global por satélite.

Uma das grandes vantagens do Garmin inReach Messenger é a sua dimensão. É um dispositivo compacto que pesa apenas 114 gramas, nas dimensões de 7,8 x 6,4 cm. Para além disso possuir certificação IPX7, sendo assim à prova de água (pode estar submerso até 1 metro de profundidade durante 30 minutos), sendo ainda resistente à lama, terra ou neve.

Apesar de pequeno, o dispositivo conta com uma bateria interna de lítio, capaz de garantir uma autonomia de até 28 dias antes de ter de ser carregado novamente. Destaque neste particular para o facto de que o próprio dispositivo, em caso de necessidade, pode fornecer uma pequena dose de energia ao smartphone do utilizador.

O Garmin inReach Messenger pode ser utilizado como um dispositivo individual. Nesse caso o utilizador define à priori uma série de mensagens de texto, poderá partilhar a sua localização com familiares e amigos, para além dos serviços SOS, ou ainda receber curtas mensagens de texto.

inreach messengerPorém, quando emparelhado com um smartphone compatível e a app Garmin Messenger instalada, o inReach Messenger disponibiliza um conjunto mais vasto de opções e funcionalidades.

Neste caso, o dispositivo passará a aproveitar a funcionalidade de escrita tátil proporcionada pelo ecrã “touch” do smartphone, possibilitando assim o envio e receção facilitado de mensagens escritas que não têm de ser predefinidas.

Outra funcionalidade bastante relevante para os motociclistas mais aventureiros, até porque por vezes os azares acontecem precisamente onde existe maior dificuldade em encontrar rede móvel e por isso é necessária uma ligação satélite, é a possibilidade do inReach Messenger enviar um sinal SOS aos serviços de emergência mais próximos.

Será enviado um sinal de socorro ao Garmin IERCC, que está disponível sete dias por semana, 24 horas por dia. Através da comunicação bidirecional do dispositivo, o IERCC pode comunicar com o utilizador e notificar a organização de busca e salvamento apropriada para responder. O IERCC enviará ao utilizador a confirmação de que a ajuda está a caminho e fornecerá atualizações sobre o salvamento, que o utilizador pode ver no ecrã do inReach Messenger. O IERCC também pode comunicar com os contactos de emergência designados pelo utilizador. Graças a esta opção SOS, os dispositivos inReach já ajudaram a intervir em quase 10.000 incidentes.

Mas as funcionalidades avançadas desta novidade da Garmin não se ficam por aqui!

Embora não sendo um sistema GPS, o inReach Messenger regista o percurso que o motociclista já percorreu, de 10 em 10 minutos. Se o motociclista se perder na sua aventura, tem a possibilidade de ativar a função TracBack, que indicará o percurso já percorrido, permitindo assim ao utilizador chegar a um ponto da sua aventura em que pode então prosseguir a viagem rumo ao seu destino e no percurso correto.

Uma última nota para o facto de o dispositivo indicar as previsões meteorológicas e alertas para o percurso definido na app, ou outro local assinalado.

E qual é o preço do Garmin inReach Messenger?

De acordo com as informações agora divulgadas sobre esta novidade que poderá ser o companheiro perfeito para muitos motociclistas aventureiros, o PVP em Portugal será de 299,99€. No entanto temos ainda de somar a esse valor o custo da ativação do plano de ligação satélite que custa desde 14,99€ por mês. Para mais informações pode clicar aqui.