GP da Áustria: Dovi a seco, Marquez à chuva

Andrea Dovizioso GP da Austria

As Ducati dominaram a primeira sessão de treinos livres do GP da Áustria, no Red Bull Ring, com Andrea Dovizioso no topo. Depois chegou a chuva, e seria Marc Marquez o melhor ‘marinheiro’ no rio em que se tornou o circuito austríaco na segunda sessão.

Andrea Dovizioso, Jorge Lorenzo e Danilo Petrucci ocuparam as primeiras posições na primeira sessão de treinos livres. A Ducati venceu o GP da Áustria desde o regresso do campeonato ao Red Bull Ring, em 2016. Primeiro com Andrea Iannone e no passado com Andrea Dovizioso. O circuito austríaco é o mais rápido da temporada, com uma velocidade média de 186 km/h, com poucas curvas, o que se adequa à potente Ducati.

Na sessão a seco Marquez ficou logo atrás das Ducati, e depois seria o mais rápido à chuva. Esta segunda sessão seria atrasada, devido à intensidade da chuva na hora prevista para o seu início.

Tal como é habitual, com a chuva a classificação foi um pouco diferente do habitual, com Scott Redding a colocar a Aprilia na 2.ª posição, na frente de Danilo Petrucci. Andrea Dovizioso, o mais rápido a seco, foi 5.º no molhado, logo atrás de Jorge Lorenzo.

Bradley Smith colocou a KTM na 6.ª posição. O britânico é o único representante da marca da casa. Pol Espargaró está a recuperar de um trauma cervical e clavícula fracturada depois da queda em Brno, e Mika Kallio está também ainda em recuperação da queda em Sachenring. A KTM confirmou na sexta-feira que quer ter uma equipa com dois pilotos de testes. Um deles continuará a ser Mika Kallio, e está em negociações com Dani Pedrosa.

Enquanto que a seco a melhor Yamaha foi a de Johann Zarco (em 7.º), à chuva foi Valentino Rossi o melhor representante da marca japonesa, em 10.º.

1. Andrea Dovizioso – Ducati Team (1’23,830)

«Começámos muito bem hoje e de manhã a moto estava muito bem. Quando as coisas correm bem na corrida anterior, na seguinte também começamos bem, porque se mantém a mesma afinação. Fizemos apenas uma sessão a seco, mas os tempos são muito bons, e completámos, e completámos uma parte do trabalho a penar na corrida. Infelizmente à tarde não conseguimos trabalhar mais com os pneus por causa da chuva, mas o importante é que começámos por ser muito rápidos. Temos que trabalhar em alguns pormenores para a corrida, veremos amanhã se o tempo permite».Andrea Dovizioso GP da Austria

2. Jorge Lorenzo – Ducati Team (1’24.045)

«Não foi um dia para tirar grandes conclusões, mas o pouco que rodámos fizemo-lo sempre entre os primeiros. Fomos competitivos quer de manhã a seco quer à tarde em molhado. Estar em segundo atrás do Andrea é um bom sinal, mas ainda temos margem para melhorar, sobretudo em travagem, e teremos que ver que condições há amanhã para trabalhar nessa direcção. De qualquer modo começámos o fim-de-semana com o pé direito.»Jorge Lorenzo GP da Austria

3. Danilo Petrucci – Alma Pramac Racing (1’24.320)

«Foi um bom dia. Consegui terminar em terceiro quer a seco quer em molhaod. Espero que não chova amanhã, porque fizemos um bom trabalho com a equipa, porque a moto na FP1 estava muito boa e as sensações eram extremamente positivas.»Danilo Petrucci GP da Austria

4. Marc Marquez – Repsol Honda Team (1’24.411)

«Foi um bom dia para nós. Esta tarde tivemos algumas dúvidas em sair com a chuva, porque amanhã à tarde e domingo deve estar seco De qualquer modo decidimos sair e completar algumas voltas para confirmar a electrónica e a afinação. Senti-me imediatamente bem e confiante, mas o mais importante é que também tive sensações a seco esta manhã. Sabíamos que havia a possibilidade de chuva mais tarde, mas decidimos sair com o memso pneu, o médio, durante toda a sessão, trabalhando para a corrida como fazemos habitualmente. Amanhã tentaremos outro pneu. As Ducati estão aqui muito rápidas, especialmente o Dovizioso, mas nós não estamos longe.»Marc Marquez GP da Austria