GP da Catalunha: Zarco na frente, Oliveira a 0,8 s

No primeiro dia de treinos para o GP da Catalunha, Johann Zarco registou o melhor tempo. Miguel Oliveira ficou a 8 décimas, em 14.º.

Com a temperatura quase a chegar aos 30° e com finalmente algum público nas bancadas, Johann Zarco registou o melhor tempo do primeiro dia de treinos do GP da Catalunha.

O Circuito de Barcelona-Catalunha foi alvo de alterações, nomeadamente na curva 10, embora o perímetro total do traçado tenha permanecido inalterado.

Johann Zarco foi o mais rápido – à boleia de Fabio Quartararo – no primeiro dia, que terminou com os 17 primeiros separados por menos de um segundo.

Franco Morbidelli e Fabtio Quartararo terminaram nas posições seguintes. A Yamaha é a marca com o maior número de vitórias no Circuito de Barcelona Catalunha, 13, contra 11 da Honda, quatro da Ducati e uma da Suzuki.

Oliveira rápido com pneus duros

Miguel Oliveira chegou a estar em terceiro nos últimos minutos da segunda sessão, a menos de duas décimas do melhor tempo. Mas ao contrário de todos os outros pilotos que fizeram o time attack final com pneus mais macios, Miguel Oliveira fez a sua última saída com ambos os pneus duros; nessa saída fez uma sequência de voltas rápidas, incluíndo a sua melhor volta do dia. Acabou em 14.º, a 0,861 s de Zarco e provisoriamente fora da Q2, mas demonstrando já um bom ritmo de corrida.

Alex Rins terá que falhar este GP da Catalunha, depois de ter sofrido um acidente de bicicleta o circuito, na quinta-feira. O piloto da Suzuki já foi hoje operado ao rádio fraturado no pulso direito no hospital universitário Dexeus de Barcelona. Os médicos prevêem que, se a recuperação correr bem, Rins poderá já participar no próximo GP, daqui a 15 dias na Alemanha.

Por outro lado, registou-se o regresso de Jorge Martin, ausente desde o acidente nos treinos do GP de Portugal, em Portimão.

Moto2: Fernandez & Fernandez, Vuelta Rápida Lda.

Em Moto2 foi Raul Fernandez quem conseguiu o melhor tempo. O piloto espanhol, já apontado como recruta da Tech 3 em MotoGP no próximo ano, bateu Augusto Fernandez por apenas 0,016 s, com Sam Lowes a fechar os três primeiros no final do dia. Dos três primeiros, apenas Raul Fernandez conseguiu melhorar na segunda sessão.

Remy Gardner, líder do campeonato e já oficializado como piloto da Tech 3 em 2022 na categoria rainha, terminou o dia na quarta posição, a apenas 0,169 s do melhor tempo.

Moto3: Rodrigo no topo

Gabriel Rodrigo registou o melhor tempo do primeiro dia nas Moto3, conseguindo a sua melhor volta na segunda sessão de treinos. Darryn Binder e Romano Fenati ficaram logo a seguir.

Pedro Acosta, líder destacado do campeonato, terminou o dia em 13.º, a 0,817 s de Rodrigo.

MotoE: André Pires quer top 10

Depois de ter pontuado nas duas primeiras corridas da temporada da Taça do Mundo de MotoE, André Pires quer voltar a pontuar. O objetivo é entrar nos 10 primeiros do campeonato.

O piloto português chega à Catalunha – a corrida de casa da sua equipa Avintia Esponsorama Racing – no 12.º lugar do campeonato, a apenas um ponto do 10.º classificado.

No primeiro dia de treinos livres Pires terminou em 18.º, a 4,735 s de Lukas Tulovic, que foi o mais rápido.

Todos os resultados aqui.